Por Ainor  Francisco Lotério

O que é uma equipe turbinada?

É uma equipe capacitada profissionalmente, com conforto psicossocial, espiritual e, sobretudo, estimulada para acertar o alvo planejado pelo empreendimento.

Quantos por cento uma equipe turbinada pode render a mais do que uma equipe desmotivada, que piora, trava e regride quando se depara com adversidades e crises?

O certo é que uma equipe turbinada, potencializada (pela aptidão de cada membro), adubada e disposta a cooperar é causa de geração de renda, diminuição de gastos desnecessários, aproveitamento de potencialidades e fortalecimento de qualquer negócio.

Na minha longa experiência com equipes, pude constatar que uma equipe com prontidão profissional e alegria de espírito (empreendedor) esforça-se mais para superar as dificuldades, com prudência e perseverança, 🎽atingindo níveis cada vez mais superiores de produtividade.

Não há dúvidas de que, diante de um mercado altamente competitivo, onde quase tudo é precário, todos os empresários e gestores reconhecem a importância de iniciativas e ações efetivas que visem aumento da produtividade de suas equipes.

Leia +
🎯 5 Razões para investir na sua equipe
🎽 Liderança para o Trabalho em Equipe

Nesse cenário de inconstâncias mercadológicas as empresas não têm outra saída, senão turbinarem suas equipes de trabalho para se mantenham firmes e debelem as crises (de mercado e desanimo pessoal).

Ao considerarmos que toda equipe deve ser composta por um elenco de profissionais gabaritados que se reúne para produzir resultados, essa geração de forças em união deve se dar para alcançar um objetivo comum maior, de acordo com o desejo de quem a formou.

O certo é que em tempos de mudanças constantes e crises quase que permanentes, as equipes precisam redemoinhar (mover-se, girar e rodopiar para atenderem às demandas das empresas e do mercado).

O trabalho em equipe é uma intercomunicação de existências.
Podemos motivar os outros, sim! No entanto, a arte de turbinar equipes não é tão simples assim, exigindo além de honrarias, premiações e reconhecimento, envolver a busca no momento de buscar soluções e entender de gente. A questão no fundo passa a ser de fundo motivacional: conseguimos motivar outra pessoa? Sim, conseguimos, pois há a motivação intrínseca, aquela que vem de dentro e depende da pessoa em si (seus sonhos, projetos e desejos, etc.), mas também da motivação extrínseca, aquela que vem de fora (do ambiente e dos outros, pois não há uma pessoa seja absolutamente não influenciável por outras).

Trabalho em Equipe não é trabalho escravo, mas quem faz parte de um grupo de trabalho deve ter em mente que só está aí para produzir energia e gerar resultados positivos e diferenciados. Para tanto, deve ter abertura e disposição para ser exaustivamente (intelectual e fisicamente), visando atender ao máximo o propósito para o qual foi escalado.

Turbinar a equipe é fundamental para se aumentar os ganhos do negócio, além de fazer com que cada integrante se sinta valorizado e vitorioso, desenvolvendo concomitantemente o sentimento de pertencimento. E a entrada desse estímulo, para que a equipe redemoinhe mais, deve ser feita no fulcro de uma estratégia motivacional pensada e personalizada para cada equipe, considerando os dons, talentos e habilidades de cada profissional envolvido.

Veja também
🎥 Vídeos de palestras sobre Motivação e Trabalho em Equipe

Veja abaixo algumas dicas de como turbinar a equipe:
– Para turbinar uma equipe não basta tocar um sininho, dar elogios baratos, pressioná-la friamente, dar prêmios etc, mas fazer um trabalho de motivação reflexiva, dirigido para a mente e o coração das pessoas. Desse modo se estará estimulando a que cada um dos componentes comece a redemoinhar e assim gerar mais energia, ou seja, trabalho produtivo.

РSugerimos que seja feita uma avalia̤̣o minuciosa da equipe, abrindo o jogo com cada pessoa, demonstrando os reais resultados que esṭo sendo esperados dela, bem como suas chances reais de evolṳ̣o.
– Comunique claramente a estratégia que será adotada para vencer a crise e o desânimo, caso esteja ocorrendo.
– Otimize e simplifique os processos internos, promovendo uma melhor comunicação (falar o necessário e ouvir com atenção e profundidade).
РFa̤a feedback valorativo, de modo que cada um se sinta agraciado com o elogio adequado (e comedido).
– Crie um sistema de recompensas para resultados acima da meta, mas conduza-o de modo que não gere conflitos, uma vez que todos são seres humanos e uma expectativa frustrada com agressividade prejudicará ainda mais a realização da meta desejada.
– Elimine distrações com as tecnologias inovativas (rever mensagens, acesso à internet e às redes sociais sem relação com o trabalho), mas permita que cada um se sinta à vontade para as comunicações pessoais necessárias.
– Estimule cada profissional a buscar a capacitação que o torne mais hábil e conhecedor da sua área, de modo que também alargue o seu horizonte profissional. Nesse caso, tanto o colaborador quanto o patrão devem colaborar com as despesas de capacitação em comum acordo, uma vez que não devemos buscar capacitação apenas para servir a empresa.
РFa̤a palestras motivacionais de cunho reflexivo, personalizadas e preparadas de acordo com o perfil da equipe, tema que ṇo destoe do plano de trabalho, que se siga a misṣo, valores e objetivos da empresa ou corpora̤̣o.
– Ter sempre em mente que gerenciar uma equipe para aumentar seu rendimento é um desafio necessário e diário para os dias atuais. E isso é para poucos, pois depende de muita percepção pessoal, habilidade que nem todo gerente tem.
– Com a crise econômica que atravessa o país muitas empresas demitiram colaboradores e muitas equipes foram desestruturadas, o que aumentou a carga de trabalho dos remanescentes. Para superar este problema o único caminho sustentável é o constante investimento em capacitação e motivação humana.

A energia de uma equipe não é um quesito unicamente subjetivo, mas pode e deve ser calculada, pois é igual a sua capacidade de realizar o trabalho que a corporação tem necessidade de extrair, uma vez que a contratou para cumprir um compromisso (comercial, industrial, prestação de serviço, etc). Aliás, em física, trabalho é um conjunto de atividades realizadas – o esforço feito por indivíduos – com o objetivo de atingir uma meta.

Sabemos que isso pode soar um tanto agressivo, porém, para quem desejar permanecer nesse mercado deve estar consciente disso.

Turbinar a equipe ganha aqui o significado de fazer aumentar, desenvolver ou acelerar o desempenho de cada integrante e do grupo.

Quando a água se desloca em queda por pelo interior de uma turbina, esta se movimenta com força proporcional a altura e volume de água. Uma turbina, assim como uma equipe, é “máquina” geradora de resultados.  Porém, água nova para movê-la a mesma se desmotiva e tende ao marasmo.