Por um cooperativismo de resultado, para concluintes do programa de gestão (e profissionalização) de cooperativas e dirigentes, em Recife, Pernambuco.

“Nas palavras iniciais do Presidente do Sistema OCB/Sescoop-PE, Malaquias Oliveira, na abertura do evento, algo ficou evidente: “Cuidar dos cooperados, conhecer a doutrina e aprender mais sobre o cooperativismo enquanto movimento. A questão da Profissionalização, além da preocupação com a ampliação do número de cooperativas e de cooperados no Estado de Pernambuco”, o que me fez entender que a palestra sobre Liderança e Cooperativismo de Resultado tinha endereço certo: os participantes do ProGcoop- Edição 2021.
A palestra foi proferida para os concluintes do Programa de Gestão do Cooperativismo – Edição 2021 e dirigentes das cooperativas que participaram do Programa

O conteúdo versou sobre:

-Uma gestão eficaz está sempre atenta às mudanças à sua volta, de maneira a conduzir todo o corpo cooperativo à obtenção de resultados positivos. Assim, busca direcionar os colaboradores para um aprendizado fundamental, proporcionando uma abertura no leque do conhecimento e incentivando para uma nova visão de mundo cooperativo.

-Liderança como um valor capaz de conduzir o processo de gestão e gerar valor para os cooperados e clientes.

-Como promover uma visão comprometida do exercício da liderança com inteligência cooperativa.

-Liderança Perceptora e Comunicação Cooperativa.

-Sinais para identificar e promover boas práticas de governança e gestão em cooperativas de todos os setores e portes.

-Percebendo as mudanças e buscando resultados: como conduzir todo o corpo cooperativo à obtenção de resultados positivos.

-O fenômeno da cooperação como ferramenta de aprendizagem e desenvolvimento da sociedade.

-Mundo em transformação e educação cooperativista como uma inteligência social.

– As cooperativas precisam dar espetáculo (inovação, competitividade e qualidade).

-Razões que viabilizam empreendimento (a dupla natureza: a sociedade de pessoas e a empresa comercial) cooperativos.

-Liderança x resultados x sete princípios (ou linhas, que vão da adesão livre ao interesse pela comunidade) que orientam o cooperativismo.

Para conduzir o processo de gestão e gerar valor para os cooperados e clientes, os dirigentes, executivos, gestores de áreas e equipes técnicas das cooperativas precisam adquirir conhecimentos, competências, desenvolver processos, criar e se apropriar de ferramentas que, ao mesmo tempo em que garantem qualidade na prestação de serviços, sejam efetivas na geração de resultados, através de projetos sólidos e condizentes com as perspectivas dos stakeholders e com o desenvolvimento do negócio cooperativo.
Por isso, para acompanhar todo o processo de otimização e aprimoramento de infraestrutura e atendimento, é necessário também o desenvolvimento das pessoas que fazem a gestão do empreendimento. Por essa razão torna-se essencial a capacitação e a preparação dos gestores das áreas estratégicas e táticas para atuarem na criação, padronização e qualificação dos processos e indicadores, na gestão e redução dos riscos gerenciais, na melhoria na gestão de custos e na sustentabilidade do negócio, buscando a excelência operacional.

Atentando às necessidades apresentadas pelas Cooperativas, o SESCOOP/PE entendeu ser necessário o investimento em formações especiais que tenham como diferenciais a mesclagem de fundamentação teórica com a aprendizagem prática através de criação e implantação de soluções pelos profissionais participantes nas suas cooperativas. Com base nessas constatações o SESCOOP/PE ofertará uma Palestra sobre Liderança e Cooperativismo de Resultado para os concluintes do Programa de Formação e Preparação de Gestores de Cooperativas (ProGCoop) e dirigentes das cooperativas que participaram da Edição-2021. Essa ação tem intrínseca relação com o objetivo finalístico estratégico III que visa promover a profissionalização das cooperativas por meio da oferta de soluções de desenvolvimento humano, assim como guarda relação com o objetivo estratégico II que busca aprimorar a governança, gestão e desempenho das cooperativas por meio da oferta de soluções de desenvolvimento organizacional, e busca superar os desafios de profissionalizar a governança e gestão e qualificar mão de obra para o cooperativismo, previstos no Planejamento Estratégico e no plano de trabalho do SESCOOP/PE.