logo ainor site

YouTube player

Palestra: importância e o papel do profissional de assistência técnica na gestão da propriedade rural.
2ª Convenção do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeg) do SENAR-AR/ES, em Aracruz-ES.
Título na postagem: Palestra: importância e o papel do profissional de assistência técnica na gestão da propriedade rural, na 2ª Convenção ATeG do SENAR-AR/ES, em Aracruz-ES
O novo modelo de assistência técnica e gestão da propriedade exige preparação de cada técnico, uma vez que a atuação na propriedade vai depender do conhecimento de cada um. Concomitantemente, toda a equipe também recebe treinamento em relações interpessoais, comunicação, metodologia e estratégia de ação junto aos agricultores e suas propriedades.
Investir em capacitação é fundamental para enfrentar o mercado que está cada vez mais exigente em conhecimento e garantir o desenvolvimento e o sucesso profissional. Portanto, se faz necessário estar em constante atualização visando a profissionalização (qualificação e requalificação, uma vez que a equipe de trabalho recebe novos membros e os atuais necessitam serem recicladas em seus conhecimentos).


Sucintamente, objetivo do treinamento, que está focado no desenvolvimento profissional e gerencial dos Prestadores de Serviço objetivou:
-Destacar a importância e o papel do profissional de assistência técnica na gestão da propriedade rural, auxiliando não só a área técnica de produção, mas, também, na área econômica, tecnológica e social.
-Entender o novo modelo de assistência técnica e gerencial e seus benefícios para produtores, cooperativas e setor agropecuário.
-Necessário se faz, em face das novas tecnologias e do ritmo forte das mudanças responder com dinamismo às três perguntas seguintes: Onde está agora? Onde quer chegar? Como chegará até lá?
Para evidenciar os Objetivos do Sistema FAES-Federação da Agricultura e Pecuária/SENAR-ES, a seguir destacamos dois deles: organizar, administrar e executar, no território do Estado do Espírito Santo, o ensino de Formação Profissional Rural e a Promoção Social dos exercentes da atividade rural e dos trabalhadores das agroindústrias e suas famílias que atuem exclusivamente na produção primária de origem animal e vegetal; com base nos princípios da livre iniciativa e da economia de mercado, estabelecer e difundir metodologias adequadas à Formação Profissional Rural e Promoção Social do exercente da atividade rural

Para melhorar a gestão da propriedade rural é necessário se fazer não apenas revisões periódicas nas máquinas agrícolas, mas na forma de tratar as pessoas, pois elas são a riqueza verdadeira do empreendimento agropecuário. No entanto, as máquinas são importantes para todo o trabalho na lavoura e é crucial que estejam em dia e prontas sempre. O que se quer dizer com isso é que pessoas, máquinas, capital e, especialmente, terra e os recursos naturais necessitam duma gestão qualificada.
Quem planeja não fique na mão quando mais precisar, uma vez que a gestão da propriedade rural é necessária para evitar desperdícios e aumentar a produtividade.
Assim como em qualquer negócio, o empreendedor rural deve almejar o crescimento sustentável do
seu negócio. Com a população crescendo e a procura por alimentos mais saudáveis
cada vez maior, o produtor rural vem ganhando cada vez mais notoriedade. Entretanto, para alcançar resultados positivos, é necessário pensar em estratégias que potencializam seus ganhos. E o sucesso da propriedade rural vai depender sempre de uma boa ATeG-Assistência Técnica e Gerencial.
Nesse mundo dinâmico e com mudanças frenéticas e nervosas do mercado, somadas ao comportamento diverso dos consumidores, administrar uma produção não é uma tarefa fácil, principalmente porque exige habilidade de gerenciamento não só do manejo das plantas, mas do negócio em si, através do relacionamento com as pessoas, a preservação e uso racional dos recursos naturais e a geração de renda e vida de qualidade.
E, para que se obtenha sucesso em todos os aspectos, o produtor rural precisa estar bem preparado, não apenas no domínio das técnicas de cultivo e criações, mas precisa saber gerenciar toda a propriedade, a safra e todos os recursos com inteligência, bom senso e criatividade.
É salutar e fundamentar ter uma equipe bem preparada e engajada no empreendimento. Essa foi a razão pela qual o SENAR-ES realizou a capacitação da Equipe técnica, a qual vai atuar em nível de propriedade rural, planejando e obtendo maior rendimento junto às famílias envolvidas.
“O conhecimento tornou-se a principal ferramenta para a obtenção de elevados níveis de produção e de produtividade na agricultura. Essa constatação reforça a importância da capacitação, qualificação e requalificação proporcionada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), bem com a importância da assistência técnica nas cooperativas, sindicatos e empresas do agronegócio que operam no sistema integrado de produção nas mais diversas áreas do agronegócio brasileiro”(…) e por outro lado “os agentes de formação profissional e de assistência técnica (e gerencial) precisam conhecer o perfil do empresário rural, seus valores e nível de produção, as formas de interação e abordagem, prezar pela qualidade da informação ao produtor e atendê-lo como um verdadeiro cliente.(Fonte: CNA-Confederação Nacional da Agricultura).

 
 

Galeria de vídeos do evento:

YouTube player

YouTube player

YouTube player

YouTube player

YouTube player

YouTube player

YouTube player

YouTube player

×