Este filme produzido pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina – EPAGRI, no qual o Professor Ainor Francisco Lotério teve o prazer também de colaborar, traz a realidade do uso de agrotóxicos na agricultura familiar. 

Com sua experiência e conhecimento na área, sempre foi um defensor da natureza e da sustentabilidade dos recursos naturais, que, inclusive, desenvolveu um pensamento genuíno intitulado Agrosofia.

Veja também Agrosofia, filosofia de vida baseada no Agro

No cenário nacional foram desenvolvidos agrotóxicos para garantir o controle de pragas que atacam as plantações. Entretanto, o uso desenfreado desses produtos químicos denuncia altos índices de intoxicação no meio rural. Nesse sentido, a comunicação no meio rural é essencial para levar informação de forma pedagógica e educativa.

Essa animação foi desenvolvida com a proposta de conscientizar os agricultores quanto ao uso controlado de defensivos agrícolas nas lavouras. Assim, voltado para crianças no meio rural, o vídeo tem o compromisso de incentivar os pequenos a cobrar dos pais uma mudança de comportamento.