Iniciando com uma recepção amorosa (Movimento de Irmãos da Igreja Católica) e calorosa na porta da Casa Obra Kolping, no centro da singela cidade de Mirim Doce-SC, casais pressentiram o que lhes esperava.
Após a acolhida todos foram motivados para acessarem a mesa com os alimentos, ao mesmo tempo em que assistiam a um vídeo com fotos e dizeres amorosos e espiritualizados sobre cada casal.
Na palestra intitulada “FAMÍLIA – UM PROJETO DE VIDA A DOIS” os casais foram conduzidos a uma reflexão sobre a construção do relacionamento, o caminho percorrido até aqui e o que podem fazer para melhorar cada vez mais a comunhão de vidas, indo para os benefícios do convívio no seio do lar e toda a família.
“Um projeto de vida é uma proposta concreta para alcançarmos um objetivo real. Nele, podemos ver mais claramente nossas metas, ou seja, aonde queremos chegar, o que desejamos conquistar. Além disso, ele nos possibilita visualizar quais passos e caminhos percorreremos para alcançar os nossos objetivos. Qual é a resposta que, hoje, o casal poderá dar diante das dificuldades que descobriram e identificaram no casamento?”
MAS O QUE É UMA FAMÍLIA E COMO A VIDA AS DOIS É O FUNDAMENTO INICIAL DE TUDO?
- O que é uma família hoje?
- O que cada um diz…
- Todos querem uma…
- Família é algo tão fundamental que até com problema vale a pena.
Inicia-se pela definição de família como um grupo de pessoas formadas por laços de sangue ou adoção, vivendo sob o mesmo teto ou não.
É ainda uma unidade social que enfrenta uma série de tarefas na criação dos filhos, convívio na comunidade e missão na sociedade, pois a palavra família vem de famulus, que quer dizer sofrimento, no entanto o que se deseja é alívio das dores durante o convívio a dois e no lar.
A família ampliada ou extensa, qual seja a extensão das relações entre pais e filhos para avós, pais e netos também está diferente nos dias atuais e não mais temos filhos em tão alto número.
No fundo, no fundo, mesmo considerando as diversas maneiras de se encarar e definir a família e seus formados, o que se sente mesmo é que família é composta por pai, a mãe e os filhos, papéis que podem ser desempenhados por qualquer pessoa que, independentemente da sua orientação, se disponha amorosa e espiritualmente em viver a família.
Família considerada na ótica do casamento nos leva a dizer que é mais que romance, pois quem se casa somente para viver um grande romance, para se divertirem tendo alguém ao
lado, para se livrarem da sensação da solidão e da rejeição, para fugirem de alguma situação da vida ou para serem amados como nunca foram, acabam por perceber que o 1. 2. 3.