O treinamento, realizado na sede da Unimed Anápolis, levou aos participantes uma visão integradora do Sistema Cooperativista, tendo como base a cooperativa na qual trabalham.
Os colaboradores da Cooperativa Unimed Anápolis, que é do Ramo Saúde, receberam conteúdo apropriado e aprofundado sobre o modo de considerar as pessoas (os colaboradores principalmente) que fazem parte do grupo de trabalho como parceiros, e não como adversários. De igual forma procurou-se desenvolver a empatia, ou seja, colocar-se cooperativamente no lugar do outro, priorizando os interesses da cooperativa acima dos interesses pessoais.
O Sistema Cooperativista sempre nos coloca e dispõe no mesmo mundo, uma vez que nos liga por um contrato, valores e princípios, organização e objetivos comuns, tendo sempre em vista o interesse pela comunidade/sociedade.
O cooperativismo, como se sabe, é o único movimento socioeconômico do planeta que se desenvolve sob uma mesma orientação doutrinária, e assim é desde o seu surgimento na primeira metade do Século XIX (1844), em Rochdale, na Inglaterra.
Entender a dimensão e o funcionamento estratégico do cooperativismo no mundo, em cada América, País, Estado, Município e Comunidade foi o objetivo do “Treinamento: Sistema Cooperativismo”, realizado no auditório da Unimed Anápolis, com o apoio da OCB/GO, operacionalizado pelo SESCOOP-GO (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Goiás) . O SISTEMA OCB/GO acompanha de perto as cooperativas para lhes oferecer soluções e apoio especializado para a sustentabilidade do negócio.
DURANTE O TREINAMENTO ALGUMAS PERGUNTAS FORAM FEITAS E RESPONDIDAS DE MANEIRA MUITO PARTICIPATIVA:
O que é e quando existe Cooperação?
Cooperação é o ato ou efeito de cooperar. Todos juntos ajudando a realizar alguma coisa. Trabalhar juntos com paciência e afeição. Existe cooperação quando as pessoas trabalham para um objetivo comum. Requer que se reconheça o valor do papel de cada um e que se mantenha uma atitude positiva.
O que é uma cooperativa?
É uma organização empresarial de propriedade, operada por um grupo de indivíduos para seu benefício mútuo. É uma sociedade de pessoas, com forma e natureza jurídica próprias, de natureza civil, não sujeitas à falência, constituídas para prestar serviços aos associados, mas que deve pautar sua caminhada em valores e princípios cooperativistas.
Como uma cooperativa ganha dinheiro?
Ganhar dinheiro com o cooperado significa garantir bons preços na compra de insumos, bons preços na venda de mercadorias e processos eficientes, que reduzem custos e/ou agregam valor: o cooperado ganha e a cooperativa também. Produz resultado de eficiência operacional e estratégica e não lucro.
Qual é a função da cooperativa dentro do Sistema Cooperativista?
Defender os interesses de determinadas classes e suas atividades produtivas, promovendo, ao mesmo tempo, o desenvolvimento econômico e social (individual e coletivo), sempre de maneira sustentável e equilibrada.
Quem é o dono de uma cooperativa?
É uma propriedade coletiva, um patrimônio que pertence a uma sociedade e não a um único indivíduo. Dessa forma devemos concluir que a cooperativa é a junção da sociedade de pessoas com a empresa coletiva. E sendo assim, a cooperativa não tem sócios – são os sócios que têm a cooperativa.
Pontos principais e fortalecedores do Sistema Cooperativista:
- Sistema: ordem de uma série de coisas;
- Cooperativismo: colaboração e associação;
- Movimento: colocar em marcha, mover, fazer deslocar-se;
- Filosofia: amor à ciência do saber;
- Doutrina: valores e princípios que servem de base a um sistema;
- Organização: dispõe um sistema para atingir resultados;
- Sociedade: relacionamentos coletivos subordinados às mesmas normas;
- Pessoas: seres humanos, indivíduos notáveis, personagens;
- Ramos: divisões ou subdivisão do caule ou eixo central;
- Cooperativa: Sociedades regulada pela Lei 5.764/71 e legislação que vem surgindo.