Por Ainor Francisco Lotério

O mercado deseja, compra e necessita boas palestras motivacionais, desde que sejam planejadas para atingir os objetivos do evento, visando atender às necessidades da equipe de trabalho.

Todo ser humano para se realizar plenamente em seu ambiente profissional, familiar e social, necessita estar atento à seguinte tríade: formação, espiritualidade e motivação. Esta é exatamente aquilo que anima, que incita e encoraja alguém à realização de algo. E isso, normalmente, mora no campo das subjetividades, das crenças pessoais e na fé de cada um, pois motivação tem a ver com fé, com acreditar em nossos sonhos, em nossos objetivos de vida.

As pessoas têm necessidades e aspirações que não são atingidas apenas através de técnicas mecanicistas, mas por meio do despertar dos seus reais motivos para uma perfeita ação humana.

Leia + 🚀 Turbine sua Equipe de Trabalho e Obtenha Excelentes Resultados

Aquilo que nos motiva, nos dá força todos os dias, nos faz levantar a cada manhã, pode estar esquecido e ignorado em nosso dia a dia, até o momento que pode se tornar importante para a realização humana a partir de um estímulo, de uma ação interior ou exterior. Por isso, a palestra motivacional tem o viés do coração, como centro de afeto, sentimentos e conquistas.

Dentre tantos outros, buscamos responder abaixo quais são os 7 benefícios que uma palestra motivacional bem planejada pode proporcionar a qualquer público.

  1. Melhorar a autoestima e facilita o atingimento de objetivos pessoais e profissionais.

Um ser humano consciente do seu valor não fica parado, se movimenta e produz mais resultados.

De todos os julgamentos que fazemos, nenhum é tão importante quanto o que fazemos sobre nós mesmos[1]. Autoestima como qualidade de quem se valoriza, se contenta com seu modo de ser e demonstra, consequentemente, confiança em seus atos e julgamentos. Autoestima como chave para o sucesso ou para o fracasso, e também a chave para entendermos a nós mesmos e aos outros. A autoestima positiva é requisito importante para uma vida de realização, porém precisamos entendê-la como uma atitude de valor pessoal e o valor de competência profissional.

  1. Clarear aspectos da vida pessoal, familiar e profissional

Toda palestra traz algum benefício para qualquer pessoa, equipe ou plateia. Em função de abrirem mais a mente e o coração, quando mexemos com as emoções na dose certa, as pessoas obtém mais clareza sobre o que querem.

Há a necessidade de muito estudo, entendimento e sabedoria para se falar em família, profissão, dons, talentos e habilidades pessoais e profissionais, pois estamos acessando um imenso universo humano. Por isso, cada palestra motivacional deve ser preparada e personalizada especialmente para cada público, situação e momento como uma obra de elevada consideração humana.

  1. Motivação casa bem com inovação e tecnologia

Motivação é essencialmente a geração ou o despertar de “motivos para a ação” na direção certa. Isso envolve também as novas tecnologias disponíveis para o trabalho, o lazer e os relacionamentos. Quem não acessa o novo por medo, desinformação ou falta de conhecimento está ficando de fora de boa parte do que acontece no mundo de hoje. No entanto, não devemos nos tornar escravos do novo, mas fazer uso das novas tecnologias de maneira consciente e madura. Para isso, sempre cabe uma reflexão motivacional para nos alertar e direcionar no manuseio da geração 4.0.

Veja também 💡 Motivação 4.0: Para Expandir a Consciência e Melhorar os Resultados

Precisamos de motivação para utilizar tecnologia nova, ainda mais as inovativas. Quem se apega ao passado não olha para frente, não se atualiza e não se beneficia de tudo quanto às tecnologias disruptivas podem lhe proporcionar, como qualidade de vida e facilidades na área das comunicações.

Tudo o que é novo exige aprendizagem e nos possibilita movimentar neurônios que estejam “descansando”. Toda aprendizagem nos renova e nos harmoniza com o desenvolvimento atual. O importante é passarmos a usar todos os espaços, especialmente as novas plataformas que a tecnologia nos possibilita neste mundo novo.

  1. Potencializar o aproveitamento de conteúdos.

Todo o alimento que chega ao nosso estômago não nos alimenta para sempre, mas apenas até a próxima refeição. Todavia, não é por isso que não devemos ter zelo por uma excelente nutrição e que o prato agrade ao nosso paladar. Seguindo o mesmo raciocínio, também o que entra na mente precisa ser renovado, realimentado e fortificado.

Você já ouviu falar de um costume antigo das pessoas de darem água com açúcar a quem desmaiava por uma queda de energia[2]?

Pois bem, palestra motivacional não é água com açúcar que se dá de beber a quem está “desmaiado pelo desânimo”, mas é um alimento que se ministra à mente e ao corpo de modo a estimular todo o ser no sentido de aumentar seu rendimento. Assim como tudo em nossa vida não vai durar para sempre, isso não é motivo para desistirmos de nós ou do outro.

De natureza igual, entendemos que o segredo de uma boa palestra motivacional está em escolher bons conteúdos e motivar as pessoas com base neles.

  1. Cria valor à essência humana e realçar a importância dos atos de vontade, possibilitando-nos um acordo com nossos objetivos.

Não importa a situação em que nos encontramos se não temos um acordo entre o que fazemos e o que deseja nossa alma. Mesmo que estejamos bem no momento podemos perder o objetivo de vida e tudo passe a se desmoronar. Quem já não viu acontecer isso com pessoas da família, amigos, colegas de trabalho?

Sabemos que a única riqueza realmente verdadeira de qualquer empreendimento são as pessoas. Nem deveríamos chamar nosso quadro pessoal de recursos humanos, mas de essência humana verdadeira, ou espírito empreendedor da empresa. Prontamente, não seria interessante estimularmos os seres humanos para que eles fizessem tudo com alegria?

A confiança é uma espécie de fé que temos em nossas convicções e vontades próprias para realizarmos algo. E ela pode ser estendida aos outros. Não dá para viver sem fé, ou melhor, sem acreditar em nós mesmos e nos outros, pois para que alcancemos nossos objetivos pessoais e profissionais, é preciso que valorizemos o outro que está diante de nós.

  1. Capacitar as pessoas de uma maneira especial

A motivação é um alimento mental que visa animar o lado psicológico das pessoas no sentido delas alcançarem a meta programada. Quando nos dizem que a motivação vai embora com o palestrante, na verdade, não estão falando de motivação, mas de uma palestra “oba-oba”, onde o que se leva é uma mensagem do tipo “não podemos desistir” ou “tudo vai dar certo”. Situações como essa reforçam a falta de uma reflexão motivacional para acompanhar o sujeito ao longo de sua vida. Motivação é mais do que isso, motivação é encontrar motivos para realizar determinada ação, motivação é atitude.

Uma palestra motivacional é antes de tudo uma palestra alegre, mas não uma palestra sem conteúdo. Logo, o maior benefício está ligado ao tema de interesse dos participantes. Toda palestra de motivação precisa levar aos indivíduos conteúdos que os possibilitem potencializar seus reais motivos pessoais e profissionais. E isso acontece tanto no corpo funcional como na vida profissional, quando o indivíduo se torna capaz de olhar para o seu interior e perceber que ali há muitas sementes esperando para germinar.  

Link relacionado 🗣 Como melhorar o atendimento e aumentar suas vendas

  1. Possibilita-nos aprender verdadeiramente a amar aquilo que fazemos.

Quando alguém faz o que gosta, dizemos que ela é mais feliz. Penso que precisamos ir mais além do que simplesmente gostar, pois só o amor nos impulsiona verdadeiramente às pessoas e sonhos. Imaginemos o que teria sido de nós se quem nos criou não nos amasse? Possivelmente teríamos sido abandonados ou teríamos morrido.

Palestra de motivação não é palestra de enganação e não está fora de moda. Um bom profissional expressa amor não só pelo seu ofício, mas também para as pessoas com as quais convive e trabalha.

Sabemos que agimos muito motivados pela dor, pela alegria, mas o verdadeiro serviço e entrega acontece no amor. E quem ama vai bem mais além do que aquele que gosta, pois quem apenas gosta do que faz, para de fazer quando perde o gosto.

O amor como regra de reciprocidade (o ato de dar e receber), ou seja, o que é bom para mim também deve ser bom para o outro é uma força poderosa e que nos harmoniza com a jornada profissional e da vida. Confira abaixo um trecho do vídeo sobre amor.

Motivação é mais do que show de frases de efeito e pensamentos positivos, mas de pensamentos proativo. Mesmo em estado de fraqueza se olhamos para o que desejamos podemos nos levantar e caminhar na sua direção.

Deixar as pessoas mais alegres no momento de um evento, de modo que elas possam aproveitar melhor os temas de toda programação também é uma das funções de uma palestra motivacional.

 


[1] Cherry, K. O que é autoestima na Psicologia? Definição. Disponível em: < http://psicoativo.com/2016/07/o-que-e-autoestima-na-psicologia-definicao.html>. Acesso em 11 de julho de 2018.

[2] Ministério da Saúde. Desmaio: tratamentos e causas. Disponível em: https://www.minhavida.com.br/saude/temas/desmaio>. Acesso em 11 de julho de 2018.