O Instrutor no Cooperativismo, Ainor Lotério, conduziu as mulheres da Cooperativa Auriverde para um passo além na participação da cooperativa. Foram dois dias de cooperação e troca de energia incríveis no módulo “Organização do Quadro Social – OQS”, em Cunha Porã/SC. Este, faz parte do Programa Mulheres Cooperativistas, promovido pelo SESCOOP/SC em parceria com as cooperativas associadas.

Veja também
Vídeos das atividades desenvolvidas no Curso
Conheça a necessidade de Organização do Quadro Social nas Cooperativas

Sobre a OQS

Toda a organização só será forte se tiver como base a educação cooperativista. Nas cooperativas, sempre foi importante que todas as ações grupais estivessem embasadas nos princípios da cooperação, ou seja: nas eleições, na renovação de lideranças, na tomada de decisões, no restabelecimento do tempo de mandato, etc. Da mesma forma, deve-se adotar esta ação para com o quadro associativo e funcional, pois de nada adiantaria ser externamente uma cooperativa e internamente uma empresa capitalista como qualquer outra.

Os resultados de cooperativas de sucesso sempre demonstraram a necessidade da adoção de uma política sistematizada de educação cooperativista, visando, em particular, a formação de lideranças cooperativistas. A sobrevivência dessas organizações pressupõe a construção de um modelo de gestão, no qual a organização do Quadro Social é crucial.

Foi pensando nisso, que durante este módulo, todos os momentos foram cuidadosamente preparados. Tendo assim, como objetivo, o real engajamento das mulheres para a formação do núcleo feminino.

Para isso, a metodologia utilizada pelo Professor Ainor foi um diferencial para o curso.  Tiveram trabalhos em grupo, dinâmicas, estudos de caso e, sobretudo, um conteúdo rico, profundo e cooperativo.

O módulo foi encerrado com 100 % de adesão das mulheres para a organização do quadro social. Dessa forma, o papel e importância das mulheres para a manutenção da cooperativa e da comunidade é essencial. Assim, aumenta-se a autonomia da mulher dentro do sistema cooperativo, favorecendo para uma maior integração dos associados com a cooperativa.

Mais informações: Patrícia de Souza (SESCOOP/SC) (48) 3878 8823;  Larissa Dessoy (49) 3646 3735 | (49) 98816 0969; Daniel Ferrari (Vice-presidente da Cooperativa) (49) 99136 5684.
Seiva DG (47) 3365 0264 | WhatsApp (47) 99976 4211.