O Professor e Palestrante do Cooperativismo, Ainor Francisco Lot√©rio, esteve desenvolvendo o tema “Juventude no Campo, Semente de Sucess√£o – Cooperativismo e Pensamento Jovem”¬† no Projeto Novos Sucessores do Agroneg√≥cio, promovido pela equipe t√©cnica¬†Cooperativa Agropecu√°ria de √Āgua Santa. Ele est√° fundamentado em capacita√ß√£o, planejamento, gest√£o eficaz, gera√ß√£o de renda e resultados positivos. No entanto, o que o notabiliza √© a fundamenta√ß√£o e a realiza√ß√£o com base em princ√≠pios e valores cooperativistas.¬†

Confira mais vídeos desse evento > Vídeos do Projeto Novos Sucessores do Agronegócio

Os jovens precisam saber o quanto as atividades do agro, t√£o comuns ao seu dia a dia, podem gerar renda, lucratividade e vida de qualidade, conforme tamb√©m preconiza o “GERA√á√ÉO JOVEM” do Sistema Ocergs/Sescoop-RS. Al√©m disso, a boa rela√ß√£o constru√≠da na fam√≠lia e esta com a cooperativa, podem contribuir decisivamente para o desenvolvimento dos novos sucessores do agroneg√≥cio. No link a seguir voc√™ pode assistir a um v√≠deo dda chegada dos jovens em seu primeiro dia do curso > Trabalhos em grupo sobre Sucess√£o Rural.
Veja também
Geração Cooperação РSescoop/RS
Programa Aprendiz Cooperativo

De acordo com a Equipe da COASA, atrav√©s da Coordenadora do Projeto, Eng¬™ Agr√īnoma Naiana Mello, este curso visa promover jovens lideran√ßas empreendedoras do agroneg√≥cio (verdadeiras sementes de sucessores) por meio da sua exposi√ß√£o a an√°lises e estudos que mostrem o quanto as atividades do agro, t√£o comuns ao seu dia a dia, podem gerar renda, lucratividade e vida de qualidade, bem como a boa rela√ß√£o constru√≠da por sua fam√≠lia com a cooperativa pode contribuir para o desenvolvimento sustent√°vel da propriedade agr√≠cola familiar.

Veja também
Outros temas de palestras trabalhados ao lado da Coasa

Orildo Belegante, Presidente da COASA, fala no vídeo ao lado sobre os objetivos do projeto. No texto a seguir um resumo do mesmo, de acordo com o que foi concebido pela equipe técnica e cooperadores, onde a respeito do fortalecimento e a potencialização das competências dos participantes no desenvolvimento de seus dons, talentos e habilidades de lideranças nos empreendimentos do agronegócio, por seu exercício prático e efetivo na elaboração e implantação de projetos de investimentos associativos.

A atividade do agroneg√≥cio requer gest√£o profissional e investimentos produtivos no campo. Dessa forma, o curso visa preparar n√£o apenas os jovens cooperados e filhos de cooperados, mas tamb√©m seus familiares para pensarem uma agricultura jovem, que modo que possam estar a frente de suas empresas, com uma vis√£o atual da atividade rural, gerindo bem seus neg√≥cios no contexto de uma economia moderna e din√Ęmica.

Para o Prof. Ainor Francisco Lot√©rio, que foi extensionista de juventude rural e coordenador de v√°rios projetos dessa natureza (ver curr√≠culo e experi√™ncias), ‚Äúuma gera√ß√£o deve preparar o caminho por onde a outra vai passar, pois quem acredita no futuro faz sucess√£o no presente. √Č da ess√™ncia da propriedade rural, por se tratar de um empreendimento de pessoas e recursos naturais, necessitar que sucessores e legat√°rios sejam preparados, de modo a estruturar uma excel√™ncia para os novos caminhos que o agroneg√≥cio (e sociedade atual) est√° desenhando.‚ÄĚ

Como o surgimento de novos sucessores para o agroneg√≥cios n√£o se dar√° por acaso, mas fruto de planejamento e organiza√ß√£o, nada melhor que isso seja conduzido e apoiado por uma cooperativa. Segundo o professor Ainor, ‚Äúconscientizar os jovens sobre a import√Ęncia da agricultura e do cooperativismo na forma√ß√£o profissional, no desenvolvimento humano, intelectual e cultural da lideran√ßa jovem e na gera√ß√£o de resultados para a propriedade e para a comunidade.‚ÄĚ

Mais informa√ß√Ķes: Naiana Mello (54) 9 9119 7296 | (54) 3348 1153; Sr.¬†Orildo Germano Belegante¬†(Presidente¬†da COASA).
Seiva DG (47) 3365 0264 | Whats app (47) 9 9976 4211.