Cooper A1 realiza curso para lideranças em doutrina, educação e governança cooperativista

O objetivo do curso para lideranças foi apresentar a doutrina e educação cooperativista contemporânea aos conselheiros da administração. Dessa forma, buscou-se investir no engajamento e o desenvolvimento social e econômico da cooperativa. Além disso, também teve como foco a motivação para disseminar cada vez mais a cultura e a integração dos atuais sócios e familiares no cooperativismo. O quinto princípio do cooperativismo preconiza a educação, formação e informação constante do quadro social.

O curso teve duração de oito horas em cada unidade. Assim, iniciou por Rodeio Bonito/RS, passando por Itapiranga, Descanso e Palmitos, em Santa Catarina. O prof. Ainor Francisco Lotério, engenheiro agrônomo com larga experiência em cooperativismo, foi parceiro cooperador da Cooperativa A1 em todos os eventos. Junto à parceria do SESCOOP/SC, os cursos tiveram excelente acolhida entre os associados.

Veja também Temas de palestras e cursos sobre Cooperativismo

De acordo com o Palestrante, o cooperativismo é uma doutrina, movimento ou sistema econômico de produção e distribuição de riquezas.  De forma organizada, faz negócios e fortalece a sociedade de pessoas. Nesse sentido, ele é uma doutrina ainda recente em termos históricos, pois surgiu no ano de 1844 em Rochdale na Inglaterra. O mesmo, requer constante educação dos seus membros e divulgação dos seus valores e princípios junto a sociedade.

O que busca uma cooperativa?

Uma cooperativa busca preconizar a colaboração e a associação de pessoas ou grupos com os mesmos interesses. Tendo assim, como finalidade, obter vantagens comuns em suas atividades econômicas. É considerada uma sociedade de pessoas que agem por cooperação e devem adotar o cooperativismo como uma filosofia de vida. Desse modo, não basta a atitude cooperativa se não se internalizou o que é o cooperativismo.

“Vale dizer que as cooperativas precisam, mais do que associados, cooperados e cooperadores, é de cooperativistas. Ou seja, de pessoas que saibam o verdadeiro significado dessa sociedade que juntas fazem negócios, fortalece a comunidade e obtém melhores resultados para todos. Tudo isso de maneira equitativa (proporcional à participação de cada um)”, diz o pro. Ainor.

Isso demostra que ainda há muito para ser semeado nas comunidades. De maneira especial na agricultura e nos demais ramos do cooperativismo, como agropecuário, crédito, educação, habitação, saúde, transporte, turismo, entre outros. Por fim, o curso para lideranças foi um sucesso, com um feedback positivo e motivador.

Rodeio Bonito, RS.

Itapiranga, SC.

Descanso, SC.

Palmitos, SC.

Mais informações: Eloni Rohjan (49) 3647 9000 | (49) 99162 5155.
Seiva Desenvolvimento e Gestão (47) 3365 0264 | WhatsApp (47) 99976 4211.