“O COOPERATIVISMO É UM MOVIMENTO ORGÂNICO QUE GERA VIDA FORTE OU INCITA UMA VIDA FORTALECIDA”, afirmou o prof. Ainor Lotério, entre tantos professores, pais, gestores públicos e colaboradores cooperativistas na abertura da palestra.
A PALESTRA, SOLICITADA PELA SICOOB CREDIARAUCARIA, VERSOU SOBRE COOPERATIVISMO NA ESCOLA NUCLEADA LAUDELINO BORGUEZAN, SANTO ANTÔNIO, URUBICI-SC. A participação da comunidade escolar foi efetiva, tendo a escola realizado excelente mobilização, uma vez que vem trabalhando a educação cooperativista em sala de aula. Foi um sucesso de público e participação, tanto de pessoas quanto das instituições. Toda a mobilização foi realizada pela Cooperativa de Crédito Sicoob Crediaraucaria, tendo o apoio forte da Secretaria Municipal da Educação e da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural-Epagri, que atua há décadas em Urubici.
O enfoque dado recaiu sobre a tríade “FAMÍLIA + ESCOLA + COOPERAÇÃO” — “FORTALECIMENTO DO DESENVOLVIMENTO HUMANO E VIDA ENRIQUECIDA”, destacando o “ESPLENDOR DA SOCIEDADE COOPERATIVA NA COMUNIDADE ESCOLAR”.
A Escola Nucleada Laudelino Borguezam (Urubici–SC) vem se notabilizado no quesito ensino de qualidade, chamando a atenção não apenas no âmbito municipal, mas estadual e nacional. Pais, professores, gestores e parceiros se envolvem com afinco, realmente transformando o ambiente escolar”, disse o palestrante da noite, Ainor Francisco Lotério, que também foi extensionista, professor e gestor público municipal.
Assunto que já vem agradando à comunidade escolar é a implantação da Cooperativa Mirim, conforme a legislação, tem uma finalidade educacional, visando desenvolver competências, hábitos e atitudes por meio de práticas pedagógicas que disseminam os princípios do cooperativismo e promovem responsabilidades sociais, morais e coletivas dentro e fora do ambiente escolar.
ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A NUCLEAÇÃO ESCOLAR: A organização do ensino no meio rural, por meio de escolas-núcleo, oferece vantagens significativas, incluindo melhorias no processo educativo, apoio e valorização dos alunos e seus familiares, fortalecimento do ensino-aprendizagem pela inteligência cooperativa, gestão participativa da escola, identificação de valores e necessidades próprios do campo, contribuição para a qualidade do ensino oferecido e dinamização do ambiente comunitário e familiar.
O CONTEÚDO E ESTRATÉGIA DE APRESENTAÇÃO E ENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE ESCOLAR E ENTIDADES PARCEIRAS COOPERATIVISTAS PASSOU PELOS SEGUINTES PONTOS:
A luminosidade de uma sociedade cooperativa no seio da comunidade escolar;
O Cooperativismo como que abrange as parcerias estabelecidas no ambiente escolar, com participação do serviço de extensão rural (Epagri) e a promoção da educação (Secretaria Municipal de Educação de Urubici) cooperativista empreendedora (Sicoob Crediaraucaria);
Visou reconhecer a importância da organização do ensino no meio rural, em escolas-núcleo, em oposição às escolas multisseriadas, fornecendo apoio técnico, educacional e financeiro, e fomentando a doutrina e educação cooperativista entre os alunos;
Abordou melhorias no processo educativo, o apoio e valorização dos alunos e seus familiares, o fortalecimento do ensino-aprendizagem pela inteligência cooperativa, a gestão participativa da escola, a identificação de valores e necessidades específicas do campo, a contribuição para a qualidade do ensino oferecido, e a dinamização do ambiente comunitário e familiar.
OUTRO PONTO FORTEMENTE DESENVOLVENDO FOI O QUE RELACIONOU O PROJETO AOS VALORES DE COOPERAÇÃO E PARTICIPAÇÃO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR.
Desse modo, demonstrou-se que “o Cooperativismo é um movimento global que visa estabelecer uma sociedade justa, livre e fraterna, por meio de empreendimentos que atendam às necessidades reais dos cooperados e remunerem adequadamente a cada um deles” (OCB).
A origem e essência do Cooperativismo remontam a uma comunidade remota da vida rural inglesa, os “rochadelianos”. Neste contexto, a escola se estende no universo comunitário e vice-versa, estabelecendo uma aliança para o desenvolvimento. A participação efetiva e prática, aliada à conscientização, é essencial para a vida plena, como exemplificado pelo processo de compostagem e produção de sabão caseiro a partir de recursos locais. Estas práticas não apenas resolvem problemas, como transformam resíduos em recursos úteis, elevando as consciências para a sustentabilidade.
Por meio do “Programa Aprender Valor” (Banco Central), que visa promover educação financeira em escolas públicas, os alunos podem adquirir insumos e aumentar a produção dos projetos desenvolvidos na escola, estendendo assim os benefícios para suas famílias e comunidade.