Ainor Loterio - Cursos, Palestras e Treinamentos

PALESTRA MOTIVACIONAL “ALEGRIA DE VIVER E SABEDORIA DE ENVELHECER” sobre longevidade humana em comemoração aos 30 anos da Naviraíprev

YouTube player
“ALEGRIA DE VIVER E SABEDORIA DE ENVELHECER”, por ser ideal para pessoas idosas ou não, com dinâmica de exposição atraente, procurou demonstrar o que cada um deve e pode fazer para ter uma aposentadoria com renda e qualidade de vida. Afinal, “viver é preciso, envelhecer também é preciso e os mais velhos têm muito a ensinar.

Uma palestra especialmente preparada para promover a motivação e a sensibilização para a longevidade humana, tendo como pano de fundo a alegria de viver e a sabedoria de envelhece, pois, a velhice tem muito a nos ensinar.

O público foi composto de Servidores Municipais de Naviraí-MS, ligados ao NAVIRAIPREV-Previdência Social dos Servidores Públicos de Naviraí-MS

O protagonismo relacionado ao envelhecimento deve ser ativo no mundo atual, demonstrando e fazendo ver aos mais novos que envelhecer é uma dádiva bem acima dos sofrimentos e esquecimentos.

Trabalha-se as atitudes comportamentais positivas na terceira idade, bem como a longevidade e busca ativa da felicidade, entre outras falas e dinâmicas bem fortes e envolventes.

O conteúdo da palestra será estendido nos seguintes tópicos:

-O fenômeno da longevidade humana na sociedade contemporânea e “o que fazer com os anos a mais que ganhamos”;

-A papel da alegria na vida do ser humano especialmente na vida madura e seu efeito na longevidade, entendendo os malefícios que a ranzinzice pode provocar, enaltecendo os efeitos do trabalho, do amor e do bom humor;

-Motivando reflexivamente sobre as saídas físicas, culturais, educativas e inclusivas com vistas à longevidade humana com vida de qualidade;

-Conceito positivo e ativo de envelhecimento, orientado ao desenvolvimento (consciência coletiva para investir e valorizar);

-Valorização da jornada, homenagem pelo legado e motivação humana intrínseca e extrínseca: não se pode ser novo fisicamente o tempo todo, mas se pode estimular todas as gerações a bem viver sempre.

-Dinâmicas de interação, musicalização e resgate cultural das épocas vividas, dando cor aos nossos dias, às nossas atitudes e decisões, fazendo da amada velhice uma grandiosa obra viva de arte.

A LONGEVIDADE HUMANA É MESMO UM FENÔMENO QUE VEM IMPACTANDO VIDAS PESSOAIS, FAMILIARES E A SOCIEDADE. É esse fenômeno que provoca constantes eventos envolvendo a vontade de viver mais, não apenas pela contatação do aumento da média de vida da população brasileira, mas pela necessidade de nos prepararmos para saber o que fazer com os anos a mais que estamos tendo”, diz o

Chegar às idades mais avançadas é sinal de um caminho bem trilhado, quando o conhecimento se funde às experiências vivenciadas durante a jornada existencial. E se uma das únicas certezas que se têm é que só vive muito quem envelhece com saúde e bem, interessara-se pela terceira idade, idade feliz, longa vida, qualidade de vida no envelhecimento, enfim, longevidade humana é fundamental para felicidade da pessoa, evitando que a velhice (quando a pessoa pode apresentar vulnerabilidades físicas, sociais, psicológicas etc.) revele uma face cruel da vida (abandono, más condições de vida, tristeza, ranzinzice, preconceito etc.).

Num mundo de longevidade cada vez maior, onde os sistemas públicos de saúde e de previdência não suportam essa situação dentro de um padrão compatível com as necessidades e expectativas dos indivíduos, o planejamento da vida na terceira idade deve se tornar cada vez mais gênero de primeira necessidade.

Vejamos o que se está criando e aperfeiçoando, o Índice de Desenvolvimento Urbano para a Longevidade (IDL), resultado de estudo que revela as atuais condições e preparação dos municípios brasileiros para o envelhecimento de suas comunidades. A capacidade das cidades grandes, médias e pequenas de atender às necessidades básicas de vida, em especial dos adultos mais idosos começa então a ser notada doravante.

YouTube player
YouTube player