O Dia Internacional das Mulheres foi comemorado com uma palestra no Município de Ibiraiaras, RS. A programação foi intensa, com o tema “A felicidade está nas coisas simples da vida”. Inclusive, o palestrante Ainor Francisco Lotério, que trabalha com musicalização temática, preparou a música “A felicidade está nas coisas simples da vida, eu posso te assegurar”, conforme você pode ver nesse vídeo abaixo 👇

 

Veja também
Mais vídeos desse momento especial com as mulheres
Dia Internacional da Mulher é comemorado em grande evento

A organização preparou com muito zelo o ambiente, sobretudo, realizando uma acolhida de extrema qualidade na Comunidade rural de Nossa Senhora Aparecida. Lá, também foi realizada uma feira por parte do Grupo de Mulheres intitulado “Bruxinhas a Serviço da Vida”. O encontro contou com a parceria da Administração Municipal, Sicredi, Cresol, Pastoral da Saúde, Paróquia São José e Emater. 

Além disso, foi exposto um pouco da história da luta e do surgimento do Dia Internacional da Mulher. Abaixo segue um texto resumido:

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o “Dia Internacional da Mulher”, em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas). 

Mais informações: Seiva DG (47) 3365 0264 | WhatsApp (47) 99976 4211.