O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Mato Grosso (SEBRAE-MT) em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura de Juína, MT, esteve promovendo o 4º Encontro Nosso Leite. O evento tem o compromisso com os pequenos negócios do campo, buscando motivar e valorizar o produtor sobre a importância da sucessão familiar e fortalecer a cooperação na agricultura.

Confira mais vídeos do evento no link 🐄 Ainor Lotério no 4º Encontro Nosso Leite

Para marcar o evento com uma palestra diferenciada, o Professor e Instrutor no Cooperativismo e na Agricultura, Ainor Francisco Lotério, ministrou o tema “Valorização do Produtor de Leite e o Poder do Cooperativismo”. No encontro, além dos produtores rurais também estavam presentes alunos e professores do Instituto Federal de Mato Grosso, campus Juína.

O caminho foi longo para chegar até o local da palestra, mas a recompensa foi de gratidão. A equipe do Sebrae recepcionou com maestria e profissionalismo o Professor Ainor,  proporcionou um ambiente para a construção do conhecimento – na agricultura e no cooperativismo – agradável, propositivo e desafiador, que o fez se sentir em casa e muito valorizado em seu trabalho.

Separamos abaixo alguns vídeos e fotos que mostram um pouco a saga que o Instrutor fez

Confira os vídeos: 🛩Palestrante Ainor Lotério a caminho de Juína/MT

Ainor falou em sua palestra sobre as dificuldades enfrentadas no campo nos dias de hoje, apresentando uma reflexão a respeito do êxodo rural, da urbanização e do futuro do agronegócio. Um conteúdo voltado exclusivamente para as famílias produtoras, estimulando para a busca por capacitação de maneira cooperativa a fim de fortalecer o planejamento e a administração na gestão da propriedade.

Outros assuntos importantes abordados pelo Palestrante foram: sucessão familiar, os princípios do cooperativismo e o despertar do potencial humano para o empreendedorismo cooperativo. De maneira mais sucinta, segundo Lotério, é preciso voltar a falar de cooperação com base nos valores do campo. Os ideais cooperativistas (veja os 7 princípios do cooperativismo) aplicados à agricultura, se atualizam a cada dia, promovendo sempre uma nova visão sobre a construção de sucessores para a atividade rural.

Veja também
👩‍🌾👨‍🌾 Cooperativismo com Espírito Familiar: Fortalecendo Gerações
🌱🌿 Centro Sebrae de Sustentabilidade

Também inserido no Encontro teve o VIII Torneio Leiteiro do assentamento Iracema, com o objetivo de aproximar os produtores de leite e fortalecer a cadeia produtiva da região.

O trabalho desenvolvido enriquece e aproxima cada vez mais as famílias na valorização de suas atividades no campo. Vivendo em tempos onde o pequeno agricultor é desmotivado pela máquina capital, redescobrimos sua importância e seu valor para a sociedade atual.

Mais informações: Luis Carlos Marcon Dalsasso (66) 3566 3421 | (66) 99671 5631; Celson Gonçalo da Silva (66) 3566 3421; Josemar Farias de Albuquerque (66) 99670 1985.
Seiva DG (47) 3365 0264 | WhatsApp (47) 99976 4211.