E o melhor traje para a alma humana é a boa educação, que não é matéria que se inicia nas escolas, mas dentro dos lares. E essa roupa se começa a vestir em casa, sendo os pais os primeiros estilistas e orientadores da definitiva tendência.

Os melhores pilares são princípios e valores, os quais devem ser entendidos com as raízes mais fibrosas, as que mantêm a árvore frondosa em pé. Portanto, olhemos e mensuremos a força do lar na preparação de tudo isto!

Como falar de princípios se as pessoas não sabem ou não dimensionam o que venha a ser isso para a estruturação da vida?

Princípio pode ser entendido como o momento em que uma coisa tem origem; começo; causa primária; razão de um comportamento.

A base de tudo está nos princípios que formam os pilares da construção chamada vida. Todavia, princípios nem sempre são bem entendidos, pois são vistos apenas como um conjunto de regras para disciplinar alguém. Toda família bem constituída evocou primícias e antecedentes como balizas para o crescimento.

Um princípio é antes de tudo, um ditame moral, aquilo que se dita para o bem. Aquilo que a razão diz que deve ser, para manter a ordem, o bom convívio e o sucesso pessoal, familiar e profissional. Também pode ser entendido como a substância com a qual se faz homens e mulheres fortes e determinadas, que não sucumbem à banalidades e modismos.

Como constituir e seguir fortalecendo uma família nos dias de hoje sem doutrinas fundamentais sobre assuntos como formação pessoal, respeito ao ser humano, relacionamento sexual, crescimento intelectual e espiritual? É praticamente impossível.

A alma humana deve ser entendida como o princípio de vida, e está em todo o nosso viver. Esta substância incorpórea, imaterial, invisível, criada por Deus à sua semelhança; fonte e motor de todos os atos humanos precisa ser melhor entendido.

Pessoa com alma é pessoa considerada como dotada de afetos e paixões. Paixões por realizar algo novo, bom forte e vivificante, especialmente no seio familiar. E que outra tarefa melhor existe para a alma humana do que educar pessoas para vencer neste mundo?

Quem não gostaria de ter uma alma boa, em vez de ser uma assombração na vida dos outros? O que precisamos é de boas almas para espantarmos os fantasmas que estão rondando os lares.

Precisamos evitar famílias com pessoas sem alma, despreparadas para fazer as melhores escolhas, enfim, sem princípios e valores bem edificados.

E o melhor traje para a alma humana é a boa educação, que não é matéria que se inicia nas escolas, mas dentro dos lares.