Por Ainor Francisco Lotério

Como incentivar os agricultores? Inicialmente, é bom lembrar que ser agricultor é trabalhar com o mais valioso dos bens, a terra e seus recursos naturais. Tudo isso faz parte do cultivo das propriedades rurais, sobretudo, da agricultura familiar. Nesse ramo, o empreendedorismo só está presente em quem se dedica às causas do campo, da fazenda ou do sítio. Enfim,  está presente naqueles que abraçam o meio rural sem restrições.

O novo empreendedor do campo é aquele que possui uma alma cabocla e o coração sertanejo. Onde o amor e reconhecimento pelas atividades agrícolas estimulam para o aperfeiçoamento de seus negócios. Pensando nisso, surge o seguinte questionamento: Como incentivar os agricultores a desenvolver o empreendedorismo? É isso que vamos responder no decorrer desse artigo.

Quem é o empreendedor do campo?

Quem planta seus males espanta

Hoje, a agricultura é sinônimo de planejamento, gestão, leitura de mercado e sustentabilidade. Desse modo, para o agricultor, é preciso buscar constantemente novas alternativas de produção para o sucesso da propriedade.

O agricultor empreendedor é aquele que através do poder de visão busca novas alternativas para sua propriedade. Por exemplo, atuar com produção diversificada ou investir em tendências como a produção de orgânicos. Outras alternativas são as redes de produção cooperativa e buscar soluções tecnológicas que agreguem valor ao produto e à propriedade.

Veja também
5 Dicas para otimizar a gestão da propriedade agrícola
Como envolver os filhos na propriedade rural

O empreendedorismo mora naqueles agricultores que possuem uma visão para além da situação. O agricultor empreendedor é aquele que soma envolvendo outras pessoas nos seus negócios.

Mas como fazer isso tendo que operar o trator, alimentar os animais, aplicar os insumos nas lavouras, adotar tecnologias modernas, em cada caso e em tempo certo?

Não há um grande segredo, mas algumas atitudes fazem a diferença. Nesse sentido, temos a observação atenta às mudanças constantes do mercado e busca de conhecimento que integre o trabalho real ao meio virtual. Também é preciso ter paciência, confiança e trabalho duro.

Então, como fazer com que o trabalho rural se torne um lugar de criatividade, geração de renda, vida de qualidade e felicidade?

É preciso mudar para empreender

Os verdadeiros empreendedores já perceberam que a agricultura é altamente tecnológica e inovadora.  Dessa forma, separamos no quadro de imagens abaixo algumas atitudes que podem lhe ajudar a desenvolver o espírito empreendedor.

Por fim, essas foram nossas dicas de como incentivar os agricultores a desenvolver o empreendedorismo. Espero que tenha gostado. 

Até a próxima!