O Palestrante Ainor Francisco Lotério ministrou uma palestra animada e com muita reflexão para os agricultores de Coronel Martins, SC. A palestra estava inserida na programação do Encontro da Agricultura Familiar que aconteceu no Pavilhão do Centro da cidade. O encontro marcou a abertura das comemorações dos 27 anos do município e contou com a participação de agricultores em amostras e classificação de bezerras. O evento foi promovido pela Prefeitura Municipal em parceria com a Epagri e o Sicoob Original do município.

Sobre a palestra

O tema ministrado pelo Professor foi “Agricultura Familiar: Sucessão e Sustentabilidade das atividades rurais”. Esse é o campo de estudo que desperta grande preocupação para os agricultores. Inicialmente por identificar muitas mudanças vividas no campo e no comportamento dos jovens em buscar outras alternativas de trabalho. Em seguida, pela necessidade de produzir uma agricultura que colabore com o desenvolvimento sustentável do planeta.

Veja também
5 dicas de como otimizar a gestão da propriedade agrícola

Encontro da Agricultura Familiar abre programação de aniversário

Pensando nisso, Ainor propôs um recomeço para a atividade rural apontando o que é preciso para o sucesso na propriedade. São eles:

  • Capacitação e qualificação
  • Valorização da família e envolvimento dos filhos no negócio
  • Reconhecimento
  • Respeito ao meio ambiente
  • Pensar grande e fazer planejamento
  • Evitar o individualismo e ser mais cooperativo

O Professor também falou sobre o sentido da existência da propriedade agrícola familiar. Segundo ele, tem como objetivo a produção de alimentos diversos. Bem como, geração de renda e sucessão, garantir o futuro da propriedade e da família. E por fim, zelar e garantir os recursos naturais através de uma atividade conectada com a natureza. 

Todo o encontro foi marcado pela troca de conhecimento, interação com o público e descontração. A palestra com os agricultores foi divertida, estimuladora e contribuiu para gerar maior valorização do campo em vista de uma agricultura sustentável.

Veja mais destaques em vídeos dessa palestra 👇

Coronel Martins, as andorinhas voltaram
Os 27 anos de Coronel Martins – Mensagem do Prefeito Ademir ao Prof. Ainor
Estamos em Coronel Martins: Café, troféus, medalhas e “futuras vacas
Agricultura Familiar é isso: comunidade e não divisão (Eng. agr. Ainor Lotério)
A felicidade está no convívio comunitário

Mais informações: Elean Balastrelli (49) 98816 2808; Marcelo Coan (49) 99904 7101.
Seiva DG (47) 3365 0264 | WhatsApp (47) 99976 4211.