O Professor Ainor Francisco Lotério, futuro Diácono Permanente da Igreja Católica, proferiu a palestra de Motivação e Espiritualidade, no Encontro de Mulheres Café com Maria, realizado pela Paróquia São Pedro Apóstolo, no Bairro Itaipava, cidade de Itajaí-SC. 

Com acolhida, animação, oração e músicas cristãs com tema mariano, e boas vindas por parte da coordenação, o evento seguiu com a palestra e um encorpado café.
“O mundo está passando por tempos difíceis de isolamento e conflitos. Para atravessar esse deserto é fundamental compartilhar esperanças por um itinerário de verdade e vida. Essa travessia fida mais agradável com eventos como esse, onde o encanto, a espiritualidade e a fortaleza teológica da Palavra de Deus falaram alto, profundo e divino”, diz Ainor Lotério.
Mas o que queremos dizer com VAMOS TOMAR UM CAFÉ?
Pode significar: uma conversa que não tivemos, mas que deveríamos ter com alguém de nosso entorno, uma ocasião e tempo valioso e generoso para dizer o que sentimos, ou atingir o âmbito de terapia, de liberação, de espera, de tensão, de trabalho e de estudo. O certo é que todos convivem no café.
E o que queremos dizer com VAMOS NOS ALIMENTAR NA FÉ?Destacamos dois pontos dogmáticos, os quais são aceitos e vividos pelas mulheres e os devotos de Maria de Nazaré, a mãe de Jesus:
1.Na companhia de Maria, que abrimos o coração, falamos das nossas misérias, agradecemos os benefícios e planejamos a salvação com os irmãos.2.Expressar satisfação e compartilhar o caminho, a verdade e a vida de Cristo.
Há ainda o fundamento nas palavras de Jesus, quando (cf Lc  22, 19-20) Ele “tomando o pão, deu graças, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: “Isto é o meu corpo dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim. Da mesma forma, depois da ceia, tomou o cálice, dizendo: ‘Este cálice é a nova aliança no meu sangue, derramado em favor de vocês.’”, instituindo assim a eucaristia, comunhão do pão entre os irmãos espirituais.