Juventude e Cooperativismo, um casamento que dá muito certo. Foi nessa energia que o Palestrante Ainor Lotério se reuniu com os jovens da cooperativa Cotrisoja. Preocupada com o futuro das propriedades e com a participação da juventude no cooperativismo, a cooperativa organizou um encontro do Comitê de Jovens na AFUCO, em Tapera/RS.

O encontro iniciou com a palavra do Presidente José Gilberto Seibel, após foi realizada a leitura da ata do evento anterior e em seguida, o diretor Cristiano Koch apresentou os resultados da cooperativa em 2019.

Sobre a palestra

O tema explanado pelo Professor foi “A importância de ser um associado e o pode do cooperativismo na vida dos jovens”. Assim, Ainor iniciou a palestra levando o conceito de cooperativismo como um movimento internacional organizado, que busca constituir uma sociedade: justa, livre e fraterna, em bases democráticas. Nessa perspectiva, apresentou o cooperativismo como um movimento legal internacional.

Do mesmo modo, o instrutor lançou duas perguntas para os jovens responderem:

– O que eu e você podemos fazer pela cooperativa?
– O que a nossa cooperativa pode fazer pelo nosso presente e futuro?

Enquanto isso, organizou uma dinâmica para representar o poder dos jovens no cooperativismo quando agem unidos. Nesse sentido, foi abordado o sentimento de corresponsabilidade e associado com os direitos e deveres na participação dentro e fora da cooperativa. Após essas reflexões foram compartilhadas as respostas das perguntas anteriores. 

Veja também
Outras palestras para juventude e cooperativismo
Mais vídeos do Encontro do Comitê de Jovens

Além disso, foi apresentada a evolução histórica da agricultura e os impactos das novas tecnologias para a produção agropecuária. Desse modo, o Professor falou do Agro 1.0 até chegar ao Agro 4.0, onde levantou algumas expectativas e desafios dentro do cooperativismo agrícola com o avanço da 4ª Revolução Industrial.

Outro tema importante explanado foi a questão da sucessão rural. Assim sendo, foi apresentada a diferença entre herdeiro e legatário. O primeiro é aquele que recebe a totalidade ou parte da herança, mas nem sempre é sucessor. No caso do legatário, é aquele que representa um legado, ou seja, apropria-se de valores, costumes e tradições, que passam de uma para outra geração, assumindo sua missão como sucessor.

Por fim, a palestra foi um sucesso e motivou os jovens para a permanência no campo e compromisso com o cooperativismo. Para encerrar a manhã de conhecimento e cooperação, houve um almoço de confraternização e compartilhamento de conhecimento.

Mais informações: Lizandra Foletto (54) 3385 3000.
Seiva DG (47) 3365 0264 | WhatsApp (47) 99976 4211.