O objetivo da Palestra, inserida no curso sobre COOPERATIVISMO, foi falar da origem, evolução, valores e princípios, estrutura de representação, mudanças e resultados e espírito motivacional empreendedor do ideal cooperativista.

Foi uma palestra intitulada COOPERATIVISMO, realizada por meio da plataforma ZOOM, com duração de 2h e .

No desenvolvimento do tema abordou-se profundamente a formação/constituição, princípios e valores, filosofia e cultura, organização e estrutura de representação, diferença de sociedade cooperativista para sociedade mercantil, espírito de equipe e liderança, motivação (superação e resultados num mundo competitivo).

A metodologia adotada, apesar de ser online, foi dinâmica e agradável, onde o palestrante Ainor Francisco Lotério abordou de maneira leve (fala fácil e objetiva) o tema central, sem perder de vista a riqueza do conteúdo.

O objetivo geral foi oportunizar aos participantes uma compreensão básica e uma reflexão conjunta sobre o cooperativismo como movimento associativo e organização empresarial, bem como sua importância para o desenvolvimento econômico e social no mundo atual, adequando (personalizando e preparando a palestra de acordo com o perfil do público alvo), capacitando-os para a função de Conselheiros Fiscais, primando pelo eficaz andamento da cooperativa.

“A cooperação como já sabemos possui vários significados, cada autor o aborda de uma forma, mas podemos afirmar que a cooperação é uma ação consciente entre indivíduos associados em busca de resultados para uma sociedade organizada”, afirma o prof. Ainor

Para tal finalidade essencial (educativa e doutrinal) propôs:

-Compreender o princípio da educação, formação e informação, desde sua origem ao contexto histórico e atual, bem como as concepções de educação para a cooperação;

-Discernir o que é doutrina cooperativista, a diferença entre educação e capacitação cooperativa, bem como suas aplicações e influências no contexto da ordem econômica e social;

-Entender o papel do Serviço Nacional de Formação Profissional do Cooperativismo no campo da educação e formação profissional cooperativista.

O cooperativismo não é apenas uma atitude pessoal que se pode ter isoladamente, mas uma filosofia de vida em sociedade constituída, de pessoas que aprendem juntas a buscar melhores resultados. E isso depende fundamentalmente de educação. Não de uma educação que se busca apenas nas escolas formais, mas que pode se dar também no seio da família, das propriedades e de qualquer empreendimento que se participe.