A COOPERCAMPI – COOPERATIVA AGROPECUÁRIA REGIONAL DE CAMPINORTE realizou com uma série de parceiros a 1ª FENACAMPI (Feira de Negócios Agropecuários em Campinorte/GO).  No primeiro dia da feira, o Professor Ainor Francisco Lotério, através do apoio do SESCOOP-GO, proferiu a palestra de abertura intitulada “O Cooperativismo e seu Poder de Transformação na Comunidade”.

Com um Parque de Exposições especialmente preparado para esse evento, o público teve facilidade de acesso e pode ver a amplitude de insumos, máquinas, tecnologias, palestras e serviços em favor dos agricultores da região, conforme pode ser visto nesse vídeo > Visão Geral da 1ª Fenacampi.

Confira mais vídeos da palestra > Ainor Lotério na 1ª FENACAMPI

Com o slogan “Cooperar hoje para um amanhã mais forte!”, a feira se transformou num sucesso de público e participação do início ao fim.

A pergunta que a programação procurou responder aos associados, familiares e parceiros comerciais foi a seguinte: qual o papel que o cooperativismo pode desempenhar no processo de desenvolvimento local?

O cooperativismo precisa envolver a pessoa do associado, sua família e a comunidade a qual pertence, para cumprir com o que está preconizado nos Princípios Cooperativistas, que vão da adesão livre de cada sócio, portanto um ato de vontade e responsabilidade própria, até o efetivo interesse pelas coisas da comunidade, antes do interesse egoísta pessoal.

“Só podemos fortalecer a nossa família quando servimos a ela com amor. Da mesma forma, só fortalecemos a cooperativa a qual pertencemos quando envolvemos a comunidade onde a mesma está e atua. Isso é uma questão fundamental para um pensar, julgar e agir cooperativo”

comentou o Prof. Ainor F. Lotério, um palestrante que tem o cooperativismo na alma, conforme pode ser visto nas suas ações e publicações nesse eixo de atuação profissional.

Veja também
> Elton José de Oliveira, presidente da Cooperativa falou sobre os objetivos da Feira em visita ao Parque na noite anterior ao evento.

Confira abaixo algumas frases e pensamentos (próprios e de outros autores) que o Professor Ainor apresentou para os participantes em sua envolvente palestra:
– “O cooperativismo não visa apenas o acúmulo de riquezas, mas é uma organização de pessoas capaz de mudar comportamentos e melhorar o desenvolvimento do município e região”.
– “Não podemos segurar uma tocha para iluminar o caminho de outra pessoa sem iluminar o nosso.
(Bem Sweetland).
– “Sucessão para renovar as forças produtivas das propriedades leiteiras: Integrar a família no processo de trabalho, tornar os filhos e filhas aprendizes de novas técnicas, mostrar resultados positivos no fazer contas juntos, para ter mais controle da atividade leiteira e do andamento da sua cooperativa.”
– “A COOPERCAMPI precisa ser encarada como uma inteligência que vem de casa”.
-“Pais e filhos precisam e podem tornar a vida uma OBRA INTELIGENTE DA COOPERAÇÃO”.
– “Está na hora de voltarmos a falar em cooperativismo, pois há muitos sócios no meio do quadro social que só pensam em preço e vantagem pra si e se esquecem de que cooperativismo enseja solidariedade com todos os associados”.
– “Cooperativismo é para gerar justo fortalecimento e transformação positiva da comunidade, especialmente em momentos difíceis”.
– “Sentados ao redor da mesa após o trabalho ou em dia de festa, devemos entender que Família e Cooperativa são Escolas de Valorização e Promoção Humana”.

Mais informações: Wellyda Keicy V. Silva (62) 3347 4022 | (62) 98190 8695; Rita Avila de Oliveira; Elton José de Oliveira, presidente da COOPERCAMPI; Pedro Gomes, Diário Sebrae (62) 98205 6362.
Seiva DG (47) 3365 0264 | WhatsApp (47) 99976 4211.