Ainor, Idio, Marcelo e Renan.

Durante a tarde do dia 20 e manh√£ do dia 21 de abril de 2018, o Professor Ainor Francisco Lot√©rio foi recebido pelo Engenheiro de Produ√ß√£o e parceiro Renan Jeremias, assessor da Fazenda Rio Duna. Acolhido em seu escrit√≥rio¬† teve conhecimento referente aos dados dos neg√≥cios com arroz irrigado (v√≠deo > Arroz ao ponto de colheita), pr√©-secado com capim tifton (ver imagens no √°lbum abaixo) para bovinos, equinos, ovinos e caprinos. ¬†Estes ser√£o atendidos em fazendas e eventos, como rodeios, exposi√ß√Ķes etc.

A visita fez parte de compromisso assumido por ocasi√£o de agenda de palestras de motiva√ß√£o, capacita√ß√£o e treinamento em n√≠vel de Fazenda Rio Duna, quando Ainor esteve ministrando um curso sobre o tema Motiva√ß√£o, H√°bitos e Atitudes para o Trabalho em Equipe (Imaru√≠ ‚Äď SC)¬†e uma capacita√ß√£o no¬†Encontro de Funcion√°rios, Colaboradores e Esposas da Fazenda Rio Duna, fortalecendo as rela√ß√Ķes entre todos os envolvidos e familiares.

Veja também
>> Mais vídeos do Professor na Fazenda Rio Duna <<

No dia seguinte encontrou-se com um dos s√≥cios/propriet√°rios do neg√≥cio, Idio Nunes da Silva, que com seu dinamismo e conhecimento conduziu o Professor por diversas √°reas do neg√≥cio, indo de Tubar√£o a Paulo Lopes, girando por entre as propriedades (fazendas) que comp√Ķem os neg√≥cios. Levando insumos, orientando os funcion√°rios, observando o maquin√°rio, supervisionando as atividades, recebendo contatos em seu telefone e what’s app, enfim, incansavelmente administrando os neg√≥cios.¬† Da mesma maneira procede seu irm√£o, Marcelo Nunes da Silva, outro guerreiro das atividades campesinas dos neg√≥cios.

Enquanto no escritório, Renan Jeremias se ocupa das atividades burocráticas, anota despesas, faz compras, analisa gastos, planeja e participa de tudo o que acontece na Fazenda Rio Duna, os irmãos Marcelo e Idio botam o pé na estrada, nas lavouras e na administração do maquinário a campo. Era tempo de colheita de arroz irrigado e os próprios donos do negócio operam as máquinas e estão junto aos funcionários. Eles não se descuidam de nenhum aspecto que possa promover a eficiência da colheita do arroz (veja o vídeo abaixo), ainda mais quando o preço de mercado está abaixo do esperado.

O Palestrante tamb√©m conheceu o projeto de arroz irrigado (fotos), onde tamb√©m se pratica o cultivo com o menor impacto ambiental poss√≠vel, como se pode ver no projeto que utiliza marrecos (ver v√≠deo > Cria√ß√£o de marreco pequim). O Projeto Palmeira Real (confira o v√≠deo > Projeto Palmeira Real) n√£o est√° mais em fase de expans√£o devido a outras oportunidades de neg√≥cios que existem nas propriedades que comp√Ķem o complexo de neg√≥cios da Fazenda Rio Duna. O gado de corte (v√≠deo > Gado consumindo pr√©-secado) tamb√©m √© uma atividade da fazenda, mas que ser√° estabilizado nos moldes atuais, devido as oscila√ß√Ķes econ√īmicas e os problemas havidos com a carne bovina.