O Palestrante Ainor Francisco Lotério ministrou uma palestra de motivação sobre cooperativismo para colaboradores da Federação das Cooperativas Agropecuárias de Santa Catarina (FECOAGRO). A palestra foi realizada na abertura da SIPAT 2019 na filial de São Francisco do Sul/SC. Por se tratar de uma fábrica de fertilizantes para agricultura, Lotério, que é engenheiro agrônomo e conhece bem essa ataividade, também abordou as atitudes pessoais e cooperativas para gerar saúde e segurança no ambiente de trabalho. 

Inicialmente, foi falado sobre a necessidade de melhorar a disposição mental e corporal no ambiente de trabalho. Sabe-se que fica muito difícil a tarefa de zelar pela saúde e promover a segurança quando não há disposição.

Também foi realçada a importância de conhecer os aspectos históricos do cooperativismo e sua evolução econômica e social. Dessa forma, explanando sua abrangência e importância não só para o estado de Santa Catarina, mas para o Brasil e o mundo.

Confira Nossos temas de cursos e palestras sobre Cooperativismo
Veja também
Saiba como aproximar a família da Cooperativa
Palestra de encerramento da XX SIPAT CAAL
Uma SIPAT com Alegria e Motivação – COOPERSERRA

Definição de Cooperativismo

A definição mais conhecida pelo sistema diz que “o cooperativismo é um movimento internacional organizado, que busca constituir uma sociedade: justa, livre e fraterna, em bases democráticas, através de empreendimentos que atendam às necessidades reais dos cooperadores e remunerem adequadamente a cada um deles”.

Daí surge a importância de levar seus conceitos, princípios e valores também aos colaboradores da Filial Unidade Granuladora de Fertilizantes.

Abordando o tema “Cooperativismo: nós podemos fazer mais do que pensamos”, Ainor falou sobre a história, doutrina e educação cooperativista. Demonstrou que os Pioneiros de Rochdale, em 1844, elaboraram os princípios cooperativistas. Assim, estes foram consolidados em 1895 pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI). Até os dias atuais norteiam as ações de todo o sistema cooperativista.

Por fim, de forma reflexiva, a palestra de motivação sobre cooperativismo, além de ter uma abordagem sobre a importância das cooperativas na economia e geração de empregos, também levou dinâmicas que reforçaram a atitude e a filosofia de vida cooperativista, visando assim, reforçar o trabalho em equipe.

“Como a cooperativa é uma sociedade de pessoas, lançar mão da inteligência coletiva é o mesmo que desejar e construir a segurança de si e dos demais no ambiente de trabalho”, disse Lotério.

Mais informações: Daiane Rocha (47) 3233 0044 | (47) 99227 6611; Sérgio A. Giacomelli (Gerente Geral da Unidade) (47) 3233 0020.
Seiva DG (47) 3365 0264 | WhatsApp (47) 99976 4211.