O Professor e Palestrante do Cooperativismo, Ainor Francisco Lotério, esteve desenvolvendo o tema “Juventude no Campo, Semente de Sucessão – Cooperativismo e Pensamento Jovem”  no Projeto Novos Sucessores do Agronegócio, promovido pela equipe técnica Cooperativa Agropecuária de Água Santa. Ele está fundamentado em capacitação, planejamento, gestão eficaz, geração de renda e resultados positivos. No entanto, o que o notabiliza é a fundamentação e a realização com base em princípios e valores cooperativistas. 

Confira mais vídeos desse evento > Vídeos do Projeto Novos Sucessores do Agronegócio

Os jovens precisam saber o quanto as atividades do agro, tão comuns ao seu dia a dia, podem gerar renda, lucratividade e vida de qualidade, conforme também preconiza o “GERAÇÃO JOVEM” do Sistema Ocergs/Sescoop-RS. Além disso, a boa relação construída na família e esta com a cooperativa, podem contribuir decisivamente para o desenvolvimento dos novos sucessores do agronegócio. No link a seguir você pode assistir a um vídeo dda chegada dos jovens em seu primeiro dia do curso > Trabalhos em grupo sobre Sucessão Rural.
Veja também
Gera̤̣o Coopera̤̣o РSescoop/RS
Programa Aprendiz Cooperativo

De acordo com a Equipe da COASA, através da Coordenadora do Projeto, Engª Agrônoma Naiana Mello, este curso visa promover jovens lideranças empreendedoras do agronegócio (verdadeiras sementes de sucessores) por meio da sua exposição a análises e estudos que mostrem o quanto as atividades do agro, tão comuns ao seu dia a dia, podem gerar renda, lucratividade e vida de qualidade, bem como a boa relação construída por sua família com a cooperativa pode contribuir para o desenvolvimento sustentável da propriedade agrícola familiar.

Veja também
Outros temas de palestras trabalhados ao lado da Coasa

Orildo Belegante, Presidente da COASA, fala no vídeo ao lado sobre os objetivos do projeto. No texto a seguir um resumo do mesmo, de acordo com o que foi concebido pela equipe técnica e cooperadores, onde a respeito do fortalecimento e a potencialização das competências dos participantes no desenvolvimento de seus dons, talentos e habilidades de lideranças nos empreendimentos do agronegócio, por seu exercício prático e efetivo na elaboração e implantação de projetos de investimentos associativos.

A atividade do agronegócio requer gestão profissional e investimentos produtivos no campo. Dessa forma, o curso visa preparar não apenas os jovens cooperados e filhos de cooperados, mas também seus familiares para pensarem uma agricultura jovem, que modo que possam estar a frente de suas empresas, com uma visão atual da atividade rural, gerindo bem seus negócios no contexto de uma economia moderna e dinâmica.

Para o Prof. Ainor Francisco Lotério, que foi extensionista de juventude rural e coordenador de vários projetos dessa natureza (ver currículo e experiências), “uma geração deve preparar o caminho por onde a outra vai passar, pois quem acredita no futuro faz sucessão no presente. É da essência da propriedade rural, por se tratar de um empreendimento de pessoas e recursos naturais, necessitar que sucessores e legatários sejam preparados, de modo a estruturar uma excelência para os novos caminhos que o agronegócio (e sociedade atual) está desenhando.”

Como o surgimento de novos sucessores para o agronegócios não se dará por acaso, mas fruto de planejamento e organização, nada melhor que isso seja conduzido e apoiado por uma cooperativa. Segundo o professor Ainor, “conscientizar os jovens sobre a importância da agricultura e do cooperativismo na formação profissional, no desenvolvimento humano, intelectual e cultural da liderança jovem e na geração de resultados para a propriedade e para a comunidade.”

Mais informações: Naiana Mello (54) 9 9119 7296 | (54) 3348 1153; Sr. Orildo Germano Belegante (Presidente da COASA).
Seiva DG (47) 3365 0264 | Whats app (47) 9 9976 4211.