O Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas do Paraná – SEBRAE/PR esteve realizando um Seminário da Agricultura Familiar através do programa Matas Sociais – Planejando Propriedades Sustentáveis, promovido pela Klabin,  que contou com o apoio das prefeituras parcerias e da APREMAVI. O projeto visa incentivar produtores rurais dos municípios de Ortigueira, Imbaú e Telêmaco Borba em todas as etapas de produção, incentivando ao associativismo e cooperativismo, tendo como objetivo final, a comercialização da produção nos mercados locais. O evento aconteceu no município de Ortigueira, PR, e contou com a presença do Professor Ainor Francisco Lotério, Engenheiro Agrônomo e que possui grande experiência dentro da agricultura familiar e do desenvolvimento sustentável.

Veja mais vídeos da palestra
Agricultura, Agricultores em Cooperação 
Agricultura Familiar e Cooperação 
Comida é vida – Seminário da Agricultura Familiar

Confira também
Publicação do Palestrante Ainor sobre o evento

O tema desenvolvido foi Cooperação e Agricultura Familiar – Como Evoluir e Vencer no cenário atual, onde o Palestrante Abordou sobre como enfrentar os desafios dos tempos atuais na agricultura familiar. Com o crescimento das cidades e a mecanização do campo através do advento da tecnologia, a agricultura sofreu grandes transformações ao longo das últimas cinco décadas. Todavia, é possível perceber que há uma tendência de desaceleração na migração do campo para os grandes centros urbanos. É nessa desaceleração que surgem os investimentos e preocupações com a qualidade e o estímulo para os produtores rurais no crescimento socioeconômico, bem-estar da população e comprometimento ambiental.

Ainor também trouxe para os agricultores os princípios cooperativistas, com o objetivo de fortalecer a essência cooperativa nas atividades do campo, apresentando a importância da propriedade rural e da sucessão no compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, propostos pela agenda global da Organização das Nações Unidas (ONU), visando o crescimento econômico, social e ambiental do planeta.

Mais informações: Gabriela Cipriano (42) 3228 2500 | (42) 9 9976 3874; Rosana de Oliveira Silva (42) 3272-9854 | (42) 9 9979 1564; Marcos Alexandre Danieli (49) 9 9929 8208.
SeivaDG (47) 3365 0264 | Whats app (47) 9 9976 4211.