O Município de Trombudo Central, SC, comemorou seus 60 anos em uma grandiosa festa com diversas atrações entre os dias 20 a 22 de julho. Entre elas foi promovido o 1º Seminário da Agricultura Familiar em parceria com a Epagri, que contou com uma palestra motivacional e reflexiva do Professor e Palestrante da Agricultura Ainor Francisco Lotério, abordando o tema “Orgulho de Ser Agricultor Vencedor: Uma Nova Geração para o Campo”.

Confira mais vídeos da palestra 🎥 Palestra de Valorização dos Agricultores

Os desafios enfrentados pelos agricultores e agricultoras estão presentes desde o início da humanidade, em cada período surgem atividades específicas que provam o homem do campo em seu aprendizado, experiências e técnica. Assim, o Professor Ainor apresentou que nos dias de hoje não é diferente, as transformações que o campo vem sofrendo ao longo dos anos com o envelhecimento, a falta de mão de obra, o êxodo rural, a desmotivação e falta de valorização dos pequenos agricultores, exige novas soluções e um novo olhar para o campo a partir de cada um de nós.

Veja também ❤ Trombudo Central 60 anos: Palestra com Ainor Lotério

Para tanto, levantou alguns pontos importantes para resgatar novamente o ânimo na agricultura e fortalecer a vida das pessoas e da propriedade. São eles: Política Agrícola Articulada (unindo esforços e ampliando benefícios); Considerar a agricultura uma atividade fundamental (estratégica para o Brasil); Respeitar o meio ambiente (desenvolver visão e cuidado sustentáveis); Formação de lideranças e organização (investir e preparar para a sucessão rural); Evolução profissional e evolução solidária (desenvolver uma nova geração de empreendedores).

Confira nosso artigo 👨‍👧‍👦 Como iniciar a Sucessão Familiar?

Entre os assuntos abordados pelo Palestrante, também reforçou sobre a importância do diálogo entre as gerações para iniciar e fortalecer uma sucessão rural empreendedora desde cedo. Ainor também falou sobre o sentido da existência da propriedade agrícola familiar em vista da garantia de produção de alimentos, de geração de renda e sucessão, garantia de futuro da propriedade e da família, bem como, garantia dos recursos naturais. Tudo isso abordado com muito bom humor, autoestima, motivação e reflexão para os agricultores. Foi uma palestra animada, com músicas e dinâmicas que encantaram o público.

Mais informações: Leirson Vicente (47) 3544 1277 | (47) 98829 9155.
Seiva DG (47) 3365 0264 | WhatsApp (47) 99976 4211.