Marcando os 63 anos de existência da Coopermil, foi promovido um ciclo de palestras sobre Sucessão Familiar Compartilhada. Os eventos para as famílias associadas e as integrantes do Programa de Educação Social da Cooperativa, aconteceram em cinco municípios de atuação: Santo Cristo, Santa Rosa, Tuparendi, Giruá e Cândido Godói, no Estado do Rio Grande do Sul.

Visando conscientizar e motivar a base familiar para o planejamento e exercício da sucessão, o responsável na construção do conhecimento junto ao público foi o Instrutor e Professor Ainor Francisco Lotério. O tema abordado “Sucessão Familiar Compartilhada: Fortalecendo Gerações” trouxe forte o conceito de partilha e sucessão. Entrando nos ambientes com um alforje, conforme a imagem ao lado, Lotério iniciou sua reflexão valorizando o compartilhamento de experiências, conhecimento e do próprio patrimônio familiar. Para ele, não dá mais para continuarmos assistindo a debandada da juventude do campo como se fosse normal, pois os jovens são as sementes de sucessão para a agricultura familiar e o agronegócio. No entanto, mais do que a preocupação das cooperativas, como o caso exemplar da Coopermil, com projetos de conscientização, motivação e planejamento da propriedade, a estruturação de políticas públicas de acesso à terra e o apoio forte de todas as forças representativas do setor devem ser constante, conclui o engenheiro agrônomo.

Veja também
Coopermil finaliza com Sucesso palestras sobre Sucessão Familiar Compartilhada

Temas de palestras para o Cooperativismo
Temas de palestras para a Agricultura

Confira mais vídeos das palestras realizadas > Palestras sobre Sucessão Familiar Compartilhada

Esse roteiro de palestras teve como objetivo “despertar nas famílias um novo olhar sobre a sucessão familiar, e também se sentirem mais fortalecidos para que possam buscar alternativas de realizar este processo dentro de suas famílias, para que os jovens também possam permanecer no meio rural e dar continuidade no trabalho do campo e na propriedade familiar.” (Fonte: Coopermil).

Além da “Sucessão Familiar Compartilhada” em si, também foram “abordados temas sobre cooperativismo e espirito familiar fortalecendo gerações, pois todo o trabalho cooperativo inicia a partir do envolvimento familiar de todas as gerações. Este envolvimento das famílias tem potencial para gerar um impacto gigante na atividade familiar, oxigenando e trazendo novo fôlego para que todos possam permanecer no campo e na atividade, com produtividade e rentabilidade”, conforme comentou Iriceu Uhlmann, coordenador do trabalho, ao lado de Neca Bao, Patrícia Spielmann, Diretoria, Conselheiros e Gerentes. (Fonte: Coopermil).

Veja o trabalho realizado com as Mulheres
💁 Mulher Cooperativista: Prazer de Existir e Alegria de Viver em 
Equilíbrio

Confira abaixo as fotos dos eventos.

Santo Cristo, RS.

Veja também Coopermil inicia roteiro de Palestras

Santa Rosa, RS.

Confira Palestra de Sucessão Familiar em Santa Rosa

Tuparendi, RS.

Veja o link Palestra em Tuparendi sobre Sucessão Familiar

Giruá, RS.

Veja mais Palestra sobre Sucessão Familiar Compartilhada

Cândido Godói, RS.

Confira Coopermil finaliza com Sucesso palestra sobre Sucessão Familiar Compartilhada

Antes de dar início ao roteiro de palestras, na tarde do dia 27 de agosto, o Instrutor Ainor participou da Reunião do Conselho de Administração da Coopermil. Expôs para toda a equipe (Conselheiros e Diretoria) o tema a ser abordado nos encontros.

No dia 29/08 aproveitou para visitar o local de fundação da cooperativa. Veja um pouco desses momentos nas fotos abaixo e você pode conferir o nascimento e história da Coopermil nesse link > Acreditando e Investindo nessa Terra.

Mais informações:  Iriceu Uhlmann (55) 3511 9400 | Neca Bao (55) 99949 4314.
SeivaDG (47) 3365 0264 | WhatsApp (47) 99976 4211.