O Palestrante Ainor Francisco Lotério esteve ministrando uma palestra para jovens rurais na IX Gincana Rural, no município de Segredo, RS. O evento foi promovido pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (FETAG-RS) através da Comissão Regional da Juventude Rural Centro Serra, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul – Sescoop/RS e o município de Segredo.

Veja também
Publicação do Palestrante em sua Fanpage
IX Gincana Rural

Confira mais vídeos, clique aqui.

Para falar de agricultura familiar é preciso fazer um exercício de compreensão dos caminhos que conduziram os agricultores até o campo, para assim, escolher novos caminhos para a realização dos jovens na sucessão. O tema explanado pelo Professor foi Agricultura Familiar, campo de sucessores, que trouxe sobre a importância da participação do jovem no empreendimento rural. Lotério também apresentou dificuldades enfrentadas na linha sucessória, como o êxodo rural, falta de estímulos para incentivar os jovens, o atrativo das cidades e a falta de interesse pela vida no campo.

Como uma maneira de combater o espírito muitas vezes desanimador de quem vive da agricultura, Ainor afirmou que é preciso conhecer bem a realidade onde se vive, a fim de que os jovens saibam onde estão pisando, tenham uma visão de futuro, de investimento e de empreendimento. Para isso, é preciso que as famílias, as escolas, instituições e os próprios jovens acreditem que isso é possível. Faz-se preciso atitude de valorização, autoestima e protagonismo do jovem diante do desafio da sucessão rural.

O evento foi um verdadeiro sucesso e reuniu vários jovens de toda a região. O encontro aconteceu na localidade de Serrinha Alta, foi iniciado com as boas vindas, constituição da mesa das autoridades, execução do hino nacional e fala das autoridades. Logo em seguida se deu inicio a palestra que motivou os jovens no exercício sucessor. Após, teve um delicioso almoço e a tarde foi reservada para brincadeiras respectivas da gincana, confraternização e sorteio de alguns brindes.

Mais informações: Fabrício Fernando Silva (51) 3745 1075 | (51) 9 9792 4168; Dionatan Tavares (51) 9 9877 3015; Dilson Luiz Dittberner (51) 9 9909 3360; Cristiana Rehbein (51) 9 9877 3015; Josiane Einloft (Sindicato dos Trabalhores de Candelária, RS); Edilson Ullmann; Dep. Federal Sr. Heitor Schuch; Dep. Estadual Sr. Elton Weber; Juarez Cândido (51) 9 9995 9320.
SeivaDG (47) 3365 0264 | Whats app (47) 9 9976 4211.