Uma palestra inserida na Festa do Colono e do Motorista simplesmente para reconhecer, valorizar as pessoas que labutam no campo e motivar a todos para os novos desafios que o campo apresenta.

Quem planta e cria tem que ter mais alegria. Caso não a tenha pela renda ou frustração de sabra, jamais deve ser esquecido enquanto ser humano e ser que merece ter seu valor profissional enaltecido. Tudo o que o campo produz, em termos de produtos de origem vegetal e animal, serve para todas as mesas. A agricultura, mesmo a antigas, chamada 1.0, é moderna, pois o que é orgânico é sempre moderno”, disse Ainor Lotério logo após cantar um trecho da canção Encantos da Natureza (Tião Carreiro e Pardinho: “Tu que não tivestes a felicidade/ deixa a cidade e vem conhecer meu sertão querido, meu reino encantado, meu berço adorado que me viu nascer. Este pedacinho de chão encantado/ Foi abençoado por nosso Senhor. QUE NUNCA NOS DEIXE FALTAR NO SERTÃO SAÚDE UNIÃO A PAZ E O AMOR.”

O Município de Alfredo Wagner (SC) produz uma das melhores cebolas do Brasil. O cultivo da cebola é economicam

ente muito significativo e é considerado o mais expressivo cultivo agrícola do município.

 

 

 

 

 

 

 

 

O Sindicato Rural de Alfredo Wagner – SC em cooperação com o  Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR realizou, durante a edição da Festa do Colono o SEMINÁRIO DE LÍDERES RURAIS
ALFREDO WAGNER – DEMORAS – SALÃO DO PARQUE MUNICIPAL DE EVENTOS. O evento aconteceu na comunidade de Demoras, quando os agricultores, agricultoras e seus familiares foram recebidos com entusiasmo e alegria por parte das lideranças da agricultura.

O início contou com a , apresentada pelo engenheiro agrônomo e palestrante Ainor Francisco Lotério, o qual tem larga experiência como extensionista rural, quando por mais de três décadas prestou assistência técnica e realizou trabalho educativos de extensão rural. A referida palestra foi organizada pelo Sindicato Rural de Alfredo Wagner, o qual representou a categoria no encontro, tendo a participação da gestão pública municipal e demais entidades representantes do setor. O Palestrante Ainor Lotério abordou o tema dentro do foco motivacional, do resgate dos valores familiares, da valorização dos sucessores e da busca constante de capacitação e conhecimento para atuar no campo. “Uma nova geração no campo só vai se estabelecer se investimos já em conhecimento adequado, pois as mudanças que o campo vem sofrendo ao longo requer muita atenção, caso contrário os jovens vão abandonar o campo”, concluiu. 

A sucessão, a gestão eficaz e a adoção de novas tecnologia, especialmente as digitais e disruptivas apontam um campo em transformação.