Por Ainor Francisco Lotério

Com base no que as pesquisas, teorias motivacionais e nas experiências que adquirimos ao longo da nossa jornada profissional, abaixo preparamos algumas dicas  importantes para motivar funcionários ou colaboradores.

  1. Dê feedback para seus colaboradores

Realimentar ou dar resposta aos funcionários só fará aumentar o comprometimento deles com o trabalho. E se isso não acontecer, ao menos vai fazer com que percebam que o que estão fazendo não é para quem não está emprenhado com o que faz.

√Č fundamental que os colaboradores saibam dos resultados de suas a√ß√Ķes, sendo positivas ou n√£o. O¬†feedback¬†se transforma em uma avalia√ß√£o constante e √© essencial para desenvolver a equipe. E, quando poss√≠vel, fa√ßa elogios publicamente, pois isso estimula os profissionais a buscarem sempre bons resultados.

Veja tamb√©m¬†ūüöĬ†Turbine sua equipe de trabalho e obtenha excelentes resultados

  1. Delegue responsabilidades e dê uma propósito à sua equipe

Cada colaborador deve sentir-se parte importante para a empresa em que trabalha. Envolva-os nos projetos, defina o que e como cada um pode contribuir. Quando s√£o delegadas fun√ß√Ķes e afazeres importantes para o neg√≥cio¬† no qual ele trabalha, na mesma propor√ß√£o, a n√£o ser que¬† n√£o seja¬† um bom funcion√°rio, ele se sente um tanto dono do neg√≥cio. Desse modo ele passa n√£o mais a trabalhar para outro, mas para si tamb√©m, pois a melhor maneira de se adonar de algo √© por sentimento de pertencimento, enfim, quando ele pode dizer ‚Äúo meu trabalho, a minha empresa‚ÄĚ.

  1. Conheça seus colaboradores e crie um ambiente confortável

Os colaboradores passam um ter√ßo do dia no trabalho, fa√ßa com que se sintam em um ambiente confi√°vel e seguro, onde possam exercer suas fun√ß√Ķes em condi√ß√Ķes agrad√°veis. Evite regras que possam limita-los excessivamente e procure faz√™-lo se se sentir em casa. Evidentemente que a casa dele tamb√©m deve ser um lugar agrad√°vel, pois se for um lugar de conflito ele trar√° isso par o trabalho. Da√≠ a rela√ß√£o de lar com trabalho que precisa ser considerada. Ent√£o percebemos que h√° muito para se considerar de fora que interfere dentro.

  1. Saiba planejar

Planeje seu negócio e estabeleça metas claras entre os funcionários. Antes de qualquer trabalho, execução de projeto ou tarefa deve haver um serviço de preparação, com o estabelecimento de métodos convenientes, enfim, uma planificação. Pensar nisso pode doer, mas necessário.

Planejar e ter clareza de onde se pretende chegar s√£o os primeiros passos para se atingir o alto desempenho. Defina metas, objetivos e trace a√ß√Ķes estrat√©gicas para que os resultados sejam alcan√ßados

  1. D√™ as instru√ß√Ķes corretas, aprenda teorias e ganhe experi√™ncias.

Como cobrar a execu√ß√£o de um perfeito s√©rvio se as instru√ß√Ķes foram ‚Äúmeia boca‚ÄĚ?

Todavia, instrução não é bronca, mas informação repassada por estar planificada.
N√£o fa√ßa reuni√Ķes apenas para dar broncas em seus funcion√°rios.
Delegue responsabilidades de maneira assertiva, conheça bem seus talentos, direcione as demandas de acordo com as habilidades e competências individuais. Desfrute ao máximo o potencial de seu time!
Para nos darmos bem necessitamos de formação, conforto espiritual e estímulos.

  1. Estimule seus profissionais, proponha desafios e recompense.

Estimular √© mais do que despertar o √Ęnimo, mover o interesse de todos para o que se faz. Estimular um funcion√°rio √© encoraj√°-lo para uma tarefa talvez dif√≠cil, mas que necessita ser feita justamente por ele. Portanto incentive os colaboradores a darem ideias, tanto nos processos de trabalho como na organiza√ß√£o. Promova um ambiente favor√°vel para a inova√ß√£o e produ√ß√£o de solu√ß√Ķes de alto impacto positivo.

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  1. Administre o tempo e evite procrastinação

Pensar em fazer e não fazer é procrastinar. Nem todos os colaboradores são conscientes disso. Sempre é producente auxiliar seus liderados a fazerem bom uso de sua carga-horária de trabalho, a fim de que consigam realizar suas atividades com o máximo de qualidade, sem tanto desgaste físico e/ou mental. Isso não é bom apenas para a empresa, mas para a carreira de cada profissional em tempos de mudanças, velocidades e cobranças.

  1. Desafie e estimule a capacitação

Sempre podemos melhorar o nosso desempenho. Portanto estimular os colaboradores a darem o melhor de si diariamente é o mesmo que dizer a eles que acreditamos no despertar do seu potencial interior. Converse com eles a respeito de seus sonhos pessoais e ajude-os a compreender que a cada dia é uma nova oportunidade de estar mais próximo de seus desejos.

  1. Crie uma rede de relacionamentos entre os colaboradores e feche parcerias com estabelecimentos próximos

Relacionar-se bem com todos √© fundamental. Podemos n√£o gostar desse ou daquele, massa o que se pede √© para amar. E o amor no ambiente de trabalho n√£o √© uma atitude piegas, mas a capacidade de suportar a todos e conviver de maneira respeitosa e √©tica com todos. Fa√ßa com que seus colaboradores confiem em voc√™ e tamb√©m nos colegas. Evite competitividade negativa no ambiente de trabalho. As rela√ß√Ķes de qualidade contribuem substancialmente para o bom desempenho dos profissionais.

  1. Quando houver mudanças mostre as oportunidades aprenda como funciona esse novo mundo

Vivemos tantas mudan√ßas em tudo atualmente que, √†s vezes, temos a impress√£o de que tudo seja prec√°rio, inclusive os relacionamentos. Alguns profissionais s√£o resistentes √† mudan√ßa e precisam de assist√™ncia e orienta√ß√£o. Caso elas ocorram mostre sempre o lado positivo e apresente as oportunidades que ter√£o diante dessas situa√ß√Ķes.

  1. Faça perguntas e guarde as respostas, instigue e desenvolva um comportamento empreendedor.

O bom do relacionamento n√£o √© responder, mas perguntar. Quem sabe perguntar e tem paci√™ncia par ouvir adquire sabedoria profissional primeiro que aquele que, tagarelamente, deseja passar o que pensa que sabe. Questione-os de maneira a extrair o m√°ximo de informa√ß√Ķes para conhec√™-los melhor. Fa√ßa essa pr√°tica periodicamente, pois √© uma excelente forma de acompanhar o estado de satisfa√ß√£o de seus profissionais e identificar a necessidade de aplicar novos m√©todos de gest√£o.

  1. Ouça na essência, em profundidade (método).

Ouvir com aten√ß√£o e profundidade. O ser humano gosta e necessita ser ouvido. Separe alguns minutos do seu dia para dar aten√ß√£o ao colaborador que deseja expor opini√Ķes, ideias ou mesmo discutir sobre os projetos em andamento. O que cada um sabe √© fundamental para melhorar a postura profissional de todos e potencializar os resultados de toda a empresa. Pesquise o mercado no qual voc√™ pretende atuar tamb√©m pelas informa√ß√Ķes e vis√Ķes de cada colega.

  1. Faça junto e fortaleça a inteligência cooperativa e a sensibilidade solidária

O primeiro ponto a ser considerado é que quem gerencia funcionários deve ser líder de si mesmo. Isso equivale a ater equilíbrio e harmonia par poder passar tranquilidade e segurança a que se lidera.
O líder de sucesso é aquele que exige através do próprio exemplo. Mostre a sua equipe que vocês são companheiros de jornada, que estão no mesmo barco, que lutarão juntos para alcance de resultados extraordinários e o crescimento de todos.
Um líder tem em mente qual o diferencial da sua empresa e passa isso para o coração da equipe.

  1. Celebre as conquistas com todos e reconheça que cada um a seu modo contribuiu

Uma conquista não é um simples ato, mas um processo que depende não apenas da gente, mas de um corpo funcional, pois se conseguiu aquilo que outros também desejavam.

Celebrar enseja um ato que envolve mais pessoas e at√© uma comunidade, do contr√°rio n√£o haveria sentido celebrar sozinho um ganho. Por isso √© importante considerar a celebra√ß√£o no contexto da ‚Äúcomunidade empresarial‚ÄĚ e at√© para a comunidade externa, pois o reconhecimento das pessoas fortalece a confian√ßa de cada um e enobrece as atitudes.

Toda celebra√ß√£o de uma conquista deve ser feita com humildade, para n√£o demonstrar arrog√Ęncia e n√£o inferiorizar os outros em rela√ß√£o ao grupo.

Sempre que for interessante, mas sem excesso, a cada projeto realizado ou vit√≥ria obtida celebre a conquista junto a seus colaboradores, pois todos s√£o parte das solu√ß√Ķes obtidas e dos resultados alcan√ßados, ate aqueles que n√£o tiveram t√£o alto desempenho. Celebrar √© importante para renovar as energias de cada um e se preparar para os pr√≥ximos desafios que o mercado e a sociedade global nos oferecem!