Por Ainor Francisco Lotério

A liderança positiva é essencial para o trabalho em equipe. Sobretudo, por não se tratar apenas de liderar pessoas, mas também de produzir resultados positivos através do desempenho acima da média. Com esse tipo de liderança todos os liderados se destacam, pois não é uma liderança de privilégios nem de privilegiados, mas de valorização das virtudes individuais no grupo, onde cada integrante da equipe é chamado a colocar seus dons a serviço da corporação. 

Para exercer a liderança positiva numa corporação, com eficácia, o bom líder precisa ter em mente que tudo começa nas pessoas, que o trabalho depende delas e que um ambiente positivo tem a possibilidade de gerar melhores resultados do que um ambiente negativo. Do mesmo modo, liderar positivamente é internalizar esta magia no seio da equipe e assim contagiar toda a corporação. 

Veja também
💡 Como ser um Líder de Sucesso
🔌 Os 7 benefícios de uma palestra motivacional 

Mas o que é liderança positiva?

Definitivamente, a liderança positiva é um processo que deve começar na consciência do próprio líder. Buscando desenvolver primeiro as competências e habilidades em si, despertando o líder em mim. Este que proporciona maior capacidade de trabalhar em equipe, estimula o crescimento para a autoconfiança e proatividade. Logo, aquele que deseja liderar deve primeiro ser líder de si mesmo, para depois ser líder de outros. Dessa forma, as primeiras providências a tomar são:

a) rever as próprias posturas pessoais frente ao grupo, sempre em consonância com os objetivos e metas da corporação e do mercado;

b) trabalhar de maneira harmônica e integrada com sua equipe na busca dos resultados;

c) não se descuidar de três desejos humanos: manutenção da fortuna (sucesso e êxito), busca constante da evolução (crescimento pessoal e grupal, profissional e familiar) e conquista da felicidade (realização dos sonhos e busca do bem-estar).

Se a Fortuna era a deusa romana da sorte (boa ou má) e da esperança, a liderança positiva, da mesma forma, é um processo que não pode confiar unicamente nela, mas deve buscar com positividade a evolução e o sentimento de felicidade das pessoas que compõem a equipe.

Confira 🚀 Turbine sua equipe de trabalho e obtenha excelentes resultados

A liderança positiva é aquela que vê saídas onde outros apenas conseguem enxergar problemas ou meias soluções. Bem como, é afortunada de características especiais, como visão diferenciada, conhecimento, espiritualidade, capacidade para o relacionamento, determinação e coragem.

Algumas dicas para o exercício da liderança positiva

Destacamos abaixo alguns atributos para aquele que deseja exercer a liderança positiva para o trabalho em equipe nas corporações:

• Ouvir mais do que discursar;
• Elogiar mais do que criticar, sem deixar de ser franco;
• Estimular as ações (dar “motivos para a ação” de cada um dos seus liderados);
• Expor suas idéias sempre com clareza e com a força do convencimento;
• Transmitir confiança e entusiasmo, fazendo com que cada liderado descubra o seu “Deus interior”;
• Ter visão conectada à ação;
• Ser firme nas suas posições (líder frouxo, liderado desorientado);
• Possuir competência (teórica e prática);
• Ser exemplo aos demais (o exemplo arrasta);
• Administrar o seu tempo (sua vida);
• Delegar com segurança (passar a incumbência para quem realmente vai dar conta do recado);
• Ser ponderado nas suas colocações (o desequilíbrio desagrega);
• Ter espírito de equipe (solidariedade e reciprocidade).

A liderança positiva é contemporânea e conectada à velocidade do tempo atual. Igualmente, sabe que a sociedade funciona em rede e que a equipe não pode ficar isolada dos acontecimentos da corporação e do mundo. A liderança positiva para o trabalho em equipe sabe que o conhecimento está ao alcance de todos, envidando esforços para trazê-lo ao seio da equipe.

Enfim, integridade, confiança e maturidade fazem parte do seu vocabulário.