Por Ainor Francisco Lotério

Um mundo marcado pela velocidade das mudanças tecnológicas atinge diretamente o campo do comportamento humano. Diante das transformações na forma com que as pessoas tem se relacionado nos dias atuais, faz-se necessário uma releitura do papel do líder no ambiente profissional.

Existiu um tempo onde a liderança era exercida através de uma autocracia, onde a firmeza da imposição das ordens trazia ótimos resultados. Apesar de ainda existirem alguns líderes assim, com a mudança no comportamento humano esse modelo se enfraqueceu, diminuindo sua eficácia e abrindo o cenário para o novo líder.

Mas, quem é esse novo líder?

Uma característica fundamental para o sucesso na liderança é a arte de perguntar. Durante o período clássico da Filosofia, Sócrates intimidava seus seguidores lhes fazendo perguntas, a fim de construir o conhecimento por meio da investigação e do diálogo.

Quando o líder avança para o campo do questionamento, abandonando o papel daquele que dá ordens do quê e como fazer, ele estimula os liderados a pensarem. Essa atitude auxilia no desenvolvimento de uma visão estratégica no ambiente profissional e favorece na promoção da criatividade. Logo, percebemos que a equipe não segue mais instruções prontas, mas sofre o impacto de uma reflexão que a impulsiona a pensar.

Confira abaixo um vídeo que preparamos para você que está buscando motivar seus liderados.

Segundo Norman Schwarzkopf, “a liderança é uma poderosa combinação de estratégia e caráter. Mas se tiver de passar sem um, que seja estratégia”. A frase do General nos chama a atenção para alguns atributos básicos no exercício da liderança. Além do caráter testemunhado através de atitudes éticas, o líder deve cultivar em si a humildade nas relações interpessoais. Podemos traduzir isso como o respeito pelos outros, pelos liderados. A humildade com o poder de inspirar e atrair contribui para desenvolver relações consistentes na vida profissional, auxiliando na superação de conflitos em momentos de crise e colaborando para a participação efetiva de toda a equipe.

A palavra líder tem em sua grafia o “ide”, portanto, o líder é aquele que vai de encontro ao outro, que tem dentro de si a disposição para agir e conduzir as pessoas para uma situação ou resultado melhor do que aquele em que se encontram.

A liderança é uma habilidade a ser treinada para o sucesso, que exige constantemente a capacidade de caminhar com os liderados na busca de bons resultados. Pensando nisso, elaboramos abaixo alguns pontos que podem lhe ajudar a melhorar o espírito de liderança.

Todo líder deve ter a capacidade de:
РInfluenciar seus liderados de maneira ̩tica e positiva;

РManter o ̢nimo e desenvolver habilidade para motivar sua equipe;
– Ser persistente e acreditar no potencial dos colaboradores;
– Preparar-se para as mudanças em sua área de atuação, buscando conhecimento e vivendo experiências que contribuam positivamente para o crescimento pessoal, profissional e de toda a equipe;
– Sensibilizar as pessoas através do diálogo e das atitudes para cada momento em que se encontram;
РConstruir um planejamento estrat̩gico adequado para sua equipe, conscientizando e estimulando cada componente para o comprometimento com os resultados esperados.

O líder de sucesso é uma pessoa atenta às mudanças e antenada às tendências do mercado. Muito mais do que faziam os líderes do passado, o líder de hoje está sempre em busca de desenvolvimento e aprimoramento profundo da sua capacidade de estabelecer uma comunicação eficaz com seus liderados, o mercado e a sociedade.

Quando lemos que “a liderança é a capacidade de conseguir que as pessoas façam o que não querem fazer e gostem de fazê-lo” (Harry Truman), entendemos que liderar com sucesso é fazer com que as pessoas encontrem motivos na realização de suas atividades diárias, a ponto de estenderem isso para o sentido da vida.

Finalmente, o líder de sucesso sabe que a esperança é um sentimento arrazoado de emoção que temos, de que o amanhã será melhor do que o hoje.

O líder de verdade conhece a esperança de perto e desperta esse sentimento consciente em seus liderados. Ele tem planos e os segue com responsabilidade e reflexão crítica, analisando as melhores oportunidades para contribuir com o crescimento da empresa ou instituição.  

Veja também
– 🔌 Os 7 benefícios de uma palestra motivacional 
– 🚀 Turbine sua equipe de trabalho e obtenha excelentes resultados