Ainor Loterio - Cursos, Palestras e Treinamentos

Palestra no ACAMPAMENTO DE CASAIS: Conselhos, Dicas e Recomendações para Acampar Bem com Jesus – Pregação no MARÁ CAMP’S


Como promover atualmente a união e o fortalecimento dos relacionamentos de casais e famílias?

O Movimento Mará Camp’s — Acampamento de Casais (coordenado por Leni e Jorge)    desenvolve uma estratégia acolhedora em eventos, os quais já se estabeleceram como um santuário para o fortalecimento da vida dos casais que buscam revitalizar a comunhão conjugal no lar e renovar sua fé. É realizado no campo para dar uma ideia de prática de vida ligada à criação, uma vez que os cristãos são criacionistas. “Àquele que tiver fé como um grão de mostarda, a ele tudo será possível”(Lc 17.6), retrata bem esta associação de motivação humana, fé e natureza. Esta é talvez a mais notável parábola dita por Jesus Cristo, a mais de dois mil anos, para motivar pessoas que escutavam a sua “palestra” e acampavam com ele. Isso está bem retratado na a Agrosofia (https://ainor.com.br/agrosofia-um-novo-jeito-de-motivar-as-pessoas/), mística da vida com base nas forças agronaturais.

Foi nesse ambiente que a Coordenação do Movimento, como já fez outras vezes, convidou Ainor Lotério, que além de palestrante é diácono permanente da igreja católica veja a ordenação aqui: (https://ainor.com.br/amar-e-servir-permanente-a-deus-ainor-loterio-e-ordenado-diacono-pela-igreja-catolica-arquidiocese-de-florianopolis/), para levar ao grupo CONSELHOS, DICAS E RECOMENDAÇÕES PARA ACAMPAR BEM COM JESUS, conforme se seguem: 

Assim iniciou dizendo aos participantes, voluntários dos trabalhos de organização, que “em tempos de distanciamento social, acampar pode ser uma oportunidade incrível e desafiadora de aproveitar uma viagem como sendo o Caminho da Verdade e da Vida. Motivar os viajantes a conhecerem o destino de Jesus Cristo, o Salvador das almas, a aproveitarem ao máximo esse retiro.”

  1. Pesquise bem o seu destino: como estará o tempo, melhores lugares para camping, meio de transporte, as suas necessidades fisiológicas, etc., enfim, como está o trajeto/ (Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim. Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto. Jo 14, 6-7)
  2. Leve uma barraca adequada: a barraca é o que caracteriza o acampamento, sua montagem, uso e desmontagem (passagem do povo pelo deserto, durante 40 anos, depois da saída da escravidão no Egito (Ex 15,22—40,38).
  3. Leve lanternas: a barraca (normalmente, e nós também) não tem iluminação própria (A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho. Sl 119, 105)
  4. Tenha um bom equipamento (casa, saco de dormir, etc.) para dormir: E Jesus disse: “Vinde e vede”. Eles foram e viram onde Jesus estava morando; e ficaram com Ele aquele dia, sendo isso por volta da hora décima. (Jo 1,39). Sua barraca é sua casa!
  5. Planeje suas refeições com antecedência: a infraestrutura será mais simples do que a de uma cozinha doméstica… “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14, 16): o lema da Campanha da Fraternidade 2023. Leve alimentos essenciais durante os passeios.
  6. Leve mochila e roupas adequadas: vestir-se da forma mais adequada possível, calçados confortáveis, casaco impermeável ou uma capa de chuva, equipamentos, pois nunca se sabe quando pode chover. Porém, o Senhor nos orienta: “Não leveis sacolas de viagem, nem uma túnica a mais, segundo par de sandálias ou um cajado; pois digno é o trabalhador do seu sustento.” (Mt 10,10)
  7. Não esqueça itens importantes de cuidado diário: em tempos de doenças epidêmicas leve repelente, protetor solar, protetor labial, remédios, canivetes, garrafas d’água, toalhas, itens de higiene pessoal. “Amados, insisto em que, como estrangeiros e peregrinos no mundo, vocês se abstenham dos desejos carnais que guerreiam contra a alma. Vivam entre os pagãos de maneira exemplar para que, naquilo em que eles os acusam de praticarem o mal, observem as boas obras que vocês praticam e glorifiquem a Deus no dia da sua intervenção.” (1 Pe 2, 9-12)
  8. Respeitem a natureza!: casa comum, nossa responsabilidade (lixo, som, invasão de privacidade, bebida, orações, etc.). É importante que a experiência seja ótima para todos e que ninguém saia prejudicado! Ajam de acordo com o lema da CF2023: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5,24).

     

  9. Solidariedade e ajuda mútua e a amizade social: convivam de modo a despertar a consciência social dos fiéis e promover a transformação da sociedade a partir da vivência dos valores cristãos, pois “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mateus 23,8)/lema da CF2024.

A atmosfera do Mará é impregnada com uma aura de confidencialidade e confiança — “O que acontece no Mará fica no Mará” é mais do que um lema, é um compromisso mútuo de respeitar as experiências íntimas compartilhadas dentro do sagrado espaço familiar. É uma promessa de segurança emocional e espiritual para todos os participantes.

Ao se prepararem para essa jornada, os casais podem esperar imergir em uma experiência acolhedora e transformadora. Sob as estrelas e entre a natureza exuberante, eles são convidados a explorar os fundamentos da fé, da esperança e do amor com espiritualidade profunda. Por meio de atividades dinâmicas, sessões de aconselhamento, momentos de reflexão e oração, eles são guiados a descobrir e fortalecer os laços que os unem.

O amor que permeia o Mará é mais do que simplesmente romântico; é transcendental. É um amor que ultrapassa as barreiras da superficialidade e mergulha nas profundezas do coração, desafiando e transformando vidas. É um amor que reconhece a divindade dentro de cada parceiro, nutrindo não apenas o relacionamento entre eles, mas também sua conexão com o sagrado.

Cada casal que participa do Mará sai enriquecido com uma bagagem renovada de compreensão, perdão e comprometimento. Eles retornam ao mundo com uma nova perspectiva sobre seu relacionamento e uma renovada disposição para enfrentar os desafios juntos, apoiados pela presença do Divino Espírito Santo em suas vidas.

Assim, o Mará Camp’s — Acampamento de Casais — continua a ser um farol de esperança e renovação para aqueles que buscam fortalecer seus laços amorosos e espirituais. É um refúgio onde o amor verdadeiro é celebrado e cultivado, transformando não apenas os relacionamentos, mas também as próprias vidas dos participantes.

O Mará Camp’s — Acampamento de Casais pertence à Paróquia Divino Espírito Santo, de Camboriú, Estado de Santa Catarina.

GALERIA DE FOTOS DO EVENTO