📚FÉ E TRADIÇÃO, ARREFECIMENTO E REVITALIZAÇÃO 🙏🙌
Meu espírito está alegre, pois tenho em minhas mãos o livro da renomada professora Tereza Santos da Silva, intitulado “CAMBORIÚ, CIDADE DO ESPÍRITO SANTO – A REVITALIZAÇÃO DA SUA FESTA DO DIVINO”. ⛪🕊

Em seu prefácio, a autora destaca que “este livro apresenta o resultado de uma pesquisa iniciada em 2007, em Camboriú, indo às ilhas Terceira e Pico, nos Açores” (território autônomo da República Portuguesa). Todavia, digo-lhes que este é um livro fruto de meticuloso e dedicadíssimo esforço, pesquisa esmerada a campo, observações empíricas, costurado pelo brilho da Inteligência da professora Tereza.

Camboriú é uma cidade com uma cultura mesclada de influências de toda parte, sem um traço comum forte que a identifique plenamente, uma vez que sofreu (e ainda sofre) os efeitos da litoralização (migração populacional de diversas regiões de SC e do Brasil junto à faixa litorânea).

Recomendo a leitura desse livro não apenas àqueles que participam dos festejos em Camboriú, mas a todos que desejam entender a força da fé, os fundamentos da tradição e a necessidade de identidade cultural na vida de um povo.

Como proclamou na APRESENTAÇÃO do livro, Pe. Márcio Alexandre Vignoli, atual Pároco, nascido em Camboriú-SC, tendo sido aluno da Professora Tereza: “a professora Tereza, com toda a capacidade científica que tem, nos faz desejara conhecer mais apuradamente essa expressão peculiar de devoção e amor ao Espírito Santo: a Festa do Divino!”

Concordo e desejo que os dons do Espírito Santo (sabedoria, inteligência, conselho, fortaleza, ciência, piedade, e temor de Deus) possam iluminar a todos para uma vida de paz, superação da violência e vida comunitária harmônica e fortalecida!