O Palestrante Ainor ministrou uma palestra sobre sucessão familiar na cidade de Paragominas, no Pará. O evento foi uma realização da Cooperativa Coopernorte para a juventude e seus familiares associados. Assim, teve como objetivo fortalecer a sucessão familiar e proporcionar uma maior compreensão sobre o cooperativismo.

O tema “Sucessão familiar no Agronegócio: fortalecendo gerações” faz parte da vida do Prof. Ainor. Com expertise em cooperativismo e no trabalho com os jovens, ele propôs novas reflexões sobre o conteúdo.

Veja também O nosso evento foi Sensacional

Sobre a palestra

Inicialmente, esquentou a conversa falando sobre vocação. Dessa forma, introduziu o papel e representatividade dos jovens no compromisso com o agronegócio. Diante disso, fez o seguinte questionamento: Quem serão os sucessores do agronegócio e cooperativistas do futuro?

A interrogação serviu como base para falar sobre as mudanças no campo e, sobretudo, na gestão da propriedade. Nesse sentido, o Palestrante definiu a sucessão como “transferência de gestão e patrimônio entre as gerações”. Segundo ele, o que falta para as famílias no exercício da sucessão é a inserção do jovem desde cedo na gestão da propriedade. Desse modo, haverá uma maior capacidade de compartilhamento patrimonial por meio da uma relação de confiança na família.

Portanto, para que as novas gerações se interessem pelo modelo de negócio é preciso inseri-las adequadamente. Mas, como?

– Iniciando cedo o compartilhamento das funções
– Investindo em conhecimento e formação dos filhos
– Diversificação das atividades na propriedade
– Planejamento e programação
– Possuir uma mentalidade sensível e inserida dentro de cada negócio

Sendo assim, o papel da cooperativa para o sucesso desse compartilhamento é fundamental. Pois, a família fará todo o diálogo inicial para que os filhos assumam o papel de protagonistas na propriedade e, consequentemente, na cooperativa.

Confira nossos textos e artigos sobre cooperativismo

Mais informações: Bianca Stefanini Fernandes (91) 3729 5827 | (91) 99309 7126.
Seiva DG (47) 3365 0264 | WhatsApp (47) 99976 4211.