O Município de Peritiba, em Santa Catarina, esteve comemorando seus 55 anos de emancipação política e administrativa em uma semana repleta de eventos e atividades para toda a comunidade. Entre elas, foi realizada uma palestra motivacional para os agricultores e agricultoras com o Palestrante e Instrutor na Agricultora Profº Ainor Francisco Lotério, abordando o tema “Os Desafios do Campo: Motivação, Sucessão e Prosperidade”.

Confira mais vídeos referente a esse dia > Encontro de Agricultores em Peritiba

Conectados com a cooperação e com a natureza, Ainor iniciou sua palestra apresentando alternativas de como enfrentar os desafios atuais para aqueles que vivem da agricultura. Causados por uma série de mudanças vividas pelo campo nos últimos anos, os desafios convergem para uma gestão da propriedade através de um planejamento e boa administração do negócio rural. Assim, Lotério apontou para um recomeço da agricultura a partir de cada envolvido e de suas propriedades, em vista do desenvolvimento econômico, do bem estar da população e do comprometimento ambiental.

Veja também > SC Rural beneficiou 27 famílias de produtores de leite em Peritiba

Diante disso, coube questionar o público sobre qual seria a melhor solução para a lavoura. O Professor destacou cinco pontos fundamentais para responder esse questionamento. O primeiro deles é a aplicação de uma política agrícola articulada, onde se mantém o foco no atendimento ao agricultor e sua propriedade, evitando o desperdício. Um segundo ponto explanado como estratégia para o país seria a consideração da atividade rural como fundamental para o avanço e crescimento socioeconômico. O terceiro ponto está ligado diretamente com a questão ambiental, promovendo uma visão sustentável e respeito ao meio ambiente. O quarto levantamento aprontado pelo Instrutor é uma preocupação com a sucessão na propriedade, onde se deve incentivar e investir em formação para as lideranças, melhorando a organização e administração do campo. Por fim, é preciso construir uma nova geração de empreendedores rurais através de uma organização solidária e evolução profissional dos agricultores e agricultoras. 

Com dinâmicas, interação e bom humor a palestra foi um sucesso. Contou também com a presença da Exma. Sra. Prefeita Neusa Klein Maraschini, o Secretário da Agricultura Sr. Vanderlei Carlos Bourckhardt e os extensionistas da Epagri Sr. Carlos Dirceu Horn e a Sra. Vania Franciele Sander. Após a palestra foi servido um delicioso café de confraternização entre os agricultores.

Mais informações: Exma. Sra. Prefeita Neusa Klein Maraschini; Vanderlei Carlos Bourckhardt (Secretário da Agricultura) (49) 3453 1122 | (49) 99935 4475; 
Seiva DG (47) 3365 0264 | WhatsApp (47) 99976 4211.