A PAZ NA FAMÍLIA E EM CADA UM DE NÓS – “COM TRANSPARÊNCIA, ANDAREMOS NA LUZ DO SENHOR” – Seminário Arquidiocesano do Movimento de Irmãos.
Foram palestras promovidas pelo Movimento de Irmãos, um movimento de serviço pastoral e prestação de serviços na formação de casais. O que não diz respeito apenas ao “rezar, cantar, refletir, mas ao agir concretamente no seio da comunidade, fazendo um investimento no fortalecimento da relação conjugal, o matrimônio e o convívio familiar.
A PAZ NA FAMÍLIA E EM CADA UM DE NÓS exige transparência e força de vontade para implementar essa verdade na existência cotidiana.
Uma busca nos dicionários sobre a paz nos aponta para a “relação entre pessoas que não estão em conflito; acordo, concórdia, enfim, uma relação tranquila entre cidadãos; ausência de problemas, de violência entre pessoas, famílias, comunidade, nações.”
Olhando na grande mídia, vemos as grandes violências urbanas, as guerras, enfim, gente matando gente por razões banais. Um justifica a sua ira, outro não dá explicações e uma série de estudos comentando até com certa normalidade a violência espalhada nas ruas e a falta de paz em toda parte. Para alcançarmos a paz, é melhor começar já no trabalho, na mente, no coração, dentro do lar.
Alcançar a paz no mundo só é possível se todos fizermos a nossa parte pensando no todo, pois só quem pensa no todo produz ações com envergadura maiores que a circunferência do seu umbigo. A paz é uma tarefa de cada um e missão da comunidade, que começa nas atitudes e comportamentos de cada momento vivido.
O objetivo para o Desenvolvimento Sustentável preconiza, segundo os ODS da ONU: Paz, Justiça e Instituições Eficazes que pressupõe, entre outras, as seguintes metas:
- Reduzir a violência e mortalidade relacionadas.
- Acabar com abuso, exploração, tráfico e todas as formas de violência contra crianças.
- Promover o Estado de Direito e garantir a igualdade de acesso à justiça.
- Diminuir fluxos ilegais financeiros e de armas e combater o crime organizado.
- Reduzir a corrupção e o suborno em todas as suas formas.
- Desenvolver instituições eficazes, responsáveis e transparentes – tais como governos, organizações governamentais ou não, instituições sociais ou de solidariedade.
- Garantir a tomada de decisão responsável, inclusiva, participativa e representativa em todos os níveis.
- Assegurar o acesso à informação e proteger as liberdades fundamentais.
- Promover e fazer cumprir leis e políticas não discriminatórias.
O QUE FAZER PARA VIVER A VIRTUDE DA TRANSPARÊNCIA?
Vivemos tempos hodiernos e em cidades grandes, tempos confusos e achismos por toda parte, corações pequenos e compreensões reduzidas pela ansiedade e correrias.
Para se viver com transparência, é necessário compreender o conceito e viver sua prática, pois ser transparente é caminhar com uma virtude que impede a ocultação de alguma vantagem, fraqueza ou miséria pessoal, não exagera, não inventa vantagens e desvantagens. É também a capacidade de nos apresentarmos diante do outro como realmente somos.
Responder a essa questão aos olhos da fé exige um pensamento mais aprofundado do que nas coisas mundanas. Principiamos por uma citação das escrituras sagradas, onde Deus disse: “Das trevas resplandeça a luz”. O que sentimos, e novamente lembro do olhar da fé, é que “Ele mesmo brilhou em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo”, conforme está citado em 2 Cor 4, 6.
Ser transparente é deixar se ver pela luz da verdade, o que procuramos caracterizar nas telas com gravuras, fotos e textos a seguir:
Como cada trabalho nosso é preparado e personalizado de acordo com o perfil do público alvo, tema e objetivos, a fé não foge a essa tríade.
Conheça algumas palestras assemelhadas:
·Preleção – “O PODER DO PERDÃO” – MOVIMENTO DE IRMÃOS – Balneário Camboriú-SC
·Palestra – TODOS IRMÃOS NA CASA COMUM:
ESPIRITUALIDADE SINODAL – Encontrão do Movimento de Irmãos – São José-SC
·Palestra “FAMÍLIA: UM PROJETO DE VIDA A DOIS” – Encontro de Casais do Movimento de Irmãos com Café Romântico – Mirim Doce-SC
·Palestra Cristã para casais do Movimento de Irmãos
·Palestra para Casais no Encontro do Movimento de Irmãos
·Motivação e Fé – Palavra e Direção – Movimento de Irmãos (Camboriú – SC)
·A MORALIDADE DOS ATOS HUMANOS (Movimento de Irmãos de Camboriú)
·Palestra – A RETOMADA DOS COMPROMISSOS COM DEUS E OS IRMÃOS – Reencontrão do Movimento de Irmãos.
·“DE HOJE EM DIANTE SERÁS PESCADOR DE HOMENS!” (Encontro do Movimento Obra Nova Casais – Camboriú-SC)
·Palestra: “Eis que faço novas todas as coisas” – Encontro de Pastoral Familiar e Comunitária- Florianópolis
·Palestra: LIDERANÇA COMO MISSÃO CRISTÃ NO CAMINHO E A CAMINHO.
·Palestra em Encontro Familiar/Cristão: TEMOR DE DEUS COMO UM DOM DO ESPÍRITO SANTO.
·A IMPORTÂNCIA DA ESPIRITUALIDADE NA VIDA DO CASAL (CONJUGAL, PESSOAL E SOCIAL)
·PALESTRA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ESPIRITUALIDADE DO CASAL (CONJUGAL, PESSOAL E SOCIAL)
·Amor e Serviço na Construção da Felicidade (Brusque – SC)
·VIDA A DOIS “O Amor Conjugal Apoiado e Movido pelo Espírito Santo” (Camboriú – SC)
·Palestra Show/Reflexiva “VIVER E BRILHAR” para Mulheres Unidas Batistenses.
·A instituição familiar e a relação humana de familialidade (intimidade, convivência …)
·Relacionamento familiar no mundo moderno pós pandemia (Camboriú-SC)
Conheça o histórico desse esplendoroso movimento e o bem que promove no seio da comunidade não apenas religiosa, mas da sociedade como um todo na postagem Movimento de Irmãos – Histórico – Coordenação Arquidiocesana de Florianópolis.