Ainor Francisco Lotério
O palestrante da mente e do coração

Experiências de Ainor Lotério em Agricultura e Extensão Rural

Nascido em Santa Catarina, filho de agricultores familiares (pai Auri também fora comerciante e a mãe Erica, costureira). Desde o seio da sua grande família (quatro mulheres e sete homens), foi instruído em um lar simples e verdadeiro, com alto grau de envolvimento comunitário, espírito associativo e cooperativista, trabalhando sempre na roça no plantio e colheita de milho, feijão, fumo, batatinha, criação de gado e pequenos animais, enfim, todas as atividades que envolvem a agricultura familiar.

Ainda muito novo, aos doze anos, aprendeu a operar máquinas agrícolas, quando lavrou terras com tratores dos seus pais para inúmeros vizinhos.

Ainor começou sua vida como trabalhador rural, vindo em seguida a ser operador de máquinas Mas foi também nesse tempo, ainda menino, numa visita aos seus avós maternos que ganhou o gosto pela leitura, ao encontrar um livro na escada que dava para o sótão da casa dos seus avós. Sempre.

Formou-se técnico em agropecuária (aluno do internado do então Colégio Agrícola de Camboriú), extensionista rural (uma espécie de professor e comunicador de novas tecnologias e modos de trabalhar a terra e organizar as pessoas nas comunidades rurais, onde atuou com jovens rurais, através de clubes de trabalho 4-S: Saber, Servir, Sentir, Saúde, projetos de desenvolvimento local, etc.).

É formado em engenharia agronômica, pós-graduado em diversas áreas (metodologia do ensino superior, psicopedagogia, gerenciamento de marketing, comunicação e extensão rural), sendo mestrado em gestão de políticas públicas (com foco em instituições, cultura e sustentabilidade), conforme pode ser comprovado em seu currículo ou você pode estar assistindo o vídeo institucional abaixo.

img127 - Cópia (2)
Com a esposa Ana Maria, no batizado do Filho Ainor Manoel, ao lado dos padrinhos (Pais/Avós: Auri Fábio Lotério e Erica Laurentino Lotério).

Foi radialista e apresentador de programas de televisão regionais voltados à motivação humana, educação ambiental, agricultura familiar e agronegócio.  

Extensionista rural há mais de 34 anos, desde a ex-ACARESC-Associação de Crédito e Assistência Técnica do Estado de Santa Catarina, mais tarde da EMATER-SC-Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de SC. Num momento seguinte, com a fusão, passou a ser agente de desenvolvimento da EPAGRI-Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de SC. onde foi Diretor Estadual de Recursos Humanos, Marketing e Comunicação e Coordenador do Programa de Juventude.

Como Prefeito Municipal de Camboriú, deu total apoio aos agricultores com projetos especiais de criações e lavoura, controle do borrachudo (simulídeos), desenvolvimento sustentável e geração de renda.

 Até hoje mantém ligações com a pesquisa agropecuária e extensão rural, conforme pode ser visto nessas imagens “Ainor Lotério + Epagri”.

Seguindo sua ligação com a agricultura, foi gestor estadual do PRÓ-JOVEM-Programa de Motivação da Juventude para a Qualidade Essencial na Agricultura e na Pesca, conforme pode ser constatado nessas imagens “Ainor + Juventude“.

Sempre desenvolveu palestras, cursos e treinamentos para agricultores, mulheres e jovens rurais, em escolas, cooperativas e corporações, conforme pode ser constatado nesses links:
PALESTRAS MOTIVACIONAIS PARA AGRICULTORES
PALESTRAS PARA MULHERES – MOTIVAÇÃO E EMPODERAMENTO
PALESTRAS PARA JUVENTUDE

Da mesma forma, mais imagens e vídeos sobre sua relação com o meio rural e a agricultura, demonstrando que sua vida pessoal, familiar e profissional sempre teve ligações com a terra, conforme o que se segue:
-Imagens de “Ainor + Agricultura
-Algumas palestras postadas sobre agricultura
-Vídeos de “Ainor + Agricultura

Seus trabalhos sempre foram junto às famílias rurais, envolvendo públicos de todas as idades. Isso está refletido nos temas diferentes e diferenciados, públicos diversos, AGROSOFISTA (utiliza vegetais e recursos naturais para aprofundar e tornar mais agradáveis seus temas), ciclomotivação (uso de bicicleta para palestrar), espiritualizado (amor e fé), experiente profissional (basta ver sua formação, áreas e funções que desempenhou). Percorrendo esse site e as postagens diversas tudo o que aqui se diz é comprovado pala maneira autêntica com tudo é postado.

Voltar