A inteligência humana é demonstrada mais efetivamente quando nos relacionamos em comunidade. No âmbito das comunidades rurais e da agricultura sempre foi notável essa capacidade de muitas pessoas de liderarem os vizinhos, familiares etc., com o objetivo de unir for4ças e talentos na implantação de associações, cooperativas, igrejas etc. Famílias mais numerosas compreendiam isso mais facilmente na própria mesa, quando aprendiam a dividir o pouco pão entre muitos”, diz Ainor Francisco Lotério, que é palestrante e filho de agricultores familiares, tendo trabalhado por mais de três décadas com agricultura familiar.

A temática, mesmo sendo motivacional, baseou-se na essência do Cooperativismo, um movimento de pessoas que se associam com objetivos comuns, versou sobre: Cooperativismo: doutrina (filosofia de vida), Cooperação: atitude voluntária e Cooperativa: organização (sociedade de pessoas). Ideias, atitudes, condutas… que regem a forma de viver de uma pessoa ou grupo… (justiça, utopias, ideais, causas, sonhos, vocação, entusiasmo…).

No Município de São Bento do Sul há várias entidades coletivas que buscam avançar na produção agrícola e também no setor de serviços (Associação de apicultores, de agricultores, Cooperativa, Associação ligado ao turismo rural). Em comum as dificuldades do trabalho num ambiente coletivo, as burocracias a serem superadas, a dificuldade de capacitação de novos quadros e novos sócios.

Alguns objetivos visarem esse seminário, segundo o extensionista rural da Epagri, Rogério Pietrzacka: despertar a atenção dos agricultores do município para esta temática; reforçar a importância do trabalho coletivo; enaltecer as conquistas que podem advir com a organização; fortalecimento destas associações/cooperativas além de fomentar a participação principalmente de mulheres e jovens nestes espaços.
Participou mais de uma centena de agricultores e familiares de diferentes comunidades de São Bento do Sul.

 

 

A rica programação contou com palestras, ginástica laboral, testemunho de trabalhos coletivos (Apinectar, Encantos do Quiriri, Cooperativa Aprosul), almoço, motivação e momento cultural com apresentações artísticas de talentos locais.

A importância da parceria cooperativa:
Os parceiros cooperadores do evento foram: Epagri, Prefeitura Municipal, Sicoob Credinorte, Sindicato Rural, entre outros.
Um evento municipal com a abrangência de um público grande requer um trabalho conjunto de diferentes atores para desenvolver a contento a atividade. A parceira neste contexto, além de auxiliar financeiramente, também reforça a importância do trabalho coletivo, estreita laços com os diferentes atores e lideranças do segmento agropecuário local, e abre espaço para divulgação do trabalho da entidade para o público-alvo.