SEMINÁRIO MUNICIPAL DE AGRICULTURA, promovido pela Secretaria Municipal de Agricultura/Prefeitura Municipal e EPAGRI-Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina, tendo com parceireos as Cooperativas do Ramo Crédito, CRESOL e SICOOB, foi um notável Encontro de Agricultores Familiares em comimoração ao seu dia, em Mirim Doce-SC.
Um evento recheado de gente que produz, que apóia e vive em suas propriedades, fortalecidas em seus lares.
O objetivo foi da palestra “AGRICULTOR, UM SER AGRO, UM VIVER FAMILIAR” foi levar os presentes a perceber a agricultura como negócio e filosofia de vida, gerando renda, vida de qualidade e sucessão familiar. Os novos tempos requerem conhecimento e novo ânimo, pois o agro tem se tornado cada vez mais necessário e agradável à sociedade, porém a atenção das políticas públicas deve focar pais e filhos, enfim, as famílias.
O QUE É SER AGRO? Vai além, muito ALÉM DOS ALIMENTOS! É SER HUMANO! .É SER FAMÍLIA!
Tem gente no Agro agindo equivocadamente? Sim, tem, mas não invalida a força geral e benfazeza da agricultura em todas as suas dimensões, da penquena à grande propriedade, desde que esteja cumprindu sua função social (produzindo alimentos, conservando e preservando os recuros naturais, enfim, ajudando o Brasil a ser mais justo e com pão sobre a mesa de todos).
O QUE É SER DO AGRO? É conhecer e valorizar o SER DO AGRO! É ser FAMILIAR: suor, mãos e inteligência em ação! É se dedicar à produção, distribuição e consumo, enfim, estar na cadeia ou estrutura produtiva da agricultura (que se estende do campo à cidade). Enfim, é ser sem fronteira!