O Professor e Instrutor no Cooperativismo, Ainor Francisco Lotério, esteve ministrando uma palestra para associados, dirigentes, colaboradores e familiares do Sicoob do Vale Rio Crixás. O evento aconteceu no município de Santa Terezinha de Goiás (GO) em parceria com o Serviço de Aprendizagem no Cooperativismo do Estado de Goiás e com o Sebrae.

O tema explanado pelo Palestrante foi “Cooperativismo – Cooperado e Cooperativa: ambiente de valores, princípios, deveres e direitos”. A conversa sobre cooperativismo teve como objetivo estreitar os laços entre o cooperado e a cooperativa, motivando todo o público na busca para alcançar resultados positivos. 

O Instrutor entrou no ambiente da palestra fazendo um “verão cooperativo”. Parafraseando a música As Andorinhas (conforme você pode conferir no vídeo ao lado), Ainor animou com sua maneira dinâmica e de fácil compreensão na apresentação do tema. Dentre os assuntos abordados durante o momento, Lotério falou sobre o conceito, a história e evolução do cooperativismo. Seu nascimento em 1844 em Rochdale na Inglaterra iniciou com o nome “Sociedade dos Probos Pioneiros de Rochdale”, onde elaboraram princípios e valores consolidados pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI) no ano de 1895.

Aproveite para assistir no link abaixo o vídeo do Palestrante compartilhando um pouco de conhecimento cooperativo 👇
🌐 O Cooperativismo e sua Doutrina: Direitos e Deveres

Veja também
👍 Sicoob Valo do Rio Crixás promove palestra sobre a importância do Cooperativismo
📽 Vídeos da palestra e da viagem até Santa Terezinha de Goiás

Foi através da explanação dos princípios cooperativistas que o Professor apresentou as diferenças entre sociedade mercantil e sociedade cooperativa. Da mesma forma, esclareceu o que significa cada princípio com o intuito de fortalecer o vínculo dos cooperados e colaboradores com a cooperativa. Ainor também fez algumas reflexões sobre o cooperativismo na atualidade, sua importância para a sociedade e para a vida de quem faz parte.

Com uma metodologia interativa, a palestra contribuiu para o aprimoramento do conhecimento do público sobre o cooperativismo. O violão nas mãos do Palestrante e a disposição do público na construção do conhecimento foram fundamentais para o crescimento e enriquecimento de todos os envolvidos.

Confira o nosso artigo 💡 Cooperativismo: na base dos seus princípios estão os seus valores

Mais informações: Ludimila  Cunha (62) 3365 2874 | (62) 98470 2757; Adão José dos Campos (Presidente do Sicoob) (62) 98118 6516; Deusdete Grassi da Costa (Gerente PA Sicoob) (62) 3339 6009.
Seiva DG (47) 3365 0264 | Whatsapp (47) 99976 4211.