O Palestrante, Engenheiro Agrônomo e instrutor na Agricultura e no Cooperativismo, Prof. Ainor Francisco Lotério, esteve ministrando uma palestra de motivação para os agricultores no VII Seminário Regional do Arroz Irrigado do Litoral Norte Catarinense, que está inserido dentro da programação da 16ª FECARROZ. A Festa Catarinense do Arroz acontece na cidade de Massaranduba, SC, e é uma realização da Secretaria da Agricultura, Epagri e Prefeitura Municipal.

Confira mais vídeos do VII Seminário Regional do Arroz Irrigado > Prof. Ainor e a Motivação 4.0

No momento em que os produtores de arroz irrigado obtêm altas produtividades e, como resultado, uma excelente safra, o mercado lhes paga muito pouco pelo que eles colhem de suas lavouras. Como enfrentar essa crise financeira após tanto trabalho e dedicação familiar dentro das quadras e em cima das taipas das arrozeiras? Nesse momento entra uma nova visão, onde o homem do campo precisa se enxergar como um forte e lutar de maneira corajosa, inteligente e unida.

Para tanto, necessitam eles aliar conhecimento, prática, ação cooperativa e motivação. Foi nesse sentido que levamos a motivação 4.0, onde se busca fortalecer os agricultores e criar uma nova geração para o campo. É nesse momento que entram os jovens, como legatários da herança agropecuária e do modo de viver. Seria uma espécie de #ViverBemdoAgro ou #ViverdoAgrocomQualidade. Não vamos mais produzir sem entrarmos numa agricultura com alta tecnologia, conectada e quase “nas nuvens”.

Ministrando o tema MOTIVAÇÃO 4.0, UMA NOVA GERAÇÃO PARA O CAMPO, Lotério abordou sobre as transformações que a agricultura e o agricultor foram passando até chegarem ao cenário atual. Trazendo os conceitos da Agricultura 4.0, o Professor propõe um conteúdo atual, inovador e prático, relacionando as contribuições da tecnologia da informação, suas aplicações dentro da Agricultura e os benefícios trazidos para a vida dos agricultores. Motivação 4.0 no campo retrata um recomeço cheio de orgulho para os agricultores, fortalecendo as gerações por meio de participação, da atualização do campo com a era digital e da geração de recursos naturais e renda em favor do futuro da propriedade e da família.

Dois pontos são fundamentais nessa questão: encorajar os atuais produtores e incentivar a entradas dos jovens (seus filhos e filhas) nesse mundo novo. Mundo em que se cultivará a lavoura não mais de dentro dela, mas duma cabine confortável e com ambiente condicionado, conectado às tecnologias de ponta.  É a tecnologia desruptiva, onde a inovação é vista como sinônimo de “inovador, moderno, radical”, de modo que qualquer atividade ou coisa passa a ser nova e moderna, facilitando a vida e melhorando o aproveitamento sustentável dos recursos humanos e naturais.

O evento aconteceu no dia da solenidade de abertura da Festa, onde foi feita a recepção dos agricultores com um delicioso café. Ainor entrou no salão da Sociedade Onze União em cima de pernas de pau, o Palestrante chamou a atenção de todos com seu jeito inovador e rico de conteúdo. Durante a tarde também teve a palestra “Arrozeiro, lavoura boa começa na entressafra” com um Eng. Agrônomo da Epagri, seguido por uma Pesquisadora da mesma empresa que abordou o tema “SCS 123 Pérola, cultivar de arroz especial”. 

Mais informações: Vilson Eichstadt (47) 3379 4645; Lilian Fernanda Sfendrych Gonçalves (47) 9 9173 0470; Leila Estrowispi (47) 3379 4300.
SeivaDG (47) 3365 0264 | What’s app (47) 9 9976 4211.