O encontro foi organizado pelo Movimento de Cursilhistas de Camboriú, na Comunidade de Areias, procurando entender e praticar de modo harmonioso a relação que á entre pessoas e integrantes duma família.

Um bom relacionamento se desenvolve quando há confiança, empatia, respeito e harmonia entre as pessoas envolvidas. Deve ser entendido como a cooperação basilar (origem e alicerce) para o bom desenvolvimento de todos os componentes da família.

Algumas decorrências do isolamento social causados no temo da pandemia Covid-19:

a. Relacionamento intrapessoal: o que se realiza intimamente ficou prejudicado devido aos movimentos enfraquecidos na direção do outro, onde uma sociedade mascarada pela biossegurança pode ter se mascarado também psicologicamente.

b. Relacionamento interpessoal: interessar-se e cooperar com a história da outra pessoa. Essa atitude também ficou enfraquecida pelo fato de, em muitos lares, as pessoas se enfadonharam pela convivência pouco oxigenada de novidades, onde o que se ouvia era “fique em casa” e pouco “entre no coração e na alma do outro”.

c. RELACIONAMENTO FAMILIAR: Uma família é herdada e não se pode escolhê-la. Ela pode ser fonte de conflito e felicidade, cabendo a cada um e a totalidade da família buscar o equilíbrio das relações. O tempo, as interações e o comportamento levado a efeito com naturalidade dão segurança no convívio de todos.

d. Relacionamento social: no interior de um grupo e formam a base da sociedade. No entanto, cada grupo familiar precisa internalizar a responsabilidade social, pois a comunidade é a soma das famílias, tanto dos seus benefícios quando dos problemas que dela escapam.

O Movimento de Cursilho vem investindo nessa temática, como foi o caso da Palestra Família e Modernidade – MCC (Camboriú – SC).

Temos mais “alguns pensamentos e reflexões sobre a família” que podem ser agregados à visão que demos ao tema desenvolvido.

As telas e fotos a seguir falam em textos expeditos e imagens (mesmo simples) sobre o evento, realizado num clima de distanciamento em função das medidas de biossegurança pandêmica.