Com técnicas encantadoras e consistentes de interação e musicalização de alguns tópicos, visando o envolvimento cooperativo dos dirigentes, os presentes tiveram sua atenção totalmente retida na temática.
Desse modo, desde o início, a Palestra sobre Liderança e Cooperativismo de Resultado, ministrada pelo professor Ainor Francisco Lotério (conheça melhor sua trajetória em cooperativismo) https://ainor.com.br/cooperativismo/trajetoria-cooperativista-do-ainor , transformou-se em ponto alto do evento, abordando questões de princípios e valores para um cooperativismo de resultado. 

O SESCOOP/PE (https://www.facebook.com/pecooperativo) ofertou a referida palestra sobre Liderança e Cooperativismo de Resultado para os concluintes do Programa de Formação e Preparação de Gestores de Cooperativas (ProGCoop) e dirigentes das cooperativas que participaram da Edição-2021. Essa ação tem intrínseca relação com o objetivo finalístico estratégico III que visa promover a profissionalização das cooperativas por meio da oferta de soluções de desenvolvimento humano, assim como guarda relação com o objetivo
estratégico II que busca aprimorar a governança, gestão e desempenho das cooperativas por meio da oferta de soluções de desenvolvimento organizacional, e busca superar os desafios de profissionalizar a governança e gestão e qualificar mão de obra para o cooperativismo, previstos no Planejamento Estratégico e no plano de trabalho do SESCOOP/PE.

O conteúdo e estratégia de apresentação elevou o envolvimento da plateia, como é exigido para o trabalho com cooperativistas, pois, “quando se trata de educação e doutrina cooperativista, logo os participantes têm que perceber que não é uma palestra comum, mas dotada de inteligência social, comunitária, empreendedora e de resultados positivos”, comentou o palestrante Ainor Francisco Lotério.

ALGUNS TÓPICOS IMPORTANTES ABORDADOS NA PALESTRA:
-Introdução: Uma gestão eficaz está sempre atenta às mudanças à sua volta, de maneira a conduzir todo o corpo cooperativo à obtenção de resultados positivos. Assim, busca direcionar os colaboradores para um aprendizado fundamental, proporcionando uma abertura no leque do conhecimento e incentivando para uma nova visão de mundo cooperativo.
-Liderança como um valor capaz de conduzir o processo de gestão e gerar valor para os cooperados e clientes.
-Como promover uma visão comprometida do exercício da liderança com inteligência cooperativa.- Liderança Perceptora e Comunicação Cooperativa.
– Sinais para identificar e promover boas práticas de governança e gestão em cooperativas de todos os setores e portes.
-Percebendo as mudanças e buscando resultados: como conduzir todo o corpo cooperativo à obtenção de resultados positivos.
– O fenômeno da cooperação como ferramenta de aprendizagem e desenvolvimento da sociedade.
– Mundo em transformação e educação cooperativista como uma inteligência social.
– As cooperativas precisam dar espetáculo (inovação, competitividade e qualidade).
– Quatro razões que viabilizam empreendimento cooperativos.
-Liderança x Resultados x Sete princípios (ou linhas) que orientam o cooperativismo

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O PROGRAMA DE FORMAÇÃO E PREPARAÇÃO DE GESTORES DE COOPERATIVAS (ProGCoop)

Para conduzir o processo de gestão e gerar valor para os cooperados e clientes, os dirigentes, executivos, gestores de áreas e equipes técnicas das cooperativas precisam adquirir conhecimentos, competências, desenvolver processos, criar e se apropriar de ferramentas que, ao mesmo tempo em que garantem qualidade na prestação de serviços, sejam efetivas na geração de resultados, através de projetos sólidos e condizentes com as perspectivas dos stakeholders e com o desenvolvimento do negócio cooperativo.
Por isso, para acompanhar todo o processo de otimização e aprimoramento de infraestrutura e atendimento, é necessário também o desenvolvimento das pessoas que fazem a gestão do empreendimento. Por essa razão torna-se essencial a capacitação e a preparação dos gestores das áreas estratégicas e táticas para atuarem na criação, padronização e qualificação dos processos e indicadores, na gestão e redução dos riscos gerenciais, na melhoria na gestão de custos e na sustentabilidade do negócio, buscando a excelência operacional.

Atentando às necessidades apresentadas pelas Cooperativas, o SESCOOP/PE entendeu ser necessário o investimento em formações especiais que tenham como diferenciais a mesclagem de fundamentação teórica com a aprendizagem prática através de criação e implantação de soluções pelos profissionais participantes nas suas cooperativas.

“Cuidar dos cooperados, para que os mesmos se sintam bem em suas cooperativas é missão precípua dos dirigentes das cooperativas. Conhecer a doutrina e aprender mais sobre o cooperativismo enquanto movimento, mesmo após alguns anos de envolvimento como associado, colaborador ou dirigente, pois a cada ano surgem necessidades de novo entendimento em nossas sociedades cooperativas. Outro fator fundamental é a profissionalização da gestão da organização cooperativista, para que a mesma atenda às demandas dos associados e seus familiares”.
Segundo palavras do Presidente do Sescoop-PE, Dr Malaquias, há a necessidade de ampliar o número de cooperativas e de cooperados no Estado de Pernambuco.