A referida palestra foi apresentada no encontro anual de formação e encerramento do ano, em Florianópolis. O Movimento de Irmão da Igreja Católica da Paróquia Divino Espírito Santo de Camboriú-SC, segue o exemplo do Movimento de Irmãos em nível nacional, que teve origem na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, em Curitiba, no início de 1970, quando o então Pároco Monsenhor Bernardo José Krasinski (de saudosa memória) idealizou um meio de formar, inicialmente em sua própria Paróquia, uma comunidade de irmãos entre os moradores daquela região, a qual se interessou pelos problemas comuns a todos, tentando encontrar uma forma de amenizá-los e, quem sabe, até resolvê-los..
Em Gl 6,7b-8 está escrito que “o que o homem tiver semeado, é isso que vai colher. Quem semeia na sua própria carne, da carne colherá corrupção. Quem semeia no espírito, do espírito colherá a vida eterna.” Com esse excerto bíblico queremos chamar a atenção para a semeadura da liderança cristã que deve ser realizada no terreno do espírito, sem interesses particulares, porém com a evolução de todos os liderados no caminho da verdade e da vida.
Apresentou o significado de “NO CAMINHO” e “A CAMINHO”:
a) NO CAMINHO: dentro ou no interior de, junto de, sobre, ao lado de, algo conhecido e definido, NA VIA CERTA.
b) A CAMINHO: -primeira letra do nosso alfabeto, primeiro passo, pessoa que está se deslocando, NUM PERCURSO PARA ALGUM LUGAR.
Observou o objetivo e o sentido do ato de liderar perguntando: vais liderar para quem?
1.Para “MIM” (interesses pessoais, profissionais etc.).
2.Para a “FAMÍLIA” (unidade, conquistas, desenvolvimento, etc.).
3.Para a “SOCIEDADE” (sócio/político, “forças vivas”, visão espacial etc.).
4.Para a “IGREJA” (minha, nossa, comunidade composta por cristãos, que forma um corpo social organizado, instituído por Jesus Cristo).
O certo é que “Jesus os chamou e disse: “Vocês sabem que os governantes das nações as dominam, e as pessoas importantes exercem poder sobre elas. Não será assim entre vocês. Ao contrário, quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo, e quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo; como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos” (Mt 20, 25-28).
Alertou também par ao fato de que “tão pouco vocês devem ser chamados ‘chefes’, porquanto vocês têm um só Chefe, o Cristo. O maior entre vocês deverá ser servo” (Mt 23, 10-11).
DOZE ATRIBUTOS APOSTÓLICOS PARA A LIDERANÇA CRISTÃ:
1.Iniciativa e criatividade …
2.Autoconfiança, determinação e fé …
3.Linguagem e comunicação (palavra e prática) …
4.Capacidade para o diálogo intergeracional …
5.Relacionamento interpessoal e com a equipe (grupo, movimento …)
6.Entusiasmo e disposição para servir …
7.Versatilidade e flexibilidade (empatia e ajustes ao outro) …
8.Escuta ativa, atenta e profunda …
9.Ousadia e coragem para assumir riscos …
10.Inteligência cooperativa e senso de sociedade …
11.Habilidade para resolver conflitos …
12.Ter como guias os dons do Espírito Santo!