Ainor Loterio - Cursos, Palestras e Treinamentos

Curso e Palestra sobre OQS – ORGANIZAÇAO DO QUADRO SOCIAL DAS COOPERATIVAS.

Curso proferido para o Núcleo Feminino da Cooper Itaipú (Cooperativa Regional Agropecuária, com sede em Pinhalzinho-SC).

Meia centena de mulheres cooperativistas, participantes do Programa Mulheres Cooperativistas do Sistema Ocesc/Sescoop-SC, se fizeram presentes intensamente no curso (com duração de oito horas). O programa é desenvolvido pela Cooperativa em parceria com o Sistema OCESC/SESCOOP e se destina as cooperadas, esposas, filhas de cooperados e colaboradoras de cooperativas de qualquer ramo de atividade do cooperativismo do Estado de Santa Catarina.

As cooperativas têm uma difícil tarefa em meio a uma concorrência cada vez mais acirrada. De forma permanente, têm de convencer os seus cooperados, os quais são simultaneamente donos e fornecedores destes empreendimentos cooperativos, que participar ativamente dos negócios e das atividades da cooperativa é a melhor estratégia, a que lhe brindará maiores vantagens.

A gestão social é uma ferramenta essencial para promover a fidelização dos cooperados e o seu interesse em manter uma organização cada dia mais coesa e fiel as suas necessidades (dos cooperados), sendo também uma ferramenta para aproximar interesses e necessidades dos cooperados e suas cooperativas. Para tal, a cooperativa deve se utilizar cada vez mais da comunicação, uma estratégia crucial neste processo de equilibrar a gestão empresarial e social.

A Organização do Quadro Social (OQS) como estratégia e ferramenta para a gestão social e empresarial de uma cooperativa, é um processo sistemático de comunicação e integração que responde à necessidade da cooperativa de se comunicar com seus associados direta e eficientemente. Visa organizar o processo de educação e comunicação das estruturas de gestão e liderança das cooperativas com os associados, bem como o papel desta ferramenta estratégica (OQS) na interface da gestão empresarial com a gestão social.

Os objetivos são: conhecer e integrar a mulher cooperada, oferecer capacitação cooperativista buscando conscientizar, preparar e organizar as mulheres para atuarem de forma comprometida e participativa no quadro social das cooperativas.

No artigo “A COOPERATIVA TEM PRESENTE QUANDO INVESTE EM OQS” pode-se aprofundar essa noção,  bem como aprofundar as informações numa série de trabalhos desenvolvidos no tocante à organização para a governança das cooperativas.

Vemos e sentimos que o cooperativismo chama a atenção pela sua forma de gestão participativa, na qual as decisões são focadas no bem-estar comum. E isso só é possível com muita organização, planejamento e trabalho, razão que fez a Cooperativa Itaipu buscar essa formação para suas associadas, pois a participação das mulheres fortalece a cooperativa imediatamente a partir do lar.

O que é e para que serve a OQS numa Cooperativa? 

A OQS é a estrutura que possibilita a participação dos associados, dirigentes, lideranças, colaboradores e familiares na vida da cooperativa.

A evolução humana, econômica e social, por conseguintes, só acontece de forma segura quando a cooperativa prima por um processo contínuo e bem fundamentado de Organização do seu Quadro Social (OQS).

A OQS é a organização dos associados (mais que cooperados, cooperativistas) a fim de melhorar a representatividade destes perante a cooperativa, e o relacionamento desta para com eles. Pode-se dizer ainda que é um processo sistemático de comunicação e integração entre o Conselho de Administração e os Associados. Ela é fruto da interação humana transparente, organizada e bem comunicada em todas as instâncias, onde os canais de comunicação estão sempre abertos.   

A Organização do Quadro Social (OQS) como estratégia e ferramenta para a gestão social e empresarial de uma cooperativa, é um processo sistemático de comunicação e integração que responde à necessidade da cooperativa de se comunicar com seus associados direta e eficientemente. Visa organizar o processo de educação e comunicação das estruturas de gestão e liderança das cooperativas com os associados, bem como o papel desta ferramenta estratégica (OQS) na interface da gestão empresarial com a gestão social.

A OQS funciona, assim, como uma estratégia de governança bastante sólida para aumentar a participação e o controle democrático na cooperativa. Ganham todos e, ao tornar-se mais eficiente, a cooperativa também ganha musculatura nos mercados em que atua. 

A OQS é a própria cooperativa em si funcionando através de instâncias consultivas (não deliberativas) para a participação dos cooperados, para além dos fóruns tradicionais da entidade, quais sejam: assembleia geral; diretoria; conselhos de administração e fiscal; núcleos (feminino, de jovens etc.). E a partir das prioridades de cada cooperativa, criam-se instâncias consultivas que permitem aumentar a aproximação das pessoas e o engajamento dos associados e seus familiares, no desenvolvimento e na gestão cotidiana dessa entidade (uma sociedade de pessoas). 

O objetivo final da Organização do Quadro Social (OQS) é atuar em quatro grandes diretrizes: investimento nas competências, gestão estratégica, tecnologia e inovação, possibilitando o bom funcionamento da sociedade de pessoas e a implementação dos seus projetos e negócios junto à base associada e o mercado. 

 

Galeria de fotos do evento