ABRIR A CABEÇA PARA O MUNDO É ABRIR TAMBÉM O CORAÇÃO PARA QUEM ESTÁ DO LADO.
Como posso me considerar uma pessoa aberta, se não tenho suficiente caridade para compreender e aceitar quem não consegue olhar o mundo, da mesma forma que eu?
Afinal, nem sempre sabemos qual a melhor maneira de ver as coisas e muito menos temos a certeza de estarmos certos em tudo. Mas, o mais bonito e inteligente para mim é continuar sempre buscando a verdade, até que a libertação completa chegue.

UM TRABALHA NA ESPERANÇA DE TER MAIS UM DIA, enquanto outro vive como se fosse sua última hora.
Ora, se penso com esperança então nunca penso no último dia, mas sempre no que há de vir. É claro que vivo essa esperança com o pé no meu presente, porém, sem deixar de olhar adiante.
E para quem tem fé na vida eterna, então mais incoerente ainda é pensar apenas no hoje e abandonar a esperança no amanhã, uma vez que o amanhã é coisa certa para quem acredita.
Entretanto, se penso apenas no “aqui, agora” então tudo se vai quando esse dia termina.
Como viver sem esperança é, para mim, viver sem alegria, eis o meu conselho: VIVA UMA ESPERANÇA ETERNA HOJE

A MOTIVAÇÃO QUE INCOMODA.
É a motivação reflexiva: aquela reflexão que nos leva a entender bem o fascínio que temos em fazer ou conseguir algo; compreender se o que estamos fazendo está contribuindo para um mundo melhor, ou se apenas locupleta nossos interesses, nem sempre limpos; ver a realidade e dar os méritos a quem realmente merece, não transformando ninguém em ídolo, mas em exemplo a ser admirado e seguido.
Que possamos cada vez mais ser o bom mestre da nossa vida, para que “a nossa justiça seja eterna e nossa lei verdadeira”.

TER FÉ É IMPORTANTE, mas ela não deves nos transformar em parasitas do céu.
Quando nossa fé é verdadeira, ela se transforma numa força capaz de nos fazer ultrapassar obstáculos e dificuldades, que porventura venham a surgir em seu caminho. Quando a fé é apenas uma atitude pedinte, mais motivada por um sentimento de fraqueza do que por um fascínio na busca de uma solução, o ser humano se transforma numa espécie de “parasita do céu”.

Como conseguir o que você quer:
1-Faça um esboço do objetivo principal (seu sonho)…;
2-Considere que as influências vão carreando tudo (energia e matéria) na forma de oportunidades ou fracassos…;
3-Nossa época não é favorável à pessoa indecisa, medrosa e pessimista…
Bem, isto não é uma fórmula, mas o resultado de um belo trabalho em grupo de um grupo de cooperativistas. Cabe a você completar as reticências (…).

A HORA É AGORA.
Acredite no poder do agora.

Ilumine sua vida com um projeto bem definido e um sonho apaixonado.
Quanto mais o mundo evolui, mais conhecimento se tem, porém, nem sempre há mais luz no caminho.
Assim como há saídas, também há portas fechadas, barreiras reforçadas e intrigas preparadas.
Seja visionária(o), olhe além dos problemas e veja as capacidades interiores muito antes dos problemas exteriores.

DESEJO PARA VOCÊ: SUCESSO no seu dia, felicidade no amor, realizações fantásticas no trabalho e muita fé para enfrentar a luta cotidiana e as contrariedades que porventura surgirem em seu caminho.
Acredito que sucesso se consegue quando se adquire as forças e habilidades necessárias para tornar a vida uma jornada agradável.
Como vencer com arte e sabedoria num mundo competitivo…cada um vai encontrando seu ponto de equilíbrio, basta buscá-lo insistentemente.

UM DIA DESSES…
Um dia desses eu caminhava para um lugar incerto…
Outro dia eu caminhava para um lugar certo…
Comparando os dois, percebi que tanto um quanto o outro tinham o mesmo significado em minha existência.
Entendi, então, que o que importa não é tanto o endereço, mas o sentido que damos à caminhada.
Todos começam um dia e mais adiante chegam ao fim.
Queremos sempre chegar bem, ser o melhor, mas o que deveríamos era ter a preocupação de sempre viver bem, pois não sabemos quando a estrada vai terminar.

QUANTO MAIS VOCÊ MANTIVER SEU ESPÍRITO ELEVADO e sua mente consciente de onde quer chegar, mais facilmente chegará à realização de seu sonho. 
Constantemente, nossos sonhos vão colidir com barreiras do mundo cotidiano.
Mais do que nunca, viver é uma arte, num mundo competitivo com este em que estamos vivendo. 

FUI LEVADO A ACREDITAR QUE EXISTE CÉU
Também sou levado a acreditar que neste mundo em que vivemos deve ser “cada um para si e Deus para todos”.
Ora, quando é cada um para si e Deus para ninguém, não pode haver céu.
E se céu existe, então os egoístas, aqueles que pensam que deva ser “cada um para si e Deus para todos” não poderão estar lá.
Só um mundo solidário, onde um é por todos, todos são por um e todos são por todos, é que poderemos realizar o grande sonho dourado: fazer do mundo uma grande casa de realização para todos, uma casa de irmãos.
Pode parecer pregação religiosa sectária, mas não. O que desejo é falar de cooperativismo, de princípios e valores onde todos se ajudam e todos ganham.

NOS ÚLTIMOS DIAS QUE ANTECEDERAM A SUA EXISTÊNCIA AQUI, ASSIM FALOU O ESPOSO À ESPOSA: “TENHO ALEGRIA em tudo o que vivemos juntos, menos das ofensas que te fiz e incompreensões que provoquei. Se eu pudesse apagar esses momentos não contaria tempo, pois sei que ofender e não compreender é mais cedo morrer”.

ENVELHECER É UM BARATO E NÃO É PARA QUALQUER UM
Envelhecer é só para quem consegue. Parece óbvio, mas estou curtindo este barato, levando sempre dentro de mim O JOVEM QUE UM DIA FUI. Sabe, podemos dizer que temos O ESPÍRITO jovem, mas o corpo sempre fica diferente: mais lento, mais cansado, evita mais problemas, respeita mais os limites e faz coisas que fazia em muito tempo, agora em pouco tempo. É claro que algumas coisas não faz mais…
Desejo que os jovens vivam bem sua fase, mas que não se esqueçam de que VIVER É UMA ARTE, porém, ENVELHECER É UMA SABEDORIA.

APENAS MAIS UM DIA?
Acredita que o caminho está aberto para o teu sucesso!
Dê uma versão positiva ao seu sonho!
Não deixe murchar sua mente!
Tenha fé, mesmo sabendo que ela seja apenas uma verdade do seu coração!
Você pode iniciar hoje a mudança que deseja ver no mundo, ou viver APENAS MAIS UM DIA!

ABANDONE a pessoa que você acha que deve ser e seja você mesmo” (Bené Brow, escritor).
Porém, se você já está conseguindo ser você mesmo toque o barco em frente que o porto é seguro.
Não se preocupe com aquilo que os outros vão pensar.
Todo dia tem alguém tentando dizer como você deve agir ou ser. Que tal começar hoje a ser você mesmo.

NÃO PODENDO ENDIREITAR O MUNDO, ao menos não deixe o mundo entortar você.
Mantenha sempre viva a capacidade de cuidar de si e não ligue para o maior lazer do mundo que é a fofoca.
Monte na bicicleta da sua vida e mantenha o equilíbrio na jornada, pois equilíbrio não se compra, mas se conquista. Convido você, meu campeão, minha campeã, a assistir a este vídeo:

 

O SER HUMANO É CONSIDERADO PELO QUE DIZ E FAZ, mas muito mais pela forma como ouve os outros.
E se há uma boa forma de ouvir os outros é esta: COM ATENÇÃO, INTERESSE, ENFIM, SINTONIA FINA.
A verdadeira atenção “enche o balão de quem fala”.

ESSA COISA DE VENCER A QUALQUER PREÇO NÃO ESTÁ COM NADA. QUASE SEMPRE, O PREÇO QUE PAGAMOS FICA MUITO ALTO E PODE CUSTAR A PRÓPRIA VIDA! PENSE E REPENSE SEUS ATOS, POIS PARA VIVER BEM NÃO É PRECISO TER E NEM PAGAR MUITO!

ONTEM OUVI DE UM GRANDE AMIGO, que neste momento está passando pela dor de uma grande perda, a seguinte frase: “Tem que ser como Deus quer, pois se for como nós queremos é pior!”.
Para ele, o ser humano ainda não aprendeu a respeitar as vontades superiores e reclama de tudo; aceitar os fatos e tirar uma lição de cada uma deles nos dá sabedoria e forças para lutar por mudanças e melhor viver.

NÃO HÁ QUEM CONSIGA AGIR COM SABEDORIA TODA NOITE E TODO DIA.
Não há quem nunca tenha errado ou sempre feito a coisa certa.
Isso é importante para entender duas coisas:
1ª: é preciso dar manutenção ao que somos;
2ª: procurar evoluir para ser melhor.
Obrigado a você que apontou meus erros, mas também aos que souberam enaltecer os acertos!

FAMÍLIA É NINHO E NÓ DA SOCIEDADE.
O problema é que a sociedade não está investindo o quanto deve na FAMÍLIA, para fazer dela um investimento lucrativo, que dê aos seus integrantes ACONCHEGO e SEGURANÇA.

A SUTILEZA DO FRACASSO.
Você faz algo errado hoje e nada de grave acontece. Então você repete e repete… com o tempo colherá o fracasso. São erros de avaliação e de cálculo que nos deixam assim. Melhorar um pouquinho a cada dia nos deixará melhor ao final. Piorar um pouquinho a cada dia nos deixará pior ao final.
Não leu hoje? Estás um pouquinho mais ignorante…ainda mais com a velocidade das coisas atuais e da produção do conhecimento.Cuidemos com a sutileza do fracasso, pois o sucesso requer vigilância!

É PRECISO FAZER BEM FEITO, BONITO E, SE POSSÍVEL, ARREPIAR.
Fazer as coisas de um modo comum, sem vontade, como se por obrigação já não faz mais sentido.
O sentido nós é que damos, a despeito do preparo profissional que temo, conforme nossa maneira encantadora de agir. Já não basta fazer bem feito, é preciso fazer bonito (boa aparência) e arrepiar (causar emoção e alegria), em casa, no trabalho, na sociedade, etc. Traduzimos isto numa dinâmica simples, bem humorada e envolvente, no encerramento de UMA PALESTRA MOTIVACIONAL:

ELA NUNCA ESTÁ PRONTA…
JÁ IMAGINOU UMA CONSTRUÇÃO QUE VOCÊ FAZ O FUNDAMENTO, LEVANTA OS PILARES, ESTRUTURA AS COLUNAS, COLOCA A ARGAMASSA E OS TIJOLOS E ELA NUNCA ESTÁ PRONTA? Esta é a NOSSA VIDA. A cada dia, cansado ou não, se não alinharmos o prumo e o esquadro, escolhermos o melhor material, ela tende a ruir e tombar facilmente com o primeiro vendaval ou tempo ruim. Seja, portanto, obstinado rumo ao seu objetivo e intransigente com sua atitude de qualidade. Persista no seu sonho e seja inimigo da má vontade, pois a “desculpite” é uma moléstia renitente que atinge a mão-de-obra preguiçosa e negligente.

DÊ IMPORTÂNCIA AO QUE É IMPORTANTE
Quem sempre faz a mesma crítica, sempre tem os mesmos inimigos.
Quem caminha sempre pelo mesmo caminho vê pouca paisagem nova.
Quem evolui no caminho e no pensamento dá importância ao que tem significado.
Não basta mudar o cardápio que vai para o seu estômago, mas o cardápio que vai para o seu cérebro. E este restaurante só você pode controlá-lo.
A partir de hoje, DÊ IMPORTÂNCIA AO QUE É IMPORTANTE. E o que é importante nem sempre é o maior e nem o mais aparente, mas o mais essencial.

QUANTOS SERES HUMANOS GUARDAM UMA PONTA DE INSATISFAÇÃO e até dor por não serem aceitos do seu jeito, ou por não poderem realizar ao menos uma pequena parcela do seu sonho. Ajudar o outro a realizar seu sonho é dar sentido não apenas à vida dele, mas à nossa própria vida.
Você deve estar se perguntando por que eu escrevi isto, e eu respondo-te (mesmo que vagamente): ontem encontrei um colega de profissão com um olhar triste, um semblante envelhecido, insatisfeito com a vida, desvalorizado em seu trabalho… Faça algo por alguém que assim se encontre em seu posto de trabalho hoje!

QUANDO VAMOS TERMINAR A OBRA?
Todos os dias, horas e segundos da nossa existência travamos uma batalha na busca do sucesso. Vivemos nos comparando com os outros, ficamos ansiosos com nossas perdas ou possibilidades de infortúnios. Melhor do que não desistir dos sonhos é entender que A VIDA É FEITA DE MOTIVAÇÕES E ESCOLHAS. Não pare de buscar motivos que tenham sentido e não deixem de escolher o melhor sempre, pois A VIDA É UMA OBRA QUE NUNCA TERMINA.  É bom lutar, pois tudo o que para e se acomoda pode PERDER A FORMA E SE DEFORMAR.

PARA FICAR ATENTO A TUDO NA VIDA precisamos, às vezes, que alguém nos dê um toque. Um toque franco e sincero sobre o que devemos adaptar ou mudar para que nossa caminhada frutifique mais. O problema é que, na maioria das vezes, as pessoas preferem uma mentira deslavada a uma verdade bruta.
Não se deixe enganar! Não queira agradar a todos! Procure AGRADAR SEU BOM GOSTO ÍNTIMO e realizar seu MAIOR FASCÍNIO! Sabe quando? Hoje mesmo!

O PICO DA MONTANHA SONHADA…
Não se conforme com qualquer tipo de injustiça.
Não permita preconceitos, nem conceitos arcaicos.
Não dê as costas aos problemas pequenos, pois podem se agigantar e tomar conta da sua vida.
Busque o conhecimento que debilite suas fraquezas e facilite sua realização pessoal.
Procure manter a rotina agradável da família e dos amigos que se amam e se respeitam.
Não queira ser melhor do que os outros, mas melhor do que o seu melhor, conservando a humildade no servir.
Fazendo assim, mais facilmente poderemos sair de qualquer vale de lágrimas para O PICO DA MONTANHA SONHADA.

RECONHECIMENTO DE UM PAI…OU DESABAFO?
“Para que ligastes para mim, meu filho, se não lavo a tua roupa, não faço a comida gostosa e te repreendo mais do que tua mãe quando das tuas faltas? Ligar para mim só quando um problema surge, um acidente acontece, ‘a casa ameaça cair’, enfim, algo que realmente precisas de mim para resolver.”
“O pai é mais ou menos assim: um ser provedor, porém, quando comparado à boa mãe, tem muito menos apego do filho por ele”. Ouvi isto de um pai e pensei: O QUE IMPORTA NÃO É O APEGO, MAS A IMPORTÂNCIA DO ATO QUE CADA UM PODE FAZER PARA FAZER DO FILHO UM SER FELIZ!

AS MELHORES COISAS DA VIDA NÃO SE PODEM COMPRAR.
Fui comprar uma bicicleta e perguntei ao vendedor se ele tinha uma com um acessório especial? Ele me disse que tinha de tudo, da nacional à importada. Então perguntei: você tem uma bicicleta com equilíbrio, pois tenho que doá-la a uma pessoa que não sabe andar. Ele me disse que não, que o equilíbrio não poderia ser comprado, mas desenvolvido, conquistado!
Bem, EU ACHO QUE AS MELHORES COISAS DA VIDA NÃO SE PODEM COMPRAR. Convido você a assistir a este vídeo, onde estamos pedalando e palestrando…:

Sabes o que mais dói? É você nunca escutar um “eu te amo!”, “eu gosto de você!”, “você vale ouro”, “obrigado por sua companhia”, etc.
A declaração de amor, assim como o reconhecimento é uma atitude não apenas doce, mas inteligente, pois, aproxima as pessoas, revigora a família, melhora o ambiente profissional e a sociedade.
Quanto mais soubermos gerir nossas idéias, entendendo melhor o caminho, mais fácil fica a jornada. Parece óbvio, mas sempre é bom lembrar, ainda mais no mundo competitivo em que vivemos.

DAQUI PARA FRENTE, CONHECIMENTO, EXPERIÊNCIA, TREINAMENTO E VERSATILIDADE VÃO FAZER CADA VEZ MAIS A DIFERENÇA NA SUA VIDA.
Porém, cuidem-se, vivam a vida na perspectiva da longevidade, pois a fase da juventude é muito curta e quando você se dá conta tudo está passando. A questão é chegar àquela sabedoria que nos faz ser uma bênção às pessoas e ao meio ambiente. Felicidade sustentável a você.

ANTIGAMENTE, MORAR NO INTERIOR ERA SER COLONO. Ser moderno e chique hoje é ter um sítio. Gostar de mato agora e defendê-lo é ser inteligente, fino. Ora, pois, fino sempre foi quem gostou de lá.

FALA SÉRIO! FalaR sério é falar a verdade. Aliás, eu ouvia quando garoto que a “mentira tem perna curta”. Agora eu vejo todos os dias a mentira ser repetida até se tornar “uma verdade”. Imaginem quando falam que falta dinheiro para a saúde, melhorar as estradas e a educação, então? Os professores com um salário vergonhoso e tendo que suportar à sua frente crianças que não recebem a atenção dos pais. Pais que botam filhos no mundo, mas não os preparam para o mundo em que vivemos, a partir de suas casas, pois os lares já não são construídos sobre rochas. Muitos deles mal conseguem o pão de cada dia, morando muito mal, não tendo a instrução e nem o tempo necessários para educar, num mundo de tantas redes e influências, quase sempre desautorizando os pais. Também não é de se espantar, pois o mundo que estamos construindo parece não gostar de quem FALA SÉRIO.

“AMIGOS PARA SEMPRE (Friends for life)!”, muito conhecida e cantada por vários cantores no Brasil e no mundo é de autoria de Andrew Lloyd Webber (Londres, 22 de março de 1948).
Diz a música: “Amigos para sempre é o que nós iremos ser, na primavera ou em qualquer das estações, nas horas tristes, nos momentos de prazer. Amigos para sempre!”
Obrigado a vocês que estão conosco em qualquer estação, sempre firmes! Não tenho poderes, mas peço a Deus faça jorrar sobre vocês a água do sucesso e da felicidade!

QUEM JÁ NÃO ENFRENTOU UMA DIFICULDADE NA VIDA OU NÃO SE SENTIU UM POUCO NO ESQUECIMENTO?
Quando você enfrentar isto, agora ou num ponto mais a frente da sua vida, lembre-se que todos nós vamos experimentar a solidão e o abandono. Mas o importante é estar preparado para entender que o único abandono que mais dói é O ABANDONO DE SI MESMO.
Não se abandone, pois HÁ MUITA VIDA EM VOCÊ!

A OFERTA DE OPORTUNIDADES AUMENTOU, mas a de drogas e problemas também. Precisamos aumentar a cada dia a nossa capacidade de escolha. Antigamente, as pessoas viviam num mundo sem a velocidade da tecnologia, os contatos eram pessoais e lentos. No entanto, hoje, o volume de informações é tão rápido, as novidades nos chegam sempre com CARA DE SOLUÇÃO para tudo o que precisamos. Porém, isto não é bem verdade, cada um de nós precisa se cuidar para não se transformar em monstro consumidor apenas, e não um ser que vive feliz com aquilo que escolheu conscientemente.

O PODER DA BOSTA…
Assim reagiu um velho amigo quando o chamaram de bosta:
-“Não me ofendo, não me considero desprezível e vou à luta, fertilizando todos os jardins da vida que eu puder! Afinal, quem não pode ser ao menos ‘um bosta’ na vida, uma vez que a bosta pode se transformar no MELHOR ADUBO DA HORTA? Nunca desista e não subestime ninguém, POIS TODO AQUELE QUE NÃO PUDER SER A HORTA, pode ser ao menos o adubo dela, ainda mais que o adubo orgânico (natural) é o melhor. Então, se acham que eu sou um ‘bosta’ fiquem sabendo que a ‘bosta’ pode se transformar no melhor adubo que vai fertilizar o solo da sua existência e fazer crescer a planta do seu sonho. Aquilo que parece ser um problema ou uma ofensa hoje, com sabedoria e perseverança poderá ser transformado em solução para o amanhã!”.
Isto também é agrosofia, onde aprendemos algo com qualquer elemento que encontramos no ambiente e na natureza.

SONHO COM A TRILOGIA DO SUCESSO: Família, escola e sociedade agindo em parceria e integridade. Pais que não deixam para a escola aquilo que só eles podem fazer: princípios, valores e limites. Escolas (gestores e educadores) que passem conteúdos que ajudem a dar poder de ESCOLHA (apenas um “H” a mais do que ESCOLA) aos educandos. Uma sociedade mais justa, que saiba acolher aqueles que se formam, dando a eles um espaço de realização.

DEUS SÓ PODE ESTAR em algum lugar especial, em seu interior.
Quase sempre é na solidão que o encontramos, pois a balbúrdia nos impede de ouvir o lado interior. Falo de solidão como um momento (curto, às vezes, longo) em que nos recolhemos, nem sempre por abandono dos outros, mas para entendermos que em última instância estaremos sós. Todos aqueles que amamos um dia nos deixarão ou nós os deixaremos. Por isso vivo a perspectiva da longevidade: eu sei que a fruta madura é mais saborosa e ela amadurece, quase sempre, na solidão do seu ramo. Felicidades a todos, mesmo que não tenhamos concordância sobre onde está Deus.

VIVER BEM SUA IDADE…Vivemos um tempo de consumismo e desprezo da essência humana. Todavia, cabe a cada um olhar para dentro de si e descobrir que há muita vida em seu interior, INDEPENDENTEMENTE DA IDADE QUE SE TEM . E esta vida precisa passar para o lado de fora, na forma de um sorriso, um trabalho feito com amor, uma atitude voluntária, enfim, algo que faça alguém feliz. ISTO É SERVIR PARA VIVER EM QUALQUER IDADE!

MAIS DO QUE OBSERVADORA a pessoa precisa ser visionária no mundo de hoje. Como, quase sempre, nossos sonhos e projetos colidem com uma dificuldade ou outra, apenas aquelas pessoas que têm a capacidade de imaginarem o que há do outro lado do muro conseguem vencer as dificuldades e prosperar inclusive nos tempo que não são bons. O SEGREDO É COLOCAR A VIBRAÇÃO NAQUILO QUE DESEJAMOS.

A ÁRVORE DA FORTUNA...
Faça fortuna verdadeira, “aquela que a traça não corrói”, nem os altos e baixos do mercado. Enriqueça por dentro e por fora!
Veja este vídeo gravado com a Árvore-da-fortuna, no momento de uma palestra para colaboradores cooperativistas: 

HOJE SERÁ UM GRANDE DIA! QUE TAL?
Aquele homem levantou-se bem cedo e foi até a cozinha. Normalmente não era ele quem se levantava primeiro, mas a esposa. Então ela ficou preocupada e o seguiu sem que ele a visse. Na cozinha, ele abriu a janela, levantou e apontou a mão para fora e disse: “Hoje será um grande dia!”. Quando olhou para trás viu a mulher assustada com aquilo. Ele não perdeu tempo e emendou: “Que tal?”. O “que tal?” endireitou tudo e passou a ser a chave para um grande dia!
Que você tenha um grande dia hoje, sendo gaúcho ou não! Que tal? Esta dinâmica está no vídeo a seguir:

É PRECISO CORAGEM PARA IR ATÉ O FIM NA TAREFA DE AMAR, DE TRABALHAR POR UM IDEAL E DE TRANSFORMAR NOSSOS FILHOS E FILHAS EM VALOROSOS SERES HUMANOS, CAPAZES DE FAZER UM MUNDO MELHOR DO QUE O QUE NOSSA GERAÇÃO ESTÁ FAZERNDO.
É POR ISSO QUE EU SOU DO TEMPO QUE QUANDO UMA COISA SE QUEBRAVA A GENTE CONSERVAVA, E NÃO SIMPLESMENTE JOGAVA FORA:

PORTEIRO DO CÉU.
Um dia Deus pediu a um homem se ele aceitaria ser porteiro do céu por uma semana. O homem pensou, pensou e sentiu o peso da responsabilidade, pois com a moeda que julgasse também seria julgado. Depois de muito ponderar aceitou com uma condição: ter a liberdade de fazer as regras daquela semana. Deus permitiu e ele deixou passar naquela semana apenas as pessoas que:
1-nunca falaram mal da vida alheia;
2-nunca roubaram nada de ninguém, muito menos do setor público;
3-que não fossem egoístas e tivessem servido e cooperado com todos que precisaram de algo a seu lado;
4-tivessem cuidado dos recursos naturais como prova de amor às futuras gerações;
5-perdoaram todas as ofensas;
6-nunca mentiram;
7-não precisassem aprender mais nada.
SABE QUANTAS PESSOAS ENTRARAM NO CÉU NAQUELA SEMANA? NENHUMA!

PODEMOS ESCOLHER ENCARDIR OU MELHORAR NOSSA VIDA A CADA DIA. Podemos decidir colocar uma gota nova na taça da existência, ou entornar o caldo com mais dificuldades, tornando-nos uma vítima emocional. Os problemas aparecem muito facilmente e são alardeados. Então, a solução é colocar a cada dia algo novo em nossa vida, vagarosamente, mas insistentemente. Quanto mais profundamente entrar uma gota de esperança em nossa vida, mais facilmente veremos maravilhosas mudanças acontecendo favoravelmente aos nossos projetos e sonhos.

De que adianta QUERER se não sei o que desejo definidamente?
Como obter o que quero se não reuni em mim o PODER para conquistar?
Como chegar lá se sou acomodado e não sei para onde VOU?
Como FAZER o que quero se não desenvolvi as habilidades necessárias para tal?
Como CONSEGUIR se não vou à luta, nada faço para mudar minha situação?
Etapas importantes para o sucesso: EU QUERO! EU POSSO! EU VOU! EU FAÇO! EU CONSIGO!

SEGUIR PELOS TRÊS CAMINHOS
Ouvi dizer outro dia que só temos três caminhos para optarmos, a saber:
1º- Ficar onde estamos, e ser considerado estagnado;
2º- Voltar ao passado, e ser considerado um atrasado;
3º- Ir para o futuro, e achar que apenas isso é evolução.
Pois bem, eu tenho muita saudade de algumas coisas do passado, outras jamais queria que mudassem e algumas eu ainda não alcancei. Sendo assim, parece-me que o melhor a se fazer é seguir nossa jornada levando junto os três caminhos, pois em cada um há sempre algo bom, afinal fomos nós mesmos quem os pavimentamos!

COMO VIVER MUITO E INTENSAMENTE, MORRENDO LENTAMENTE E DE MANEIRA SÁBIA?
Eis a grande pergunta para darmos a resposta em nossa jornada existencial.
Uma grande amiga despediu-se de nós na vida terrena e já está com Deus: minha amada cunhada, mãe, amiga e esposa exemplar, Karla Rebelo, fez isto.
Deus, por ela ter existido, MUITO OBRIGADO!

NÃO IMPORTA O QUE DIZEM DE VOCÊ, mas o que você vais fazer hoje para vencer. Não para vencer os outros e mostrar para eles quem você é, mas para simplesmente fazer e ser feliz. Afinal o que é a felicidade: uma busca, uma procura, uma ciência, já está dentro da gente? Acho que ser feliz é ir em frente, apesar de…É SABER MANTER VIVOS OS SONHOS E PAIXÕES CERTAS.

QUANDO UMA DIFICULDADE APARECER EM SUA VIDA tome o cuidado de colocar o tempero da sabedoria e não o desespero da agonia. Quanto mais calma adotarmos, mais tempo teremos para decidirmos pelo melhor. Vá com calma, pois a velocidade está matando muita gente. Não apenas a velocidade das estradas, mas a pressa veloz que querer tudo, transformando-se, muitas vezes, num monstro consumidor. VIVA A FAMÍLIA, O TRABALHO E A FESTA.

TRÊS PALAVRAS FORTES PARA OS TEMPOS ATUAIS:
1ª-MOTIVAÇÃO: saber o que se quer, criar fascínio pelo que se deseja, sabendo escolher em meio a tantas ofertas boas e outras nem tanto.
2ª-RESILIÊNCIA: resistir às contrariedades e até quedas da jornada, sendo capaz de retornar ao estágio inicial após o sofrimento, lutas e embates.
3ª-SUPERAÇÃO: agir diferenciado, de maneira super, para vencer as dificuldades e percalços do caminho. 

ALGUNS PAIS JÁ ESTÃO FICANDO CANSADOS DE TANTO OBEDECEREM AOS FILHOS. Antes (ou antigamente) era o contrário: os filhos é que obedeciam aos pais. Se bem que naquele tempo, num mundo que pouca coisa nova oferecia, era fácil ser obedecido e obedecer. Hoje, além de termos opções para quase tudo, com um sistema que faz nossa agenda (se não tivermos propósito de vida) é bem mais difícil SER OBEDECIDO. Continuemos pensando uma relação melhor entre PAIS E FILHOS!

O QUE SÃO PRINCÍPIOS E VALORES?
Acho que princípios e valores podem ser comparados com pilares, colunas e sapatas de uma construção. Também com a raiz profunda de uma árvore. Neste caso, quando a árvore fica bem velha, as folhas caem e apenas o cerne a mantém em pé, por dentro há uma raiz pivotante que se projeto no solo e a mantém em pé, enquanto as raízes pequenas (as que absorvem água e nutrientes) morrem. TENHA RAÍZES PARA NÃO CAIR QUANDO VIER ALGUMA TEMPESTADE OU TEMPO RUIM.

TENHA RAÍZES PARA NÃO CAIR QUANDO VIER ALGUMA TEMPESTADE OU TEMPO RUIM. Quando uma árvore fica bem velha, as folhas caem, os ramos mais finos secam, mas ela se mantém em pé mesmo em tempos difíceis. Isto porque por dentro há um cerne e na sua base uma raiz pivotante, que se projeta profundamente no solo e a mantém em pé, enquanto as raízes pequenas (as que absorvem água e nutrientes) morrem cedo. Todavia, a raiz velha um dia foi jovem. O segredo dos jovens é formar raízes resistentes.

SOLICITAÇÃO DE AMIZADE.
Antigamente, quando queríamos uma amizade nova bastava fazê-la com uma pessoa que não conhecíamos. Atualmente somos denunciados quando enviamos um pedido de amizade a quem não conhecemos. Ora, como fazer um amigo novo se somos forçados a ficar apenas com os antigos? Não sabem estes que os amigos também se sucedem ao longo de nossa vida? A não ser que essa afeição, estima ou atenção dedicada seja apenas interesseira, o que não é o nosso caso.

QUALIDADE DA ATENÇÃO.
Não é o tamanho da orelha que diz se você ouve mais ou menos.

O que diz se você ouve melhor é a atenção verdadeira que você dá à pessoa que fala com você.
Nada supera a qualidade da atenção, a sintonia que mantemos com as pessoas no momento do relacionamento. Não pode haver comunicação quando apenas fazemos as coisas superficialmente. Por essa razão, hoje vamos prestar mais atenção na comunicação que estabelecermos com qualquer pessoa, para que nosso DIA SEJA CADA VEZ MELHOR. Obrigado pela atenção, na forma de curtição e compartilhamento.

ERGA A CABEÇA, METE O PÉ E VAI NA FÉ.
Quando se levanta a cabeça enxerga-se mais longe o objetivo, passando um olhar além do muro das dificuldades.
Quando se mete o pé na estrada da vida, enfrentando-se o caminho com destemor, sente-se que sem esforço não se chega a lugar decente algum.
Quando se tem fé, o impossível para alguns que te observam torna-se possível para o teu eu interior e você tem a certeza de que vale a pena lutar.
A frase do topo deste texto foi extraída quase que literalmente da música “Tá Escrito”, do Grupo Revelação.

FIRME ESTÁ MEU CORAÇÃO NA AÇÃO?
Despertar para a vida é mais do que apenas intelectualmente ligar-se àquilo que nos interessa, mas envolver-se de corpo e alma ao que faz a diferença em nossa vida. E o que faz a diferença é aquilo que realmente é importante.
Bem, até aqui parece que apenas fizemos uma colocação vaga e inútil, mas não: SÓ VOCÊ PODE SABER O QUE LHE FAZ BEM, MESMO QUE RECEBA CONSELHOS ALHEIOS. Tua cabeça é teu guia, mas firme deve estar TEU CORAÇÃO NA AÇÃO.

UM TOQUE QUE PODE FAZER A DIFERENÇA.
A ação de tocar as mentes e corações das pessoas talvez seja a mais forte que possamos praticar.
Quando dizemos, escrevemos ou fazemos algo que toca alguém profundamente, a vida desta pessoa pode ser modificada.
Um toque que deixe um sinal, um vestígio para a vida, algo que faça a diferença e provoque inspiração. Mas, para isto é preciso parar, refletir e escolher as melhores palavras e o momento certo, para tentar furar o bloqueio imposto pela pressa, a precipitação e as coisas feitas a toque de caixa.
Acalme-se hoje e olhe para dentro de você, afinal, se alguma coisa  vai mal fora é porque algo está mal dentro.

É TÃO FÁCIL
É tão fácil perder-se, não achar o caminho ou desviar-se da boa rota. Além de ser fácil deixar de ter o que se quer, pouca gente está do lado da estrada a fim de indicar o caminho para você.
Nesta sociedade, que cada vez mais prega e implanta o “cada um para si e Deus para ninguém”, perder-se tornou-se algo muito comum.
Por isso, a preocupação daqueles que vão à frente é cuidar do projeto dos mais novos, daqueles que ainda nem chegaram na primeira curva da estrada.

O PODER DA SENHA
Chega-se numa repartição pública, um órgão de saúde, instituição financeira, um cartório, enfim, qualquer entidade que tenha certa pressão para atender o público e logo se vê um anúncio “senha aqui”. Você pega a senha e fica esperando a sua vez, sentindo-se apenas um número naquele momento. Quando chega a sua vez, a pessoa atendente olha para você e pergunta: “Em que posso lhe ajudar?”. Você expõe o seu caso e ela começa a acessar o sistema. Então vem a dúvida misturada com ansiedade: será que vai dar certo? Meu conselho: nunca deixe de considerar que você é ser humano e que a pessoa que está lhe atendendo também; A FRIEZA DE UM NÚMERO NÃO PODE NOS DISTANCIAR E MUITO MENOS PERMITIR UM TRATAMENTO DESUMANO.

Diz o dito popular que “a consciência tranqüila é o melhor remédio contra insônia”.
Bem, agora resta saber como está a qualidade do nosso sono?
Outro dito também fala que “amigo não empata amigo”.
Que no dia de hoje, com a consciência tranquila e muita disposição possamos prestar auxílio, socorro, assistência, favor a quem de nós precisar. E que logo mais, quando o justo sono bater, você possa repousar merecidamente.

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades.
Mudanças e modernidades fazem ofertas nem sempre certas. Mas, mesmo que os tempos mudem jamais devemos perder de vista o fascínio pelos nossos sonhos e projetos. A sugestão que lhes faço é esta: seja moderno, mas não aloprado por novidades não testadas, para aproveitar tudo ao máximo, desde a tecnologia aos relacionamentos, sem dissabores. Sabemos que tudo muda o tempo todo, mas nem por isso devemos ser uma biruta de aeroporto, vivendo amalucados e sem direção.

ALÉM DE ESTUDAR, peça a Deus um pouco de esperteza saudável para poder vencer na sociedade atual.
Além de ser honesto (querer apenas aquilo que é seu), procure ser justo (proceda com equidade, pesando tudo na balança da sua consciência). É fácil ser honesto e justo por aparência, mas por essência é que são elas. Quem é justo e honesto segue a ética da reciprocidade: não deseja e não permite ao outro aquilo que não quer para si.

COM SENTIMENTO DE HUMANIDADE
É TEMPO de procurar as pessoas sem ter um interesse ou motivo para ganhar algo. Quem apenas procura o outro para tirar algum proveito bom amigo não é. Devemos procurá-las apenas para um contato, uma visita,… mais nada, pois isto já é tudo. Com a atual crescente racionalização de tudo, se a pessoa não ganhar algo ou dinheiro, uma vantagem qualquer, ela considera isto tempo perdido ou ação sem objetivo. Lembre-se: quando o outro sente que você o procurou por ele ser quem é e nada mais, o verdadeiro relacionamento com sentimento de humanidade acontece.

É TÃO FÁCIL CRITICAR, falar mal da vida alheia, reparar.
É tão difícil construir, elevar, persuadir.
Mas quem disse que você quer coisa fácil, moleza, mumu.
Se viver fosse fácil qualquer borra-botas dar-se-ia bem. Mas, como viver plenamente requer preparo, poucos vivem plenamente com qualidade. Viva do seu jeito, aceite seus sofrimentos, mas não desista de buscar suas vitórias. Se hoje não deu certo, não desista, persevere visualizando um final feliz. Lembre-se: a mente multiplica o que tem dentro. E você, o que anda colocando dentro de sua mente para multiplicar? Ótimo dia, na alegria de viver.

ASSIM PENSOU ELA:
“FAZ TEMPO que eu perco meu tempo.
FAZ TEMPO que não aproveito meu tempo.
FAZ TEMPO que boto parte da minha vida fora.
AGORA, quero dar sentido, aproveitar, viver tudo de uma só vez, mas vejo que isso não é possível.
BOM SERIA se eu tivesse aproveitado a utilizar meu tempo, fizer meu agora e dar mais sentido à minha vida NO MOMENTO QUE PASSA”.

“O AMOR É PACIENTE, TUDO CRÊ“, não desiste em nenhum momento, pois é nas difíceis horas que ele é testado se é verdadeiro.
Eu tive esta prova ao ver um homem simples, após perder a companhia de sua amada esposa, companheira de labuta de tantos anos de luta dura no campo, isto falar: -“O amor é vencedor”.

QUANTAS VEZES DUVIDAMOS DE ALGUNS SENTIMENTOS, MESMO O MAIS ESPECIAL: O AMOR.
Esquecemos que o amor é um ingrediente necessário para o verdadeiro vencedor. Eu não falo de uma simples vitória, como daquelas em que vencemos alguém, mas daquelas em que o ser humano FICA “MELHOR DO QUE MELHOR”, fazendo brotar uma certeza interior.

MOTIVAÇÃO SUSTENTÁVEL.
Gosto de lembrar aos seres humanos que eles são dependentes dos vegetais.
Os nossos projetos devem estar sempre associados à natureza, visando ser sempre sustentáveis.
Gosto de fazer motivação humana associada ao comportamento dos vegetais, pois enquanto houver seiva haverá sangue. Senão vejamos: se todos os vegetais morrerem, os seres humanos terão imensas dificuldades para sobreviverem; se os seres humanos perecerem, os vegetais ficarão em ótima situação.
Isto não é ser “ecochato”, e muito menos “biodesagradável”, mas lembrar o que é fundamental à nossa sobrevivência.

TÃO IMPORTANTE quanto aprender o que é importante é aprender o que não é importante.
Muitas vezes se erra não por se saber pouco, mas por não se evitar o caminho que leva para o sofrimento.
Cuidar do nosso plano de vida a todo o momento, sem abrir a guarda para os problemas e drogas que ousam entrar em nossa vida é fundamental.
Felicidades a você e obrigado pela atenção, na alegria de viver.

NÃO HÁ CRESCIMENTO SE NÃO TIVER COMPROMETIMENTO.
Quando dizemos sim a um projeto, uma ação ou uma atitude, todo o nosso ser se envolve com a ideia. Assim procedendo é que promovemos o desenvolvimento humano em todos os aspectos. Quem se entrega a um projeto “de corpo e alma” na certa obterá êxito verdadeiro. Acredite no seu sonho, pois sua realização está solicitando seu corpo e sua alma nele.

PILATOS TAMBÉM TENTOU.

Tentar apenas não é o suficiente.

Fazer de verdade é que faz a diferença.

É preciso seguir o exemplo do Mestre Jesus: ter a coragem de ir até o fim, mesmo que isso desagrade os acomodados.

Por isso, hoje pegue o bastão dos seus sonhos e corra em direção à meta, não desista até chegar o fim das responsabilidades que estão postas em sua mente e seu coração par este dia.

Não vai adianta lavar as mãos no final do dia pensando que tudo está bem, se você não fez o que deveria ter feito durante o dia.

Os outros podem lhe influenciar, mas caberá a você, só a você, a decisão certa para cada dia.

Lembre-se: tentar pode ser em vão, ir até o fim é conseguir na vida o que nunca tinha alcançado em sonho.

Pilatos também tentou, Cristo conseguiu! O primeiro tentou um acordo. O segundo, não desistiu do sonho dourado!

Engenheiro agrônomo, Psicopedagogo, MSc,em Gestão e Sustentabilidade, Professor/Palestrante…www.ainor.com.br
(47)3365-0264 –
contato@ainor.com.br