No ano de 1990, em Itajaí, SC, foi criado o Festival de Terno de Reis na Paróquia São Pedro Apóstolo. Fundado pelo Padre Salesiano Ivo Petry e por moradores das comunidades de Itaipava, Rio do Meio, Paciência e Km 12, o evento surgiu com o objetivo de preservar a cultura de Terno de Reis presente nesse período natalino nas cidades do litoral catarinense e do vale do Itajaí.

Em sua 29ª edição, o Festival de Terno de Reis aconteceu na comunidade de Itaipava e reuniu grupos das cidades próximas. Entre eles o Grupo Estrela Guia de Navegantes, Louvores Divinos de Blumenau, o grupo Nossa Senhora da Penha, do município de Penha, a dupla Rei e Davi da Barra Velha, os grupos Sonho Natalino, Família Rosa e Cantores da Paz de Itajaí, o Terno de Reis de Camboriú e a Família Dias também de Blumenau, que encerrou o Festival como pode ser visto nesse vídeo: Encerramento com a Família Dias.

Apresentando o evento cheio de alegria e espiritualidade, o Professor Ainor Francisco Lotério motivou o público e conduziu o festival apresentando os grupos, puxando algumas músicas no improviso com os cantores, fazendo reflexões a respeito da tradição e da palavra de Deus.

Confira mais vídeos dessa noite festiva 🎥 29º Festival de Terno de Reis

Essa é a terceira vez que o Palestrante tem o prazer de participar do Festival como apresentador. A convite do amigo Marcelo Zermiani, organizador do evento ao lado de Tarcísio Simas, aceitou fazer parte desse momento tão especial para a tradição cristã e para a cultura da região.

A tradição tem origem portuguesa e é baseada na história bíblica da visita dos três reis magos ao Menino Jesus. Conta a narrativa que os reis Baltazar, Melchior e Gaspar saíram em peregrinação para encontrar o Menino Jesus no dia 25 de dezembro e o teriam encontrado no dia 06 de janeiro, data em que se celebra na tradição cristã o Dia de Reis.

Veja também
🌟 É Terno de Reis com Ainor Francisco Lotério
🎼 Família Dias leva emoção e fé no Terno de Reis

As datas foram fixadas pela Igreja Católica, inicialmente com o Natal no ano de 354 e dois séculos depois foi estabelecido o dia de comemoração da folia de Reis. Segundo a tradição, os festejos acontecem entre o dia da natividade do Senhor até o Dia de Reis. Em algumas regiões é comum que um grupo de pessoas saia pelas ruas cantando em forma de versos visitando as casas das pessoas, levando a mensagem do nascimento do Salvador.

Um dos lugares onde se mantém a cultura e tradição dessa festividade é no litoral de Santa Catarina. Uma região colonizada em sua maioria por portugueses, italianos e alemães, que zelam pela motivação natalina através do Terno de Reis.

O evento contou com a colaboração de empresas privadas e representantes individuais através de patrocínios que ajudaram para que o Festival acontecesse. Também teve o apoio da Paróquia e da comunidade local que fortaleceram ainda mais essa belíssima tradição.

Mais informações: Marcelo Zermiani (47) 3346 5190 | (47) 99985 5831; Tarcisio Simas (47) 99619 9236
Seiva DG (47) 3365 0264 | Whatsapp (47) 99976 4211.