Por Ainor Francisco Lotério

Essa √© uma quest√£o que n√£o tem uma resposta √ļnica, at√© porque n√£o h√° uma f√≥rmula para todos os casos. No entanto, para cada tempo √© poss√≠vel montar uma estrat√©gia baseada no perfil do time de colaboradores.

Quer alguns exemplos de estrat√©gias simples e econ√īmicas para incentivar sua equipe?

A motiva√ß√£o de uma equipe de funcion√°rios exige constante aten√ß√£o, pois cada pessoa √© um mundo a parte. Por√©m, penso que a chave para abrir a porta da disposi√ß√£o de cada um e conseguir incentivar seus funcion√°rios √© considerar que a √ļnica riqueza verdadeira de cada empresa ou empreendimento √© a humana. √Č bom lembrar tamb√©m o que voc√™ pode fazer para deix√°-los felizes em seu ambiente de trabalho, apesar de vivermos num mercado em constates mudan√ßas e crises.

A verdade é que uma equipe motivada, ou seja, que tem motivo e causa para fundamentar o trabalho que desempenha, produz mais e melhor.

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A motiva√ß√£o est√° relacionada ao n√≠vel de satisfa√ß√£o dos profissionais com rela√ß√£o a sua condi√ß√£o dentro da organiza√ß√£o, mas tamb√©m com as quest√Ķes do seu mundo interior. Cada funcion√°rio precisa se sentir significante para o significado geral do trabalho ao qual est√° integrado. Em suma, cada um precisa se sentir ‚Äúcheio de raz√£o‚ÄĚ para abra√ßar o que faz.

Um profissional motivado possui clareza arrazoada sobre o prop√≥sito de suas atividades, entende as raz√Ķes do seu esfor√ßo, sente-se comprometido com sua tarefa e agrega valor √† empresa que atua. Al√©m disso, sente que sua carreira est√° sendo turbinada justamente pelo esfor√ßo da equipe com a qual trabalha.

Tudo o que incentiva e estimula conta para motivar os funcionários. Uma das primeiras teorias motivacionais desenvolvida por Abraham Harold Maslow[1], psicólogo americano conhecido pelos estudos que fazia sobre as necessidades humanas, continua válida até hoje, justamente por considerar quase todos os vieses dos interesses das pessoas envolvidas num propósito. Para aquele pioneiro estudioso da motivação humana, as pessoas se sentiriam motivadas quando tivessem essas cinco necessidades atendidas:

Рnecessidades fisiológicas (básicas), tais como a fome, a sede, o sono, o sexo, a excreção, o abrigo;
– necessidades de seguran√ßa, que v√£o da simples necessidade de sentir-se seguro dentro de uma casa a formas mais elaboradas de seguran√ßa como um emprego est√°vel, um plano de sa√ļde ou um seguro de vida;
Рnecessidades sociais ou de amor, afeto, afeição e sentimentos tais como os de pertencer a um grupo ou fazer parte de um clube;
– necessidades de estima, que passam por duas vertentes, o reconhecimento das nossas capacidades pessoais e o reconhecimento dos outros face √† nossa capacidade de adequa√ß√£o √†s fun√ß√Ķes que desempenhamos;
– necessidades de autorrealiza√ß√£o, em que o indiv√≠duo procura tornar-se aquilo que ele pode ser: “What humans can be, they must be: they must be true to their own nature!” (“O que os humanos podem ser, eles devem ser: eles devem ser verdadeiros com a sua pr√≥pria natureza‚ÄĚ).

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OS OLHARES DA MOTIVAÇÃO EM TEMPOS DE MUDANÇAS

O mercado é menor que a sociedade, pois está inserido nela. Logo entendemos que todo colaborador que atua num determinado mercado de trabalho não está isento das influências de um mundo global.

A motivação dos funcionários deve ter dois olhares, um para dentro da pessoa e da empresa e outro para fora do mundo de cada um e para fora do ambiente laboral e empresarial. Ela envolve os aspectos intrínsecos (que faz parte do ou constitui a essência de cada pessoa e negócio) e a extrínseca (que não pertence à essência de cada um, que é de fora, mas que pode influenciar para dentro de cada pessoa e negócio), uma vez que o mundo que nos cerca e no qual atuamos tem influência sobre os negócios e nossa natureza humana (vida pessoal).

Portanto, tudo pode nos motivar ou desmotivar. Assim, a automotiva√ß√£o¬†(a motiva√ß√£o de si¬† por si)¬†√© indispens√°vel, seja no √Ęmbito pessoal ou profissional, pois todos n√≥s possu√≠mos algumas necessidades b√°sicas, entre elas, a de ser reconhecido. Nesse sentido, o l√≠der assume seu papel de reconhecer o empenho de sua equipe quando pertinente, a fim de mant√™-los motivados, engajados e produtivos. Por√©m, a motiva√ß√£o vinda do ambiente no qual estamos inserido (e a√≠ estram pessoas e coisas) precisa ser pensado em termos motivacionais por quem gerencia funcion√°rios.

Motivar colaboradores √© uma atividade di√°ria que requer habilidades de um profissional capacitado e ‚Äúde olho aberto e antenado‚ÄĚ para gerir com aten√ß√£o equipes e pessoas. Cada colaborador deve ser tratado de maneira individual, pois cada um tem dons e talentos pr√≥prios, anseios, desejos e expectativas de carreira e vida pessoal.

Confira abaixo alguns métodos tradicionais e muito usados para o aumento do nível de satisfação e motivação de seu time.

Várias pesquisas (associadas à própria observação ao longo de quatro décadas de trabalho) nos instruem a respeito do que motiva funcionários[2]:

  1. Desafios e responsabilidade;
  2. Flexibilidade (para tomar decis√Ķes, inclusive em rela√ß√£o a hor√°rios);
  3. Ambiente est√°vel de trabalho (rotatividade provoca mais rotatividade);
  4. Dinheiro/remuneração;
  5. Desenvolvimento pessoal;
  6. Reconhecimento;
  7. Chefe e colegas que d√£o apoio;
  8. Tarefas e falas motivadoras;
  9. Cultura da empresa;
  10. Localização do trabalho.

Note que dessas dez, apenas uma está relacionada diretamente a dinheiro. Podemos motivar nossos colaboradores por meio da força de vontade em querer fazer. Quando nos dedicamos na arte de se bem relacionar e investimos isso em nossa equipe, com certeza estaremos alcançando resultados positivos em nosso dia a dia, tanto na vida pessoal como na profissional.

Esperamos que esse conte√ļdo possa ajudar voc√™ na arte de motivar pessoas, fortalecendo a sua empresa atrav√©s de uma equipe motivada.


[1]¬† SERRANO, D.P. Portal do Marketing. Teoria de Maslow – A Pir√Ęmide de Maslow. Dispon√≠vel em: <http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos/maslow.htm> Acesso em: 13 de julho de 2018

[2] SOARES. E. Portal MANDA-TE-Emprego, Formação, Empreendedorismo: TOP 10 das coisas que mais motivam as pessoas no trabalho. Disponível em: < http://manda-te.com/blog/artigos/10-coisas-motivam-pessoas-trabalho/> Acessado em: 13 de julho de 2018.