Por Ainor Francisco Lotério

Com base no que as pesquisas, teorias motivacionais e nas experiências que adquirimos ao longo da nossa jornada profissional, abaixo preparamos algumas dicas  importantes para motivar funcionários ou colaboradores.

  1. Dê feedback para seus colaboradores

Realimentar ou dar resposta aos funcionários só fará aumentar o comprometimento deles com o trabalho. E se isso não acontecer, ao menos vai fazer com que percebam que o que estão fazendo não é para quem não está emprenhado com o que faz.

É fundamental que os colaboradores saibam dos resultados de suas ações, sendo positivas ou não. O feedback se transforma em uma avaliação constante e é essencial para desenvolver a equipe. E, quando possível, faça elogios publicamente, pois isso estimula os profissionais a buscarem sempre bons resultados.

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  1. Delegue responsabilidades e dê uma propósito à sua equipe

Cada colaborador deve sentir-se parte importante para a empresa em que trabalha. Envolva-os nos projetos, defina o que e como cada um pode contribuir. Quando são delegadas funções e afazeres importantes para o negócio  no qual ele trabalha, na mesma proporção, a não ser que  não seja  um bom funcionário, ele se sente um tanto dono do negócio. Desse modo ele passa não mais a trabalhar para outro, mas para si também, pois a melhor maneira de se adonar de algo é por sentimento de pertencimento, enfim, quando ele pode dizer “o meu trabalho, a minha empresa”.

  1. Conheça seus colaboradores e crie um ambiente confortável

Os colaboradores passam um terço do dia no trabalho, faça com que se sintam em um ambiente confiável e seguro, onde possam exercer suas funções em condições agradáveis. Evite regras que possam limita-los excessivamente e procure fazê-lo se se sentir em casa. Evidentemente que a casa dele também deve ser um lugar agradável, pois se for um lugar de conflito ele trará isso par o trabalho. Daí a relação de lar com trabalho que precisa ser considerada. Então percebemos que há muito para se considerar de fora que interfere dentro.

  1. Saiba planejar

Planeje seu negócio e estabeleça metas claras entre os funcionários. Antes de qualquer trabalho, execução de projeto ou tarefa deve haver um serviço de preparação, com o estabelecimento de métodos convenientes, enfim, uma planificação. Pensar nisso pode doer, mas necessário.

Planejar e ter clareza de onde se pretende chegar são os primeiros passos para se atingir o alto desempenho. Defina metas, objetivos e trace ações estratégicas para que os resultados sejam alcançados

  1. Dê as instruções corretas, aprenda teorias e ganhe experiências.

Como cobrar a execução de um perfeito sérvio se as instruções foram “meia boca”?

Todavia, instrução não é bronca, mas informação repassada por estar planificada.
Não faça reuniões apenas para dar broncas em seus funcionários.
Delegue responsabilidades de maneira assertiva, conheça bem seus talentos, direcione as demandas de acordo com as habilidades e competências individuais. Desfrute ao máximo o potencial de seu time!
Para nos darmos bem necessitamos de formação, conforto espiritual e estímulos.

  1. Estimule seus profissionais, proponha desafios e recompense.

Estimular é mais do que despertar o ânimo, mover o interesse de todos para o que se faz. Estimular um funcionário é encorajá-lo para uma tarefa talvez difícil, mas que necessita ser feita justamente por ele. Portanto incentive os colaboradores a darem ideias, tanto nos processos de trabalho como na organização. Promova um ambiente favorável para a inovação e produção de soluções de alto impacto positivo.

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  1. Administre o tempo e evite procrastinação

Pensar em fazer e não fazer é procrastinar. Nem todos os colaboradores são conscientes disso. Sempre é producente auxiliar seus liderados a fazerem bom uso de sua carga-horária de trabalho, a fim de que consigam realizar suas atividades com o máximo de qualidade, sem tanto desgaste físico e/ou mental. Isso não é bom apenas para a empresa, mas para a carreira de cada profissional em tempos de mudanças, velocidades e cobranças.

  1. Desafie e estimule a capacitação

Sempre podemos melhorar o nosso desempenho. Portanto estimular os colaboradores a darem o melhor de si diariamente é o mesmo que dizer a eles que acreditamos no despertar do seu potencial interior. Converse com eles a respeito de seus sonhos pessoais e ajude-os a compreender que a cada dia é uma nova oportunidade de estar mais próximo de seus desejos.

  1. Crie uma rede de relacionamentos entre os colaboradores e feche parcerias com estabelecimentos próximos

Relacionar-se bem com todos é fundamental. Podemos não gostar desse ou daquele, massa o que se pede é para amar. E o amor no ambiente de trabalho não é uma atitude piegas, mas a capacidade de suportar a todos e conviver de maneira respeitosa e ética com todos. Faça com que seus colaboradores confiem em você e também nos colegas. Evite competitividade negativa no ambiente de trabalho. As relações de qualidade contribuem substancialmente para o bom desempenho dos profissionais.

  1. Quando houver mudanças mostre as oportunidades aprenda como funciona esse novo mundo

Vivemos tantas mudanças em tudo atualmente que, às vezes, temos a impressão de que tudo seja precário, inclusive os relacionamentos. Alguns profissionais são resistentes à mudança e precisam de assistência e orientação. Caso elas ocorram mostre sempre o lado positivo e apresente as oportunidades que terão diante dessas situações.

  1. Faça perguntas e guarde as respostas, instigue e desenvolva um comportamento empreendedor.

O bom do relacionamento não é responder, mas perguntar. Quem sabe perguntar e tem paciência par ouvir adquire sabedoria profissional primeiro que aquele que, tagarelamente, deseja passar o que pensa que sabe. Questione-os de maneira a extrair o máximo de informações para conhecê-los melhor. Faça essa prática periodicamente, pois é uma excelente forma de acompanhar o estado de satisfação de seus profissionais e identificar a necessidade de aplicar novos métodos de gestão.

  1. Ouça na essência, em profundidade (método).

Ouvir com atenção e profundidade. O ser humano gosta e necessita ser ouvido. Separe alguns minutos do seu dia para dar atenção ao colaborador que deseja expor opiniões, ideias ou mesmo discutir sobre os projetos em andamento. O que cada um sabe é fundamental para melhorar a postura profissional de todos e potencializar os resultados de toda a empresa. Pesquise o mercado no qual você pretende atuar também pelas informações e visões de cada colega.

  1. Faça junto e fortaleça a inteligência cooperativa e a sensibilidade solidária

O primeiro ponto a ser considerado é que quem gerencia funcionários deve ser líder de si mesmo. Isso equivale a ater equilíbrio e harmonia par poder passar tranquilidade e segurança a que se lidera.
O líder de sucesso é aquele que exige através do próprio exemplo. Mostre a sua equipe que vocês são companheiros de jornada, que estão no mesmo barco, que lutarão juntos para alcance de resultados extraordinários e o crescimento de todos.
Um líder tem em mente qual o diferencial da sua empresa e passa isso para o coração da equipe.

  1. Celebre as conquistas com todos e reconheça que cada um a seu modo contribuiu

Uma conquista não é um simples ato, mas um processo que depende não apenas da gente, mas de um corpo funcional, pois se conseguiu aquilo que outros também desejavam.

Celebrar enseja um ato que envolve mais pessoas e até uma comunidade, do contrário não haveria sentido celebrar sozinho um ganho. Por isso é importante considerar a celebração no contexto da “comunidade empresarial” e até para a comunidade externa, pois o reconhecimento das pessoas fortalece a confiança de cada um e enobrece as atitudes.

Toda celebração de uma conquista deve ser feita com humildade, para não demonstrar arrogância e não inferiorizar os outros em relação ao grupo.

Sempre que for interessante, mas sem excesso, a cada projeto realizado ou vitória obtida celebre a conquista junto a seus colaboradores, pois todos são parte das soluções obtidas e dos resultados alcançados, ate aqueles que não tiveram tão alto desempenho. Celebrar é importante para renovar as energias de cada um e se preparar para os próximos desafios que o mercado e a sociedade global nos oferecem!