A parceria cooperativa e conhecimento do Instrutor Ainor Lotério ao lado da Cooperja é de longa data. Como resultado, ministrou o curso sobre cooperativismo para novos associados da Cooperativa. Os eventos foram realizados em parceria com o SESCOOP/SC e aconteceram nas cidades de Praia Grande e Jacinto Machado, Santa Catarina.

O tema ministrado pelo Palestrante foi “Cooperativismo: Doutrina e Educação Protagonista”. Nesse sentido, Ainor levou algumas estratégias para fortalecer a cooperação com os cooperados. Consequentemente, destacou o dever da identidade, a coragem da alteridade e a sinceridade nas ações. Dessa forma, consegue-se desenvolver uma atitude cooperativa mais eficiente para a vida do cooperado e para o corpo da cooperativa.

Além de levar os conceitos fundamentais do cooperativismo, o Instrutor também ressaltou a importância da comunidade. Segundo ele, o sucesso de uma cooperativa se funda nas relações interpessoais. Entretanto, é por meio dessas relações que as pessoas encontram razões para cooperar. Assim, acontece o processo de construção de um ser solidário e comunitário.

Lotério, então, promoveu a cultura cooperativista alicerçada nos princípios e valores do cooperativismo, alinhados à missão e visão da Cooperja. Dessa maneira, é através dos ideais que a cooperativa se torna essencial para as famílias associadas. Afinal, uma cooperativa surge e se fortalece conforme seu engajamento na comunidade que faz parte e nos benefícios que leva para as famílias dessa comunidade.

Praia Grande, SC.

Jacinto Machado, SC.

Informações: Janaina Cibien (48) 3535 6039; José Almery Padilha (Coordenador Técnico da OCESC) (48) 3878 8818.
Seiva DG (47) 3365 0264 | WhatsApp (47) 99976 4211.